ALTERNATIVA

Anúncio do prontuário eletrônico merece mais aplausos que os shows

Lídia Prata
Publicado em 25/01/2020 às 07:35Atualizado em 18/12/2022 às 03:48
Compartilhar

Em grande estilo

Comemoração dos 200 anos de Uberaba com Chitãozinho&Xororó, Leonardo e Jota Quest: só show de primeira, à altura do que a cidade merece. Melhor ainda se a Prefeitura não tiver de desembolsar os cachês desses artistas de primeira linha. Aliás, a intenção é mesmo esta: conseguir patrocínios para os eventos do bicentenário, evitando sangrar os cofres públicos. Desse jeito vai dar para encarar, sem remorso, uma festa de arromba. No mínimo esses shows do dia 1º de março vão compensar o tal Tchakabum e Jorge Aragão no carnaval. Esses dois foram de lascar...

Cereja do bolo

Ainda que os shows tenham sido os anúncios de maior repercussão no evento promovido ontem na PMU, a “cereja do bolo” foi seguramente a consolidação do prontuário eletrônico. Há anos se fala na unificação das informações dos usuários do sistema de saúde pública em Uberaba, mas somente agora o programa ficou pronto para funcionar na rede. Essa, sim, é uma conquista que merece aplauso, sobretudo pela economia de tempo, de dinheiro, de exames, de consultas que o prontuário vai proporcionar ao município.

Aprovado com louvor

O programa do prontuário eletrônico foi desenvolvido pela Codiub, ou seja, tudo “made in Uberaba”. Esse programa já estava funcionando na rede de saúde desde agosto do ano passado, mas em fase de testes. Os ajustes foram feitos e agora está apto a operar efetivamente. Com o prontuário eletrônico, vai acabar aquela história de um mesmo paciente consultar com dois ou mais especialistas para resolver um mesmo problema, assim como vai ter fim aquela montanha de exames que os médicos pedem por não saber quais foram os que o paciente fez antes. O prontuário de cada paciente estará disponível na rede e acessível na tela do computador para ser consultado e, assim, agilizar os atendimentos e maximizar os resultados para o paciente.

Vitrine do ano - No programa de ações do governo Paulo Piau para celebrar os 200 anos de Uberaba, a saúde foi a grande vedete. Além do prontuário eletrônico, foram anunciadas reformas e ampliações de postinhos, construção de outras UBS, Centro de Diabetes e Hipertensão, cartão saúde etc. As apostas políticas de Piau para seu último ano de mandato estão cada vez mais claras.

Pra depois – Muita gente estranhou a ausência de citação ou de confirmação de datas para implantação efetiva do programa Cidade Vigiada, durante o evento dessa sexta-feira na PMU. Falou-se muito em shows e nas novidades da saúde, mas a área de segurança passou um tanto despercebida...

Hora de renovação

Nova diretoria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba toma posse na segunda-feira, liderada pelo empresário Anderson Cadima. Solenidade está marcada para as 20h, na sede da entidade, com promessa de pronunciamentos rápidos e objetivos. Cadima terá pela frente o desafio de dar continuidade à excelente gestão de José Peixoto, que está deixando a presidência da Aciu sob aplausos, sobretudo pelas medidas corajosas e acertadas por ele tomadas para sanear as finanças da entidade. Terno e gravata segunda-feira para prestigiar o evento da maior entidade representativa dos setores da indústria, comércio e serviços de Uberaba.

Lagoa central

Com as fortes chuvas dos últimos dias, voltou a se formar uma lagoa na confluência das avenidas Leopoldino de Oliveira e Santos Dumont. Preocupante.

Até isso?

A falta de cidadania do uberabense chega a assustar. Um vaso sanitário quebrado foi “despejado” em plena avenida Orlando Rodrigues da Cunha. Francamente! Se não bastassem os sofás e televisores quebrados, agora até louça sanitária?

Portas fechadas

Se depender do empresário J.Jr., que comanda o PTB e outros partidos políticos em Uberaba, o vereador Thiago Mariscal estará em dificuldades nas eleições deste ano. Adversário do governo Paulo Piau, o vereador não vai conseguir se lançar candidato a prefeito pelo Avante, de seu amigo Janones. Ao que tudo indica, só restará a ele filiar-se ao PRB de Anderson Adauto, buscando a reeleição. A conferir.

Como pode?

Acredite, se quiser: tem morador do conjunto Girassóis que espera, até hoje, a ligação da energia elétrica pela Cemig. Os moradores receberam as chaves da casa própria antes do Natal, com a promessa de ligação imediata da luz, mas continuam esperando. Que judiação!

Vai demorar

Por falar em demora, o projeto de mobilidade urbana que a UFTM está desenvolvendo para Uberaba ainda não foi entregue à Prefeitura, embora o prazo para tal já tenha se esgotado. Ainda que seja entregue até o aniversário de Uberaba, não haverá tempo hábil para sua implementação antes do término do mandato do prefeito Paulo Piau.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por