ALTERNATIVA

Campanha eleitoral para prefeito já está a pleno vapor

Lídia Prata
Publicado em 16/01/2020 às 07:41Atualizado em 18/12/2022 às 03:33
Compartilhar

Bye bye, Makro

O Makro fechou definitivamente suas portas em Uberaba. E o fez em surdina, sem nenhum comunicado ou aviso prévio. Quem passa por lá pode constatar os portões trancados com cadeados. Mas não foi só o Makro de Uberaba que fechou as portas. Além do atacado que mantinha aqui, o Makro também encerrou suas atividades em Uberlândia e Belo Horizonte, as últimas lojas que a rede atacadista holandesa ainda mantinha em Minas Gerais.

 

Modelo desgastado

Em janeiro do ano passado, o Makro já havia fechado outras seis unidades  no país, duas das quais em Minas Gerais, sendo uma em Contagem, outra em Juiz de Fora. Desde então sobraram apenas 3 lojas no Estado, uma delas em Uberaba. Mas o modelo de negócio do Makro há muito tempo já se mostrava ultrapassado. A começar pela exigência de pagamentos feitos exclusivamente com cartão próprio da rede atacadista. No início, só vendia grandes volumes, obrigando os clientes a formarem grupos familiares ou de amigos para fazer compras lá por um preço que nem era assim tão mais barato. Mesmo ajustando o modelo de negócio ao da concorrência, o Makro não conseguiu competir em pé de igualdade sequer com as redes atacadistas mineiras. Acabou sucumbindo.

 

Que crise?

O Makro veio para o Brasil em 1972 e chegou a ter quase uma centena de lojas pelo país. Em 2017, liderou o ranking das 30 maiores redes de distribuição, registrando faturamento de R$7,075 bilhões. Outras redes mineiras apareceram nessa lista das grandes, dentre as quais o Grupo Martins (atacadista com sede em Uberlândia) e o Bahamas. E, por incrível que pareça, enquanto o Makro encolheu nos dois anos seguintes, seus concorrentes expandiram sua atuação em Minas, abrindo uma loja atrás da outra. Portanto, não foi a falada “crise” que arrastou o Makro para o encerramento de suas atividades. Isso está claro.  

 

Perigo! – Pelas redes sociais, a campanha eleitoral para prefeito já está a pleno vapor. Já andam fazendo até enquetes pelo WhatsApp e Facebook, com fotos dos prováveis candidatos a prefeito, acompanhadas de pedido para o cidadão escolher apenas um e “votar” uma vez só, sem recorrer a fakes ou funcionários.

 

Quem é quem? – Numa dessas enquetes são apresentados os nomes de Dê Só Faróis, Marcos Jammal, Lerin, Heli Grilo, Elisa Araújo, Luiz Neto e Thiago Mariscal. “Vamos tentar fazer uma enquete verdadeira, limpa e sem manipulação?” – propõe o organizador da enquete.

 

Olha o estado da calçada da rua Padre Zeferino, entre Fidélis Reis e João Pinheir passeio estreito, postes no meio do caminho, fios enrolados e outros soltos balançando com o vento... Socorro!

Caso de polícia

Fios amarrados, parcialmente soltos, colocam em risco pedestres que transitam pela rua Padre Zeferino, no trecho entre a avenida Fidélis Reis e a rua João Pinheiro. Chama a atenção, também, a calçada estreita, totalmente fora do padrão, que ainda tem o agravante de postes no meio do caminho. E o Poder Público não toma (ou não pode tomar?) atitude alguma para resolver esse problema. Fico imaginando como é que os portadores de deficiência visual ou física conseguem (será que conseguem?) andar naquela calçada...

 

Alô, Vigilância!

A propósito, aquele trecho da rua Padre Zeferino tem trazido dor de cabeça à vizinhança. As reclamações são constantes contra a proliferação de insetos em imóveis fechados e sem manutenção. Não raro é possível ver escorpião “passeando” na calçada em plena luz do dia.

 

Seleção

Daniel Angotti comemora o comunicado de que seu nome foi selecionado para o Módulo Avançado do RenovaBR Cidades: Legislativo. Essa é considerada a maior escola de formação política do país, que selecionou os melhores alunos (entre 31 mil no ano passado e 1.400 aprovados no final de 2019) para a segunda fase do programa, que vai acontecer em fevereiro, em São Paulo. Daniel é o único representante de Uberaba nesse Módulo.

 

Mau uso

Lixeirinhas instaladas na avenida Leopoldino de Oliveira estão servindo para escorar cavaletes de propaganda de empresas da região. Verdadeiro absurdo, que desafia providências por parte da fiscalização de Posturas. Aliás, já faz tempo que se observam abusos na colocação indevida de placas, cartazes e outros meios de propaganda em espaços públicos, especialmente nas ilhas das avenidas. Não pode...

 Vai e vem

Por decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, a implantação do juiz de garantias foi adiada por seis meses. Essa medida está prevista na lei anticrime sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, que deve entrar em vigor em 23 de janeiro em todo o País. A figura do juiz de garantias divide opiniões dos juristas desde que o tema começou a ser discutido e piorou depois da aprovação. Em muitas comarcas pequenas do interior do país, será impossível sua implantação, porque há apenas um juiz em atividade. Ganhando mais seis meses para entrar em vigor, o Judiciário poderá tentar encontrar uma forma de viabilizar essa novidade.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por