ALTERNATIVA

Luiz Dutra não pretende disputar cadeira na Câmara ano que vem

Lídia Prata
Publicado em 20/09/2019 às 07:09Atualizado em 18/12/2022 às 00:26
Compartilhar

Gê Alves – redatora interina

SOLUÇÃO

De arquitetura duvidosa aos olhos de muitos, agora, mais que o “modelo” da coisa, vem incomodando a demora da obra na avenida Santos Dumont, na rotatória das avenidas Leopoldino e Santos Dumont. Ainda em abril, a titular deste espaço, jornalista Lídia Prata, já tratava do assunto. A informação à época é de que se tratava de jardineiras, onde seriam plantadas flores. Depois, ouviu-se falar, inclusive, em mudança de layout. Ontem, o atual secretário, Toninho Oliveira, garantiu que tal contorno será revitalizado, e para as floreiras está sendo analisada a melhor solução

Arquivo

Falando em Toninho, ele respira mais aliviado ante a decisão do Ministério Público pelo arquivamento de inquérito civil que teve origem em 2017 após menor acusá-lo de usar o poder para assediá-la em troca de promessa de emprego. Ao longo do inquérito, a menina, segundo o relatório do promotor José Aparecido Gomes Rodrigues, se mostrou confusa; entrou em contradição, e não apresentou testemunhas que dizia ter. Já o secretário negou a acusação e disponibilizou contas detalhadas de seu telefone, bem como listagem de registros de atendimentos e presenças na secretaria a que respondia à época. Além disto, as tentativas de levantamento de provas materiais não foram bem-sucedidas.

Sintomático

Ainda falando de secretariado, há quem garanta que o atual secretário de Governo, Luiz Dutra, não pretende disputar uma cadeira na Câmara Municipal no ano que vem, na busca pelo quinto mandato. Ele foi eleito vereador quatro vezes consecutivas e agora está licenciado. Procedendo a informação, resta saber se vai buscar voo mais alto ou dependurar as chuteiras políticas. Será?!

Igual quiabo

Já o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel Machado Borges, escorrega sem cerimônias quando questionado se vai se cadastrar junto ao seu partido, para se candidatar a candidato a prefeito de Uberaba para as eleições municipais de 2020. O Novo quer escolher seus candidatos através de processo seletivo interno. Por certo uma medida que corre o risco de agir como repelente. Arnaldinho está em evento pecuário tradicional em Santa Cruz, na Bolívia.

Má expressão

Vereador presidente da Câmara, Ismar “Marão” faz contato para esclarecer que “na realidade o que quis dizer é que a Comissão [de Ética] tem que ser acionada e até o presente momento não foi”. Textualmente, não foi isto que colocou na entrevista ao colega Marconi Lima, com relação aos atos praticados pelo vereador Thiago Mariscal, especialmente o último no Centro de Zoonoses. Mas esclarecido está. Menos mal. Melhor assim: sem absolvição ou condenação sumária ou ingerência em Comissão Permanente. Aliás, Ismar aponta que a Comissão, presidida pela vereadora Denise Max, “já tem alguns procedimentos com relação a esses fatos”.

Representação

Encaminhada faz alguns dias pelo governo municipal à Câmara de Vereadores representação formulada pelo Hospital da Criança a respeito de atitudes rotuladas como inconvenientes, aéticas e desrespeitosas por parte do vereador Thiago Mariscal. Na representação, a instituição coloca que tal comportamento “estaria violando as normas do hospital e causando constrangimento aos cidadãos que estão sendo atendidos, bem como aos profissionais que atuam na instituição, com comprometimento, inclusive, à segurança dos procedimentos ali realizados”. Como a competência funcional para apurar situações do gênero é do Parlamento, a representação para lá seguiu.

Inédito

O escritor sacramentano Carlos Alberto Cerchi tem livro no prelo que conta a vida do lateral da Seleção Brasileira, tido como o melhor do mundo, Dejalma Santos. A obra promete ser de grande envergadura porque o escritor apresenta aspectos inéditos da vida do jogador, ídolo de uma geração importante do futebol, que viveu e foi sepultado em Uberaba.

Exagerou

Sou defensora do trabalho dos organismos de segurança, especialmente da Polícia Militar. Mas daí viatura seguir uma moça em seu veículo à luz do dia e ainda entrar atrás dela em estacionamento de shopping, uma área particular, e fazer a abordagem no interior do estabelecimento, é demais. Ainda mais sem qualquer situação atípica que justificasse, do tipo um veículo igual que tivesse sido roubado ou sendo utilizado em assalto, por exemplo. A justificativa dada à jovem que estava com todos os documentos em dia, dela e do veículo, ontem pela manhã e que estava indo trabalhar, no shopping, é de que “a mocinha desceu [a via] meio acelerada”. O veículo, no entanto, estaria em ponto morto e a velocidade dentro da permitida. Profissional bastante conhecida foi só constrangimento, com todo mundo olhando e perguntado o que era. Ela, apesar de incomodada, deixou para lá, mas os que a conhecem e assistiram ficaram indignados, com razão.

Livre

Acadêmicos e Associados Correspondentes da Academia de Letras do Triângulo Mineiro se reúnem nesse sábado em sua sede para a reunião mensal. Desta vez com diferencial: a informalidade. A temática será livre e cada um poderá abordar o assunto que lhe aprouver. Vale declamar poesias, comentar livros, contar causos, trazer notícias novas etc. “Democracia é isso!”, diz o presidente João Eurípedes Sabino.

Experiência

Inquieto do bem, o promotor José Carlos Fernandes estará dia 17 do mês que vem em Teresina, no Piauí, a convite do Ministério Público de lá, palestrando a respeito da composição civil (Termo de Ajustamento de Conduta) envolvendo atos de improbidade administrativa. Fernandes se transformou em uma importante referência para o MP de vários estados a partir de sua atuação em Uberaba e em Minas Gerais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por