ALTERNATIVA

Leopoldino vai perder as grades centrais em nova repaginada

Lídia Prata
Publicado em 14/10/2019 às 22:48Atualizado em 18/12/2022 às 01:05
Compartilhar

Cara nova para o centro

Nada como começar a semana com uma boa notícia! Prefeito Paulo Piau confirmou à colunista nessa segunda-feira que a avenida Leopoldino de Oliveira será totalmente repaginada, desde o Anel Viário no Manoel Mendes/José Barbosa até o entroncamento com a BR-050, lá pelos lados da Univerdecidade e DI 1. O projeto é bastante amplo. Para começar, a avenida vai receber nova pavimentação asfáltica em toda a sua extensão e base de concreto na faixa de ônibus em frente às estações do BRT, corrigindo um problema que já vem de longa data, desafiando uma solução definitiva.

Enfim, as flores

Melhor do que corrigir os erros de projeto do BRT e refazer o asfalto, é saber que a avenida Leopoldino Oliveira vai se livrar (finalmente) das grades no canteiro central. Aleluia!!! Não é de hoje que esta coluna insiste na necessidade de remover aquele gradil horroroso! Tem mais: o projeto de revitalização da avenida Leopoldino de Oliveira prevê a instalação de floreiras e pórticos cobertos por caramanchão, com o objetivo de embelezar o centro da cidade. Licitação já está pronta e ordem de serviço deve ser liberada amanhã. Espera-se que, depois de tudo pronto, o uberabense cuide da preservação das plantas, sem destruí-las, nem danificá-las.

Travessia urbana

Por outro lado, prefeito lamentou a demora do Dnit para a liberação da nova licitação para conclusão da travessia urbana em frente ao antigo clube Cascata, bem como a passarela próxima à antiga Copervale. Essas obras viraram verdadeira novela, desde que a Integral Engenharia abandonou o serviço. A segunda colocada foi chamada para concluir o serviço, não quis. Com a terceira colocada não deu certo. A solução foi abrir nova concorrência, o que esbarrou na burocracia do Dnit. Agora, finalmente, já existe uma data para a abertura dos envelopes contendo as propostas dos interessados em terminar as obras: 4 de novembro. Falta pouco.

Foi mal

Secretaria de Obras e Serviços Urbanos abriu procedimento sancionatório contra a Leão Construtora, M&E Locações de Máquinas e Serviços de Terraplanagem Ltda. e Uberpoços. Além da rescisão contratual e de receberem advertência, essas empresas terão de pagar multa equivalente a 0,2% do valor total deste contrato, por dia de atraso. Sofrerão suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração por dois anos.

Drenagem

Vão custar R$310 mil as obras de drenagem pluvial na rua Pernambuco até a rua Paraíba, no bairro Universitário. Vencedora da licitação foi a construtora Martins Boss, que terá 12 meses para executar o trabalho. Tomara que comece e termine logo o serviço. Na rua Álfen Paixão os moradores vêm padecendo com o buraco aberto na rua há semanas, para obras de drenagem também. Nem se fale dos moradores da rua Terezinha Campos Waack, que há meses têm dificuldades para chegar em casa, em função da demorada obra de drenagem no local. Oh, céus!

Doe livros, mova ideias

Com apoio do Jornal da Manhã, será lançada nesta sexta-feira, às 15h, no gabinete do Prefeito, a campanha da Secretaria Municipal de Educação que objetiva incentivar a leitura de livros mediante doação de exemplares pela comunidade. Projeto inclui ainda a proposta de trote literário nas universidades, com a arrecadação e doação de livros para as bibliotecas comunitárias e escolares. Em vez de pedir esmola na rua, os calouros poderão arrecadar livros. Essa ideia merece ser abraçada com carinho pelas universidades.

Chance nenhuma

Não há menor possibilidade de construção de um heliponto no Hospital de Clínicas da UFTM. Ex-reitora da universidade e atual superintendente do HC, a professora Ana Lúcia Simões explica que o prédio não tem estrutura física suficiente para suportar um heliponto. Para ela, o ideal seria criar uma passarela para acesso rápido entre o heliponto improvisado no Uberaba Tênis Clube e o Pronto Socorro do HC, de modo a agilizar o atendimento aos pacientes transportados em estado grave para aquele hospital. Outra ideia, porém com nível de resistência maior, seria impedir o trânsito na rua entre o UTC e a Frei Paulino, com o mesmo objetivo de conferir maior rapidez no atendimento aos casos graves transportados por helicóptero.

Feira da Indústria

Últimos preparativos para a ExpoCigra Fiemg 2019. A grande feira da indústria abrirá suas portas ao público depois de amanhã, sexta e sábado, das 16h às 22h, com extensa programação. Instalada no pavilhão multiuso da ABCZ, no Parque Fernando Costa, a ExpoCigra vem recheada de novidades este ano, além de palestras interessantes, como da rainha do basquete, Hortência, prevista para sábado, às 16h.

Quem vem

General Paulo Chagas desembarca hoje em Uberaba para proferir palestra no Curso de Estudos de Política e Estratégia promovido pela Delegacia Regional da Adesg. Além de ter sido adido militar em Londres, Chagas chefiou o Gabinete do Estado-Maior do Exército e, na reserva, concorreu ao governo do Distrito Federal, criando palanque para o colega de farda e então presidenciável Jair Bolsonaro.

Considerada a “novidade” na disputa majoritária de 2020, a presidente da Fiemg Regional Elisa Araújo recebeu a visita do deputado federal Zé Silva, do Solidariedade, semana passada. Política e eleições, claro, estiveram no cardápio do encontro entre os dois. Elisa está filiada ao Novo, do governador Romeu Zema, mas...

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por