ALTERNATIVA

Estado deve mais de R$21 milhões da Saúde para Uberaba

Lídia Prata
Publicado em 15/01/2020 às 07:38Atualizado em 18/12/2022 às 03:30
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Prestes a se tornar papai, o deputado federal Franco Cartafina postou foto e declaração de amor à mulher, Maísa, nas suas redes sociais

Onde está o dinheiro?

Dos R$3,9 bilhões devidos pelo Governo Zema aos municípios por não ter repassado os recursos do fundo estadual de saúde no ano passado, Uberaba é credora de nada menos do que R$21 milhões e 204 mil. Isso mesmo. Só em 2019, o governo mineiro deixou de repassar quase R$3 milhões do Prourge, que é o programa de apoio e fortalecimento à rede de urgência e emergência. Esse montante é mais do que o dobro dos recursos retidos pelo governo Pimentel em 2018, quando deixou de repassar R$1,380 milhão a Uberaba. E não foi só iss para as UPAs o governo de Minas ficou devendo R$1,955 milhão no ano passado, o mesmo valor devido por Pimentel em 2018. A conta só vai crescendo...

E o Hospital Regional?

Para o Hospital Regional, os repasses devidos pelo governo Zema totalizaram mais de R$9 milhões em 2019, pouco menos do que Pimentel deixou de pagar, que foram R$12 milhões. No total, o Estado já deve mais de R$21 milhões ao Município, a título de custeio do Hospital Regional. O governo mineiro prometeu resolver essa pendência agora, no começo de 2020, mas por enquanto está “na muda”.

Muito dinheiro perdido

Ou quase perdido... Para se ter uma ideia, só em programas de saúde voltados para a atenção primária o governo de Minas deixou de repassar mais de R$1 milhão a Uberaba no ano passado. Não foi diferente com os recursos que deveriam ter sido destinados aos programas de vigilância em saúde. Neste caso, o governo do Estado deixou de repassar quase meio milhão de reais em 2019, contra R$394 mil retidos indevidamente pelo governo Pimentel. E por aí vai. É uma lista enorme de programas na área da saúde que o Estado deveria ter feito o repasse de recursos a Uberaba e não o fez.

Dois pesos – Como entender que a Cervejaria Backer esteja de portas abertas até agora, apesar da morte de consumidores e internação em hospital de outros tantos, enquanto a nossa Copervale, por muito menos, foi fechada e teve diretores algemados e presos, no passado? Quanto mais o tempo passa e fatos novos vêm à tona, mais evidente ficam os excessos cometidos contra a Copervale.

Duas medidas – A propósito, quem passa pelas imediações da antiga sede da Copervale não deixa de se comover com o lastimável estado em que o prédio se encontra. Totalmente depredado, saqueado, abandonado e exposto a toda espécie de vandalismo. E pensar que a Copervale já foi um ícone do parque industrial de Uberaba e hoje está naquela situação terrível...

Varre-varre vassourinha

Uma enxurrada de reclamações de leitores surgiu depois da bronca desta coluna à sujeira que emergiu dos bueiros e desceu dos bairros trazida pela enxurrada de segunda-feira. Morador do centro reclama, por exemplo, que já se cansou de reclamar do entulho na esquina das ruas Floriano Peixoto e do Carmo, mas há quase um ano que nem o proprietário do imóvel nem a Prefeitura tomaram a iniciativa de retirá-lo. Na rua Padre Jerônimo, próximo ao Mercado Municipal, a queixa refere-se a um aparelho de TV abandonado há mais de ano, desafiando a coleta do Cata Treco.

Costas quentes???

Vizinhos de igreja evangélica frequentada pelo vereador Samuel Pereira denunciam o abuso ocorrido sempre que tem culto lá. “Imediatamente após, eles colocam o lixo na calçada, seja no sábado, domingo, feriados, etc. Não respeitam os dias e horários do serviço de coleta de lixo. Péssimo exemplo”. Pois é.

Que sujeira!

A propósito da coleta de lixo em Uberaba, balanço divulgado nessa terça-feira pelo presidente da Codau mostra que no primeiro ano em que o serviço estava sob sua responsabilidade foram recolhidas quase 88 mil toneladas de resíduos sólidos domésticos. Em média, são cerca de 7 mil toneladas por mês. Socorro!

Alô, alô

Presidente da Codau divulgou também o levantamento dos atendimentos ao público no ano passado. Segundo Luiz Guaritá Neto, foram 138 mil ligações recebidas, uma média de 500 ao dia. Essas reclamações geraram 128.990 ordens de serviço emitidas, entre solicitações de vistorias, recomposições de vias e passeios, manutenções de água e esgoto, dentre outros.

Aprovado!

A equipe do Fale 115 da Codau, que realiza pesquisa de satisfação dos consumidores em relação aos serviços prestados, apurou um índice de 92,2% de aprovação.

Posse

Posse da nova diretoria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços será no seu próprio auditório, às 20h do dia 27, última segunda-feira do mês.

Xô queixume!

Àqueles que não se cansam de reclamar de crise e que os clientes sumiram, só especulam e nada compram, sugiro a leitura do excelente artigo de Fúlvio Ferreira, no JM de hoje. Puxão de orelhas oportuno!

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