ALTERNATIVA

Romeu Zema é o 2° pior governador do país, diz pesquisa

Lídia Prata
Publicado em 09/01/2020 às 07:37Atualizado em 18/12/2022 às 03:24
Compartilhar

Perdido por um...

Pobre Minas Gerais. Pobre Romeu Zema! Avaliação de desempenho dos governadores brasileiros realizada pelo portal G1, ligado à Rede Globo, revela que nosso governador é o 26º pior do país, perdendo apenas para o governador do Acre. Liderando ranking aparece o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. Segundo o portal G1, no primeiro ano de mandato, os governadores brasileiros cumpriram apenas 18% das promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2018. Casagrande, no entanto, conseguiu cumprir 44,11% dos compromissos assumidos com os eleitores capixabas. Zema, por sua vez, cumpriu meros 7,14% das propostas de governo. Nem dá para dizer que o grande obstáculo foi a quebradeira do Estado, porque ele sabia que Minas estava falida quando se candidatou. Além disso, outros Estados brasileiros também enfrentam cofres vazios e pindaíba generalizada, em especial o Rio de Janeiro, onde o governador Witzel cumpriu 12,06% das promessas feitas...

Quem é quem

Na avaliação do desempenho dos governadores brasileiros feita pelo G1, o chefe de Estado do Amazonas, Wilson Lima, aparece em 2º lugar, com 43,9% das promessas cumpridas, seguido pelos governadores do Ceará, de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Goiás, onde o governador Ronaldo Caiado cumpriu 23,8% dos compromissos assumidos com o eleitor, colocando-se à frente do vistoso governador tucano João Dória, de São Paulo, 9º colocado no ranking.

Situação desconfortável

A posição de Minas nesse ranking do G1 é extremamente desconfortável, até porque independe da avaliação do eleitor mineiro. A avaliação foi mera checagem do discurso de campanha dos governadores com a prática no primeiro ano de mandato. Nesse particular, fica claro que as promessas que convenceram o eleitor em 2018 não se confirmaram na prática, lamentavelmente. Zema ainda não conseguiu mostrar o resultado que se espera dele, sobretudo alimentado pelo seu desempenho como gestor na iniciativa privada. Tomara que neste segundo ano de governo ele consiga dar a volta por cima e virar esse jogo.

Bala na agulha – Cândido Pinheiro, fundador da Hapvida, é o homem mais rico do Ceará, segundo o ranking da Forbes. Sua fortuna está avaliada em R$7,6 bilhões, o que o coloca na 26ª posição entre os bilionários do país. O médico Cândido Pinheiro passou a figura na lista dos mais ricos do país depois que a Hapvida estreou na Bolsa de Valores. Vale destacar que a Hapvida adquiriu o Grupo São Francisco, de Ribeirão Preto, e a RN Metropolitan, em Uberaba.

Haja paciência – Obras de drenagem na rua Álfen Paixão estão sendo retomadas, depois de terem sido paralisadas no fim do ano para dar uma trégua aos moradores daquela região. Segundo explicação do empresário Altamir Rôso Filho, timoneiro da empreiteira contratada pela Prefeitura para a realização do serviço, ali foram encontradas “surpresas” que atrasaram a conclusão dos trabalhos. O certo é que a peleja dos moradores da Álfen Paixão e adjacências está recomeçando, sem previsão de data para terminar.

Ponta do lápis

Por falar em obras, o prefeito Paulo Piau está “de cima” das empreiteiras para que cumpram os prazos contratuais e terminem as obras no tempo certo. Em conversa com a colunista, ele disse que não entende as razões que levam os empreiteiros a postergar a conclusão das obras, uma vez que o dinheiro para o pagamento dos serviços está garantido. Um ou outro fato inesperado em obras públicas até se admite, mas os atrasos andam generalizados nas obras públicas. Aliás, não é de hoje que esta coluna vem batendo nessa tecla, ao acompanhar as publicações de aditivos contratuais publicados no jornal oficial do município.

Show de bola

Nova praça de esportes “Professor Murilo Pacheco de Menezes” ficou show! É preciso reconhecer que o espaço dá de 10 no anterior, que ocupava a rotatória das avenidas Santos Dumont com Santa Beatriz.

Luz, por favor!

A praça da Concha Acústica está totalmente às escuras. Já tem um ano e meio que moradores daquela região entregaram um requerimento na Prefeitura, pedindo atenção para o problema. Desde então nada foi feito. “A praça da Concha Acústica, além de valor histórico, está localizada na principal rua da cidade (pelo menos era), mas nem por isso teve seu reconhecimento, não recebendo nem iluminação de Natal. Aliás, iluminaram somente uma parte da rua Artur Machado e os quarteirões que mais necessitavam de atenção (quinto e sexto) e a praça, em virtude do abandono que se encontram, ficaram totalmente às escuras” – queixa-se um dos moradores. E arremata: “aos nossos olhos, a Prefeitura somente vê valor na Concha durante o dia, pois promove ali diversos shows que, reconhecidamente, o povo prestigia”.

Susto?

Tecnicamente, o IPTU não teve reajuste, nem acompanhou a inflação. Mas, para quem guarda os comprovantes pagos em anos anteriores fica evidente que a “facada” é maior este ano. Sabe por quê? Porque a Prefeitura adotou a nova planta genérica de valores dos imóveis. O que mudou foi o valor venal do imóvel, que foi reavaliado para chegar aos supostos preços de mercado. Cansei de escrever e falar sobre isso no ano passado. Agora a bomba estourou e não adianta o contribuinte reclamar.

Desconto

Em entrevista à Rádio JM na manhã dessa quarta-feira, o secretário de Finanças, Wellington Fontes, revelou que a Prefeitura tem expectativa de receber este mês de 55% a 60% do montante total do IPTU lançado, considerando que o contribuinte poderá beneficiar-se do desconto de 15% para pagamento à vista.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por