ALTERNATIVA

Dinheiro devolvido à PMU para Saúde ainda não começou a ser usado

Lídia Prata
Publicado em 13/02/2020 às 07:36Atualizado em 18/12/2022 às 04:12
Compartilhar

Devagar, devagarinho...

Duodécimo devolvido em dezembro pela Câmara para custeio de mutirões na área da saúde até hoje não começou a ser usado. Secretaria de Saúde alega que havia muitas fichas de pacientes paradas e precisa de tempo para avaliá-las. Em seguida vai priorizar os casos mais urgentes, assim como o tempo de espera pelo exame e idade do paciente. Ou seja, os pacientes podem se preparar para continuar na fila, esperando...

Negociação em andamento

Segundo Luís Gustavo Rímoli, diretor de regulação de Uberaba, a Secretaria de Saúde iniciou as tratativas com os hospitais da Criança, de Clínicas, Beneficência Portuguesa, Mário Palmério e Regional para saber onde serão realizados os mutirões. A previsão é iniciar os mutirões em março ou abril, se tudo correr bem. Mas não há garantia alguma de data.

Por etapa

Bem que a Saúde poderia começar a liberar os exames à medida em que as fichas fossem avaliadas, desburocratizando esse processo, até porque esse acerto da devolução do duodécimo foi feito em novembro entre o presidente da Câmara, Ismar Marão, e o secretário Iraci Neto. Desde aquela época a Secretaria de Saúde já poderia estar fazendo esse diagnóstico. Por que esperar avaliar todos esses milhares de fichas paradas para dar início aos exames? Só vai atrasando mais e mais o processo. Por que não fazer esses mutirões por etapas, liberando os pacientes por grupos, de modo a agilizar o atendimento? Vale destacar que os mutirões vão abranger exames de colonoscopia, ultrassom e endoscopia, além de cirurgias de catarata e consultas.

De mentirinha

Em entrevista à Rádio JM nessa quarta-feira, a secretária municipal de Educação afirmou que o transporte escolar na zona rural está praticamente normal. No entanto, contou que desde segunda-feira tem padecido com fake news. São mulheres que se dizem “mães de alunos” da rede municipal, postando reclamações e denúncias contra o transporte escolar, mas, quando a secretaria vai checar as denúncias, constata que a tal denunciante não é mãe de aluno coisa alguma.

Deu BO 

Secretária Silvana Elias também foi orientada a registrar ocorrência policial das ameaças que recebeu nos últimos dias. Muitas dessas ameaças foram feitas por WhatsApp, onde constaram número de telefone e até foto dos autores das ameaças. “Batom na cueca.”

De olho

Presidente do Conselho Comunitário da Capelinha do Barreiro, o servidor público municipal Luís Carlos dos Santos acompanha de perto a situação do transporte escolar rural, que apresentou problemas no primeiro dia de aulas, as quais inclusive tiveram que ser suspensas pelo município. Ele diz esperar uma solução rápida para o caso, sem maiores prejuízos aos alunos, lembrando que está acompanhando o processo desde a licitação.

Assédio político

Por falar em Luís Carlos, que também é presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba, ele tem sido muito assediado por partidos políticos, que querem vê-lo testar seu nome nas urnas em 2020. Por ora, o sindicalista despista sobre uma eventual candidatura à Câmara de Vereadores.

Fake news

Baixo nível da campanha eleitoral este ano pode tirar bons nomes da disputa em Uberaba. O atual vice-prefeito, por exemplo, está reticente em relação a uma eventual candidatura a vereador pelo PTB. Ripposati é um dos que defendem política com seriedade e campanha com propostas para serem discutidas com a comunidade. Consequentemente, abomina fake news.

Ninho vazio

Senador Antonio Anastasia é mais um a esvaziar o ninho tucano em Uberaba. Trocou o PSDB pelo PSD, partido comandado em Uberaba por Marcos Montes, seu amigo e ex-companheiro de chapa nas eleições majoritárias estaduais de 2018.

Mais perda

Não será surpresa se o PSDB de Uberaba vier a perder outro filiado histórico. Aecista de primeira hora, o médico e ex-vereador Heleno de Souza Araújo está seriamente propenso a deixar o partido. É mais um desgostoso e decepcionado com Aécio Neves.

Na ponta

Deputado federal Franco Cartafina tomou posse nessa quarta-feira como 3º vice-presidente da Comissão Especial que vai analisar o Projeto de Lei Complementar nº 146, de 2019. Esse PL dispõe sobre o marco legal das startups no Brasil. A comissão terá como objetivo principal estabelecer medidas para estimular a criação de pequenas empresas focadas no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores.

Que peleja

Diretor do Foro Trabalhista em Uberaba, o juiz federal do trabalho Alexandre Chibante Martins já perdeu as contas do total de solicitações feitas à Prefeitura para podar árvore em frente do prédio do Fórum do Trabalho, nas proximidades do estádio Uberabão. Os galhos estão encostando na fiação elétrica, mas nem esse fato tem sido suficiente para agilizar a poda da árvore.

É grave

Essa questão da poda das árvores é um problema em Uberaba. Moradores da praça Cinira Bracarense também esperam há um tempão pela poda de árvores no local. Como a praça é escura, o local tem abrigado desocupados principalmente à noite, colocando em risco a segurança do local.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por