ALTERNATIVA

PMU abre inscrições para o "Plantando e Colhendo Saúde"

Lídia Prata
Publicado em 12/12/2019 às 07:48Atualizado em 18/12/2022 às 02:44
Compartilhar

Paulo Lúcio

Solenidade de formatura de estagiários do Curso de Política e Estratégia da Adesg/Uberaba levou dezenas de convidados e autoridades ao auditório esmeralda da UFTM, na noite de terça-feira. Paraninfo da turma, o general Luiz Eduardo Rocha Paiva foi interrompido por aplausos em diversas oportunidades durante seu pronunciamento, especialmente quando condenou a alternância de poder entre tendências políticas extremas. Disse que o Brasil precisa resgatar a ética e a moralidade e, ainda, conclamou os presentes a apoiarem a Lava-Jato para que a operação não se desidrate até a morte.

Utilidade já!

A Prefeitura Municipal de Uberaba está abrindo as inscrições para o credenciamento de interessados em participar do Programa Plantando e Colhendo Saúde. O nome já diz quase tud o objetivo é entregar áreas públicas ociosas para exploração pela iniciativa privada mediante plantio de hortaliças, verduras, frutas, plantas medicinais etc. Além disso, o plantio e a colheita terão assessoramento técnico da Fazu, Epamig, Emater e Senar. É um projeto muito interessante, embora nem sempre apareçam tantos interessados quanto se gostaria. Mesmo assim, é uma iniciativa excepcional, que merece o respaldo da comunidade para seguir adiante.

Produção em série

Esse projeto Plantando e Colhendo Saúde nasceu em 1999, por iniciativa do então vereador e hoje vice-prefeito João Gilberto Ripposati. De tudo o que for colhido, 90% podem ser comercializados pelo produtor e 10% repassados ao Banco de Alimentos, para destinação a instituições filantrópicas credenciadas. Com isso, o projeto pode melhorar a renda do cidadão e, ao mesmo tempo, a qualidade do cardápio das entidades assistenciais. Sem contar que os terrenos ociosos ficam limpos, deixando de ser criatórios do mosquito da dengue e de outros insetos.

Farmácia fitoterápica

Por falar no vice-prefeito Ripposati, projeto de lei municipal de iniciativa dele, que instituiu a Farmácia Viva via SUS, pode se tornar lei estadual, numa iniciativa do deputado Antônio Carlos Arantes. A assessoria do parlamentar já entrou em contato com o vice-prefeito para uma troca de informações, visando a vitaminar o texto que trata do tema.

Saindo da gaveta - Será assinada hoje a ordem de serviço para a construção do laboratório de fitoterápicos do município. Prédio será erguido ao lado da Farmácia Minas, no Morumbi.

Incompatibilidade total – Não é novidade que água e asfalto são como água e óle não se misturam. Mas, morador da Vila Olímpica chama a atenção para o desperdício de dinheiro público com as operações tapa-buracos realizadas nesses dias chuvosos. E frisa, ainda, que os operários estão deixando pó de brita na rua, que pode ser levado por enxurrada e entupir os bueiros.

Natal de luzes

A mais esperada decoração de Natal será revelada hoje aos uberabenses no Parque Fernando Costa. Este ano a ABCZ se superou, colocando 1,1 milhão de lâmpadas em estruturas metálicas que simbolizam anjos e outros elementos típicos dessa época do ano. Mais uma vez, o “Natal no Parque” foi idealizado pelo arquiteto Demilton Dib e deve surpreender com a iluminação de outros pontos e prédios do parque de exposições. Antes de serem acesas tantas lâmpadas, haverá apresentação do Coral “Musicantar”. Para as 19h está programada a Caravana de Luzes da Coca-Cola, com o Papai Noel.

Novidade

Além de barraquinhas da Feirarte e outras atrações no Natal do Parque, a cerimônia de abertura hoje à noite contará com tradução em Libras.

Cacarejar

Uberaba nunca esteve tão bonita às vésperas do Natal quanto neste ano. Isso é fato. Praças iluminadas, calçadão etc. Mas estamos perdendo uma enorme oportunidade de atrair consumidores da região por falta de uma campanha para divulgar o Natal de luzes daqui.

Stop!

Aleluia! Finalmente a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Obras decidiu suspender as obras de drenagem nas ruas Goiás, no Santa Maria, e Paraíba, no Universitário, Álfen Paixão, no Mercês, e Teixeira de Freitas, no Abadia. Essas obras vinham incomodando a população e provocando críticas dos comerciantes, que reclamavam da má escolha da época do ano para sua realização. Além das chuvas de dezembro, enfrentam queda nas vendas de presentes para Natal, porque os consumidores não conseguem chegar às lojas nessas regiões. A partir de amanhã os trabalhos serão suspensos e essas ruas receberão uma camada provisória de asfalto. Cá pra nós: não é hora de sair abrindo buraco em rua!

Pra pensar

Grupo de arquitetos denominado Observatório Urbano postou nas redes sociais mais uma crítica ao projeto de revitalização da avenida Leopoldino de Oliveira. Segundo o grupo, “esse projeto demonstra uma linguagem desconectada do mundo contemporâneo e da demanda atual por revitalização de espaços públicos”. Além disso, aponta que “o orçamento enxuto não justifica a baixa qualidade do projeto apresentado, pois Uberaba precisa ser pensada a sério e a longo prazo, e não embelezada às pressas para seu aniversário de 200 anos”.

Encerramento

Será neste sábado a última reunião do ano na Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Além de apresentar os nomes dos candidatos inscritos e que concorrerão às duas vagas disponí¬veis na entidade, o presidente João Eurípedes Sabino pretende discutir a programação para 2020.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por