ALTERNATIVA

Revitalização da avenida Leopoldino já divide opiniões

Lídia Prata
Publicado em 09/11/2019 às 07:27Atualizado em 18/12/2022 às 01:49
Compartilhar

Diretor industrial Rogério Contato recebeu a diretoria da Adesg e estagiários do Cepe 2019, nessa sexta-feira, para conhecerem o complexo da CBMM em Araxá

Nova Leopoldino

Nessa sexta-feira, o prefeito Paulo Piau reuniu Aciu, CDL, vereadores e alguns moradores para conhecerem em primeira mão o projeto de revitalização da avenida Leopoldino de Oliveira. Houve quem achasse o projeto tímido, pedindo mais floreiras na área central da cidade. Outros questionaram se os caramanchões previstos para o Calçadão vão funcionar na prática tal e qual no papel, considerando a dificuldade de manutenção. Por se tratar de um projeto avaliado em mais de R$6 milhões na sua totalidade, o resultado prático precisa realmente ficar bom. Não basta ser “novo”. Precisa ser bonito de verdade. Encantar!

Bons exemplos

Por falar em flores, vale a pena ver o cuidado da CBMM com sua sede em Araxá. Líder mundial na tecnologia do nióbio, a empresa não vende minério, mas, sim, produtos industrializados de maior valor agregado, sendo responsável pelo fornecimento de cerca de 80% dos produtos industrializados de nióbio. Uma potência. No entanto, a CBMM surpreende também por manter programas que envolvem cuidados com o meio ambiente, onde cada visitante é convidado a plantar uma árvore ao final da visita ao seu complexo na vizinha Araxá. Sem contar seus belíssimos jardins, floridos durante o ano todo, e a cerca viva (com primaveras coloridas) em todo o entorno da sua unidade. Em vez de muro de concreto, flores! Pois é. Temos muito que aprender com a CBMM, sobretudo a valorizar o nosso ambiente de trabalho.

De olho no futuro

Visitei a CBMM nessa sexta-feira e confesso ter ficado encantada com o que vi. A empresa mantém um berçário e escola primária para os filhos de seus colaboradores, com idades a partir de quatro meses a cinco anos. Além disso, participa com 80% do valor das mensalidades dessas crianças, da pré-escola à universidade.

Decolando

Segundo o diretor industrial da CBMM, Rogério Contato, as projeções de crescimento da empresa apontam para 10% em 2020, com possibilidades reais de ampliar as exportações para China, Japão, Coreia e Estados Unidos, seus principais compradores. Vale destacar que na composição acionária da CBMM, o Grupo Moreira Salles participa com 70%.

Poder e riqueza

O nióbio extraído das rochas em Araxá tem uma gama enorme de segmentos em que pode ser usado para conferir mais leveza aos produtos, sejam eles automóveis, aviões, torres eólicas e até gasodutos. A partir do ano que vem, a CBMM vai abrir suas portas para interessados em conhecer seu complexo e ver de perto como funciona uma empresa extremamente automatizada, mas que prioriza as pessoas e o ambiente tanto quanto valoriza o nióbio.

Data marcada

Eleição para nova diretoria da Aciu já está marcada. Será no dia 2 de dezembro. Ao que tudo indica, o empresário Anderson Cadima deve encabeçar a chapa única para a sucessão do presidente José Peixoto, que deixará o cargo com aprovação máxima dos associados. Peixoto colocou a “casa em ordem” e fez uma gestão marcada pela competência e quebra de tabus. A transmissão festiva do cargo deve acontecer em janeiro, mas ainda não tem data definida.

Ritmo frenético

Titular da Secretaria de Planejamento, Nagib Facury conta que sua equipe está trabalhando num ritmo pra lá de frenético. Do pacote de obras batizado de Plano Uberaba 200, a Seplan está entregando 82 projetos, incluindo 33 projetos de revitalização de praças e o de adaptação do Clube Sírio Libanês para sediar a Feti a partir do ano que vem.

Falta pouco

Centro Especializado em Reabilitação (física) que a Prefeitura está construindo no Residencial Tancredo Neves deve ser inaugurado no aniversário da cidade. Ao custo de R$1,2 milhão, a obra fica pronta em fevereiro, se a chuva não atrapalhar.

Rotina pesada

Das 420 ligações recebidas em média pelo 115 da Codau, 320 geram ordem de serviço. Ou seja: colocam equipes nas ruas para atender à população. Dessas, 130 referem-se a novas ligações ou vazamentos.

Acaba quando???

Ao contrário do que muitos acreditam, a obra de drenagem na subida da rua Álfen Paixão não é da Codau. Vem sendo executada por empreiteira contratada pela Prefeitura. É grande a revolta dos moradores com a demora na conclusão do serviço e consequente liberação do trânsito. As reclamações não param...

Na parada

Nome do bem-sucedido empresário e produtor rural Jonadan Ma vem sendo cogitado para disputar a Prefeitura de Uberaba em 2020. Resta saber se ele vai topar encarar essa parada...

É hoje

Começa às 9h de hoje o Bazar de Natal da Apae, sempre aguardado com muita expectativa. Será no Sesiminas, na praça Frei Eugênio.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por