ALTERNATIVA

Sinduscon não foi ouvido em projeto que obriga proprietários a promover vistorias

Lídia Prata
Publicado em 06/11/2019 às 19:32Atualizado em 18/12/2022 às 01:41
Compartilhar

Foto/Divulgação

Em preparação para as comemorações dos seus 200 anos, a Catedral Metropolitana passa por reforma e restauração, recebendo a devida pintura. Nessa quarta-feira, o vereador Rubério Santos acompanhou o início da pintura do Cristo, no alto da Catedral. Pintor chegou lá usando rapel. O serviço é coordenado pelo pároco da Matriz, monsenhor Valmir Ribeiro

Lei da vistoria em xeque

Sinduscon não recebeu bem o projeto de lei de autoria do vereador Agnaldo Silva, que obriga proprietários de prédios com mais de três andares a promover vistorias técnicas de tempos em tempos, por medida de segurança. Em nota publicada na edição de hoje do JM, o presidente Luciano Veludo reclama que o sindicato dos construtores não foi ouvido antes da formatação do projeto, assim como não concorda com seus termos por entender que, se for transformado em lei, representará um ônus enorme para a população.

Ponto a ponto

Além de deixar clara sua posição contrária à chamada “lei da vistoria predial”, o Sinduscon está convocando entidades de classe, construtores, administradoras de condomínios, entre outros, para uma reunião na terça-feira, dia 12, às 18h30, no auditório da Fiemg. Encontro pretende debater item por item o projeto de lei que, aliás, já foi aprovado em primeiro turno. Para essa reunião o vereador Agnaldo Silva também foi convidado.

Pra inglês ver

Segundo Luciano Veludo, os construtores locais não são contra medidas de segurança. No entanto, tal e qual previsto no projeto de lei, eles entendem que essa vistoria predial não terá efeito prático algum. Acabaria sendo feita no “olhômetro”, resultando em atestados precários sobre segurança e estabilidade do prédio. Em contrapartida, resultaria em custo alto para o proprietário do imóvel. Tem mais: a Prefeitura teria de fiscalizar o prédio em seguida, e nem pessoal tem para esse serviço. Vale destacar que em Uberaba há mais de sete mil prédios com três pavimentos ou mais.

Sinal de alerta

O presidente do Sinduscon ressalta, ainda, que toda estrutura dá sinal quando está fatigada, a tempo de serem tomadas as providências para prevenir desabamento ou algo grave no imóvel. Qualquer engenheiro sabe disso...

Clandestinidade

As recentes tragédias ocorridas com prédios que desabaram no Rio de Janeiro e Fortaleza envolveram prédios construídos sem alvará, sem “habite-se”. Portanto, construções clandestinas. Essas, obviamente, não cuidariam de promover vistoria predial também.

Na prancheta

Projeto de reforma e adaptação do Clube Sírio Libanês para sediar a Feti a partir de 2020 está na prancheta dos arquitetos da Seplan. Secretário Nagib Facury pretende entregar o projeto ao prefeito nos próximos dias, de modo a possibilitar a licitação e conclusão das obras antes do fim do mandato de Piau. Naquele prédio a Feti terá estrutura para abrigar até 1.200 alunos.

Tempo extra

A propósito do prazo contratual para construção do Cemei Marajó, o secretário Nagib Facury garante que 12 meses são mais do que suficientes para realização de um serviço bem feito. Se a empreiteira quiser, consegue terminar a obra em sete meses, oito no máximo.

O próximo

Na segunda-feira será conhecida a construtora vencedora da licitação para construção do Centro Tecnológico na Univerdecidade. Obra para oito meses, com previsão de inauguração em setembro do ano que vem.

Prazo certo

Se for aprovado o projeto de lei de autoria do vereador Rubério Santos, o prazo para exumação de cadáveres em Uberaba será reduzido de cinco para quatro anos. Rubério justifica que essa medida pretende disponibilizar um tempo mais curto para o uso das sepulturas familiares, além de aumentar o número de lápides disponíveis.

Fava contada

Supremo Tribunal Federal retoma hoje o julgamento sobre a prisão de condenados em segunda instância. Isso significa que criminosos que tiverem bons advogados poderão matar, roubar, pintar e bordar e não ir para cadeia nunca. Brasil!!!

Robôs

O Colégio Marista Diocesano promove o 1º Torneio de Robótica de Uberaba, neste sábado, das 11h às 19h, no Shopping Uberaba. Durante o dia haverá demonstração da nova impressora 3D da instituição, além de apresentações do robô Shadow e do animador Victor Vinícius de Oliveira Alves.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por