ALTERNATIVA

MDB de Uberaba deve ter candidato próprio a prefeito este ano

Lídia Prata
Publicado em 11/01/2020 às 07:41Atualizado em 18/12/2022 às 03:26
Compartilhar

Praça Markito ficou completamente alagada com a chuvarada dessa terça-feira

Que aguaceiro!

Temporal que voltou a alagar o centro da cidade na tarde passada deixou claro que a contenção das águas nos bairros ainda precisa ser reforçada. O que se viu na avenida Fidélis Reis, em especial na praça Markito, evidenciou essa necessidade. Até os bancos de cimento da pracinha ficaram encobertos pela enxurrada, que desceu e correu com rapidez e força pela ciclovia. Ainda que o escoamento tenha sido rápido, como se viu, a força da água arrastou motos e causou danos diversos. Nos bairros, várias avenidas registraram pontos de alagamento, como no caso da avenida Santana Borges. Também nessas regiões, onde frequentemente a água toma conta das pistas de rolamento, é necessário rever (ou ampliar) o sistema de escoamento das águas pluviais. Esse problema é recorrente nas chuvas...

Candidato próprio

Se depender da executiva estadual, o MDB de Uberaba terá candidato próprio a prefeito este ano. “A executiva estadual determinou que tenhamos candidato (a) a prefeito (a). E teremos”, diz o presidente do diretório municipal, Fabiano Elias. E assegura mais: “Vamos construir uma ‘senhora’ chapa de vereadores. Fizemos 3 vereadores em 2016. E agora, com o aumento das cadeiras, estamos visando fazer 5”. Aliás, quando pergunto se Fabiano Elias será candidato a vereador, ele sai com essa: “Não está descartado, não. Há um grupo que quer isso, sim. A única coisa que não dá é para eu ser candidato de mim mesmo”.

Boa relação

Ainda segundo Fabiano Elias, a relação com o MDB de Minas é a melhor possível. “Ganhamos as eleições com o deputado Newton Junior”, destaca, lembrando que levou os 10 votos dos delegados de Uberaba para ele, na disputa com o ex-deputado Saraiva Felipe. “O partido está 100% seguro com o nosso grupo” – garante o presidente do diretório municipal.

Envenenado - Não se fala em outra coisa senão a cerveja envenenada que matou uma pessoa e levou outras 7 ao hospital, em Belo Horizonte, em estado grave. A Polícia Civil afirma que perícia em amostras da cerveja Belohorizontina, da cervejaria Backe, encontrou substância tóxica compatível com os quadros clínicos das vítimas.

De matar - O composto orgânico dietilenoglicol, também conhecido como éter de glicol, usado no processo de refrigeração na indústria de cerveja, foi encontrado em dois lotes (L11348 e L21348) do rótulo da Belohorizontina. Olha que perigo! Agora resta saber se foi um envenenamento acidental ou um crime, se dentro da fábrica ou fora. Pois é.

Mutirão

Conforme esta coluna antecipou em primeira mão no final do ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde vai começar de imediato os mutirões de cirurgias eletivas e exames de imagem, beneficiando pacientes que ainda aguardam a vez. Nesses mutirões serão investidos R$3 milhões. Nessa sexta-feira, o secretário Iraci Neto reuniu-se com equipes da área da Saúde para discutir os critérios para o chamamento dos pacientes e ficou definido que será por ordem cronológica (ou seja, o tempo que o paciente está na fila aguardando sua vez). As cirurgias, no caso, serão realizadas no Hospital Regional.

Dinheiro novo

Oriundos de emenda de bancada, da cota do senador Rodrigo Pacheco (DEM), já estão depositados na conta do Fundo Municipal de Saúde de Uberaba recursos da ordem de R$216.300,00, tendo como beneficiário o Hospital Dr. Hélio Angotti.

Dia de eleição

Eleição movimenta a Academia de Letras do Triângulo Mineiro na manhã de hoje. Dois candidatos disputam a Cadeira nº 4, do saudoso Padre Prata: Ani Arantes dos Santos e Júlio César Bernardo. Já a cadeira nº 18, ocupada até pouco tempo pelo juiz aposentado Luiz Manoel da Costa Filho, tem quatro pretendentes: os jornalistas Luiz Gonzaga de Oliveira e Isabel Durynek, a musicista Olga Frange e Ernesto Rosa.

Era uma vez

Por falar na colega Isabel Durynek, ela está finalizando seu segundo livro para lançamento em março. Desta vez, ela vai contar a história do Stiquifar, que completará 40 anos em 2020. Isabel tem feito um trabalho de fôlego, colhendo depoimentos diversos e pesquisando dados sobre o processo de industrialização de Uberaba, com ênfase na vinda da Valefertil, que foi um marco do desenvolvimento econômico do município. “De uma coisa não tenho dúvida: o rio Grande foi o grande deputado de Uberaba”, diz a escritora.

Que bomba!

Promotora de Justiça Monique Mosca Gonçalves enviou nota de esclarecimento aos veículos de comunicação, destacando que o aplicativo "Preço Bomba" não corresponde ao que foi proposto pela Promotoria de Defesa do Consumidor. Lançado na quarta-feira pela Codiub e Procon, o aplicativo objetiva monitorar preços dos combustíveis praticados pelos postos da cidade. A promotora, no entanto, argumenta que a eficácia do aplicativo dependerá da adesão voluntária dos fornecedores ou da alimentação pelos órgãos competentes. Por essa razão, "não serve como instrumento de combate a condutas anticompetitivas e só terá efetividade num contexto de livre concorrência entre os fornecedores". Monique Mosca defende, ainda, que os postos sejam obrigados por lei municipal a fornecer os preços, formalmente, entendendo que só assim seria possível ao MP analisar se há ou não práticas abusivas pelo setor.

O outro lado

Presidente Codiub, Denis Silva, por sua vez, pondera que em Goiás havia uma lei estadual que obrigava os donos de postos a alimentar o sistema, mas foi derrubada na Justiça. Avaliação da equipe técnica da Codiub indicou que aqui uma eventual lei municipal semelhante enfrentaria o mesmo problema. "Daí optamos pelo fator colaborativo e já está dando certo, pois muitos postos estão aderindo voluntariamente, sem necessidade de obrigatoriedade para informar os preços que praticam para os combustíveis" - disse Denis.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por