JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 15 de outubro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Lídia Prata ALTERNATIVA 10/10/2019

Foto/Rose Dutra


Coquetel de apresentação dos profissionais que estarão presentes no Loft IEATM este ano na ExpoCigra 2019 movimentou a noite de terça-feira. Na foto, os presidentes da Fiemg Regional, Elisa Araújo, e do Cigra, Gleison Borges, com Gilberto Barata e Ale Roso, do Instituto

Água nas torneiras
Levantamento feito pela Codau revela que durante a seca deste ano foi registrada média de três reclamações por dia relacionadas ao abastecimento de água, em Uberaba. Mesmo assim, segundo o presidente Luiz Guaritá Neto, foram todas pontuais, decorrendo de obras na rua ou bairro, ou problemas em rede de água. Para uma cidade com 155 mil consumidores cadastrados, o índice de reclamação foi ínfimo – pondera Luiz Neto.

Água para todos
Enquanto a vizinha Uberlândia enfrentou uma tremenda crise no abastecimento de água durante a seca, Uberaba passou pelos meses de estiagem sem esses transtornos. Em setembro, praticamente todos os dias os telejornais apresentaram reclamações dos consumidores uberlandenses contra o Dmae, por conta de torneiras secas.

Expansão
Nos últimos seis anos e meio, a Codau registrou 25 mil novas ligações de água em Uberaba, o equivalente a um crescimento da ordem de 20%. Esse número corresponde a uma cidade de cerca de 100 mil habitantes.

Que peleja!
Dos 254 convocados pela Codau depois de aprovados em concurso público, 10 foram exonerados durante o período do estágio probatório. No entanto, 5 conseguiram reintegração ao trabalho, por ordem judicial.

Recuperação
Deputado estadual Heli Andrade está se recuperando bem e logo deve estar de volta a Uberaba. Informação é do presidente da Codau, Luiz Neto, que tem ligado diariamente para a família a fim de acompanhar o estado de saúde do parlamentar, de quem se tornou muito próximo a partir da campanha eleitoral no ano passado.

Campanha pesada
Prévia para 2020, vereador ligado a segmento religioso trabalhou pra valer para eleger as candidatas por ele apoiadas para o Conselho Tutelar. Conseguiu emplacar sete. Isso mesmo: sete candidatas! Não foi a primeira vez que candidatas apoiadas pelo mesmo vereador conseguiram se eleger nos primeiros lugares na disputa. Este ano, porém, nenhuma das candidatas “abençoadas” por ele ficou de fora. Sintomático, não?

Interesse?
O Conselho Tutelar atende famílias em situação de vulnerabilidade social, fragilidades afetivas, afetadas por dramas diversos. Ao fazer o atendimento, o conselheiro tem acesso a todas as informações daquele núcleo familiar, um “prato cheio” para a conquista de votos a partir da oferta do conforto de que mais precisam essas pessoas carentes. Daí o empenho tremendo de determinados políticos para emplacar seus candidatos em cargos de conselheiros. Quando ligados a núcleos religiosos, então, essas famílias acabam se convertendo e depois se comprometendo a votar no candidato apoiado pela Igreja. Só não vê quem não quer...

Generosidade
Nessa época pré-eleitoral, é preciso ficar atento. São tantas as estratégias usadas por pré-candidatos, que chega a dar medo do que realmente pretendem obter depois de eleitos. Diretamente ou por interposta pessoa, há incontáveis casos de benefícios conquistados graças ao cargo político ocupado. Não faltam exemplos pelo país afora e Uberaba não é exceção. Se as negociatas ficaram difíceis depois da Lava Jato, os contratos de prestação de serviços ou fornecimento de produtos são o novo canal para o enriquecimento de políticos.

Rumo ao sucesso
O Loft IEATM encerrou nessa terça-feira os eventos de apresentação dos profissionais, empresas e parceiros que estarão no corredor mais movimentado da ExpoCigra 2019. A presidente da Fiemg Regional, Elisa Araújo, disse que a feira nunca mais foi a mesma depois que o IEATM participou dela pela primeira vez. Neste ano, o presidente do Instituto, Gilberto Machado Barata de Oliveira, vai contar novamente com o empenho da equipe comandada por Ale Roso, Vanessa Kimye, Rose Dutra e Alexandre Cury para a viabilização do Loft.

Shopping rosa
O Shopping Uberaba está mais movimentado do que nunca. As lojas já exibem os lançamentos Primavera-Verão e, enquanto isso, os eventos seguem a todo o vapor, como a primeira corrida feminina no último sábado, que coloriu de cor-de-rosa o estacionamento e a avenida Santos Dumont, e a exposição Doze Guerreiras, integrando a programação Outubro Rosa. Com entradas interna e externa, a Exposição Feira do Livro Espírita conta também com objetos de Chico Xavier e palestras. A Feira de Artesanato, na Entrada G, também atrai grande público.

Foto/Divulgação

 

Marcando o Outubro Rosa, a primeira corrida feminina promovida pelo Shopping Uberaba pintou de cor-de-rosa o estacionamento e a avenida Santos Dumont no sábado, levando ao pódio as médicas Juliana Misson Bianco e Lara Cecílio
 

 

 

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia