JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 20 de setembro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Lídia Prata ALTERNATIVA 24/01/2020


Continua depois da publicidade


Iraci Neto adverte que situação é preocupante

Foto/Reprodução

Ismar Marão, presidente da Câmara, recebeu em seu gabinete os futuros comandantes da Aciu, Anderson Cadima, e da Girolando, Odilon Rezende Barbosa Filho. A ambos prometeu prestigiar as respectivas solenidades de posse

Pura ilusão Poucos representantes da comunidade participaram na tarde passada da reunião convocada pela Secretaria de Saúde para tratar das estratégias de combate à dengue em Uberaba. Uma pena. Mau tempo pode ter contribuído para a baixa frequência, mas certamente as pessoas não estão dando a devida importância ao fato. “Os uberabenses têm a falsa sensação de segurança” – avaliou o secretário Iraci Neto, advertindo, porém, que a situação é verdadeiramente preocupante. Lembrou que em janeiro do ano passado havia 4,3% dos imóveis infestados pelo mosquito da dengue e, agora, um ano depois, esse índice saltou para 8,9%. Ou seja, praticamente nove em cada 100 imóveis têm foco do mosquito. Bastaria esse dado do LIRAa para deixar qualquer um de cabelo em pé. Mas não é o que se está vendo em Uberaba. Jogo duro Se nos anos anteriores a Prefeitura lançou mutirões contra a dengue, assim como campanhas nas escolas e outras tantas ações, em 2020 a história será diferente. Prefeito Paulo Piau promete endurecer o jogo contra quem não fizer direitinho o dever de casa, e vai intensificar a fiscalização dos imóveis. Aqueles onde houver sujeira e foco do mosquito poderão ser multados. Imóveis fechados ou que o proprietário não permita a entrada dos agentes de endemias poderão ser denunciados ao Ministério Público, com possibilidade de entrada forçada. Particularmente, acho difícil imaginar que o município tome as medidas mais drásticas, sobretudo considerando que este é um ano eleitoral. Mas que seriam oportunas, seriam. Não é possível a quantidade de lixo que as pessoas mantêm em casa ou descartam em áreas públicas. Só mesmo com multas pesadas e ações mais duras para dar um basta nesses absurdos! Que sujeira!!! De dezembro de 2019 até anteontem, as equipes da Secretaria de Saúde recolheram 19 toneladas de lixo dentro de residências em 10 bairros da cidade. Isso mesmo. Dentro das casas das pessoas. Tudo isso sem contar o lixo eletrônico e os entulhos recolhidos nas áreas públicas pelas equipes de Serviços Urbanos. É sujeira que não acaba mais. Vale destacar que 90% dos focos de Aedes estão dentro das casas das pessoas, segundo números apresentados pela Secretaria de Saúde. Ê... ê... ê... fumacê Já somam três pedidos ao Estado para liberação de motofog para Uberaba, sem resposta. No ano passado, o fumacê percorreu 106 bairros da cidade, entre fevereiro e maio. Depois disso, sumiu!




Continua depois da publicidade

É sério? – Na reunião dessa quinta-feira na PMU para tratar das ações de enfrentamento à dengue, o prefeito Paulo Piau lembrou que todo cidadão pode dar voz de prisão a outro flagrado cometendo crime ou praticando alguma irregularidade. Na prática, essa previsão legal chega a representar um perigo para quem se aventura a dar voz de prisão a outro. Pode até tomar um tiro na testa, dependendo da reação do cidadão. Prática totalmente desaconselhável. Água quente na fervura Radialista Tony Carlos anunciou oficialmente sua disposição de disputar a Prefeitura de Uberaba pelo MDB, nessa quinta-feira. Foi o suficiente para provocar o maior rebuliço no seu partido. À tarde, o vereador Rubério Santos também declarou sua intenção de disputar com Tony Carlos a indicação do partido à sucessão majoritária. “Meu nome está à disposição” – disse o vereador, que é o líder do prefeito na Câmara.

MDB em chamas Nos bastidores ainda se comentou na tarde passada que o secretário de Governo, Luiz Humberto Dutra, também estaria articulando para submeter seu nome ao crivo do MDB, apresentando-se como alternativa à sucessão do prefeito Paulo Piau. Por fora estaria trabalhando sua candidatura a prefeita a secretária de Educação, Silvana Elias, cujo filho (Fabiano) é o presidente do diretório do MDB em Uberaba. Bom será se todos eles não estiverem, de fato, tentando se cacifar para a vaga de vice...

Na mira Deputado estadual Heli Andrade, o Grilo, conversou demoradamente com a ex-delegada da Receita Federal Marcia Moreno, nessa quinta-feira. Marcia foi uma das principais lideranças do movimento que defendeu em Uberaba o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Heli saiu do encontro bastante animado com a possibilidade de tê-la no processo eleitoral deste ano. Rasteira Vereador Thiago Mariscal terá de procurar outro partido se de fato quiser disputar a Prefeitura de Uberaba. O Avante, pelo qual ele declarou em outubro passado essa possibilidade, foi parar nas mãos do corretor de imóveis Leandro Souza, que é pré-candidatíssimo a prefeito e certamente não vai abrir mão de ser cabeça de chapa para apoiar Mariscal. Quando muito ele poderá integrar a chapa de vereadores pelo Avante, partido que tem no deputado federal André Janones seu principal expoente na região.

Reforço necessário Porta-Voz de hoje deve trazer a nomeação de 71 novos guardas municipais. Segundo o secretário de Administração, Rodrigo Vieira, a previsão é que eles entrem em serviço no mais tardar no dia 10 de fevereiro, praticamente dobrando o efetivo da Guarda Municipal, que hoje conta com 80 membros.  

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.
DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia