ALTERNATIVA

Veto de Piau pode acabar com celeuma da vistoria predial

Lídia Prata
Publicado em 13/11/2019 às 19:55Atualizado em 18/12/2022 às 01:55
Compartilhar

Pegando fogo

Reunião convocada pelo Sinduscon para tratar da lei da vistoria predial, na noite de terça-feira, “pegou fogo”. Convidado para dar defender o projeto de sua autoria, o vereador Agnaldo Silva saiu chamuscado do encontro que reuniu construtores, administradores de condomínios, corretores de imóveis, representantes da Aciu e CDL, entre outros vários segmentos. Em síntese: a lei da vistoria conseguiu desagradar de A a Z. Pelos cálculos apresentados no evento, uma vistoria em edifício de apartamentos poderá custar até R$300 mil aos condôminos, se persistirem as regras contidas na lei Agnaldo Silva. Socorro!

Pro forma

Prefeito Paulo Piau vai receber lideranças setoriais em audiência hoje, capitaneadas pelo presidente do Sinduscon, Luciano Veludo. No encontro, será entregue um ofício pedindo veto do Executivo à lei da vistoria predial, com exposição de motivos fundamentados tecnicamente. Mas vai chegar tarde... Quando muito as ponderações poderão servir, futuramente, para a regulamentação da lei ou um projeto substitutivo.

Toma que o filho é teu!

Ontem mesmo o prefeito devolveu a lei da vistoria predial à Câmara, sem sancioná-la nem vetá-la. Não quis nem saber. Lavou as mãos. A batata quente agora está nas mãos do presidente do Legislativo, Ismar Marão. Ou seja, caberá ao presidente promulgar a lei. Xiiiiiiiii...

Clic premiado

Vem aí um concurso para premiação de fotos natalinas com prédios históricos da praça Rui Barbosa como cenário. Um aplicativo está sendo desenvolvido pela Codiub justamente para esse concurso.

Surpresa!

A iluminação de Uberaba para o Natal será caprichada. É o que garante o prefeito Paulo Piau. Mas ele não quer adiantar detalhe algum sobre o projeto. Paralelamente, em entrevista à Rádio JM esta semana, Piau conclamou os comerciantes e a população em geral para enfeitar suas lojas ou casas para criar um clima natalino em homenagem aos 200 anos de Uberaba. O problema será a conta da Cemig depois. Bem que a Prefeitura podia negociar com a Cemig um desconto para quem enfeitar sua empresa ou sua casa, também como presente de aniversário à cidade.

Pela hora da morte

Acredite, se quiser: somente as construtoras credenciadas pela Prefeitura podem realizar pequenas obras no cemitério São João Batista. Esta semana, um cidadão tentou consertar o túmulo de um familiar por conta própria, mas foi impedido. Ao pedir orçamento para as credenciadas pela PMU, constatou que os preços eram praticamente idênticos, sinalizando uma espécie de “cartel”. Considerando o valor absurdo e muito acima do preço de mercado, ele ainda tentou baratear o custo do serviço, oferecendo-se para fornecer os materiais, o que não foi aceito pelas credenciadas. Denúncias como esta são recorrentes.

Outro lado

Segundo o prefeito Paulo Piau, o credenciamento de empresas para atuar no cemitério São João Batista objetivou a padronização dos serviços. Cada um fazia obra como bem entendia. No entanto, essa prática de combinação de preços não pode ser admitida em hipótese alguma. Piau prometeu tomar providências para coibir os abusos. Bom, nesse caso, basta descredenciar as empreiteiras por abuso do poder econômico e, por outro lado, estabelecer as normas técnicas a serem seguidas nas obras internas pelos interessados. Simples assim.

Alívio geral

Alças de acesso aos condomínios na avenida Santana Borges serão transformadas em vias marginais, entre o cemitério São João Batista e o acesso ao Distrito Industrial I, no sentido ao conjunto Beija-Flor. No sentido oposto, a marginal deve começar próximo ao acesso ao conjunto Pontal e chegar até o Residencial Nas Rocas. Essas marginais servirão para desafogar o trânsito na Santana Borges.

Luz, por favor

Empresários do Distrito Industrial I estão se queixando de abandono, desde que o município assumiu a gestão dos DIs. Além da iluminação interna precária, a segurança é praticamente inexistente. Com a abertura da avenida José Solé Filho, o trânsito aumentou consideravelmente por lá e, com isso, também o número de marginais. São raras as empresas que não foram vítimas de furtos nos últimos meses. Pedem providências.

Queda de braço

Servidores da Codau prometem lotar a Câmara Municipal, na manhã de hoje, para protestar contra as críticas e xingamentos proferidos pelo vereador Thiago Mariscal à categoria. Tempo vai fechar por lá!

Bebedouros

O vereador Rubério Santos está solicitando ao prefeito Paulo Piau que providencie a instalação de bebedouros metálicos, com água refrigerada, em todas as escolas e Cemeis do município. Parece algo tão elementar, mas nem todas as escolas contam com bebedouros. Acredita?

Assim não!

Quinta, sexta, sábado, domingo e segunda: cinco dias armazenando lixo em casa por conta de feriado é “dose pra leão”. Empresa de coleta de lixo não pode funcionar no mesmo esquema do Poder Público. Esse é um serviço essencial. Francamente!

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por