ALTERNATIVA

Câmara não vai tomar providências quanto a postura de parlamentar

Lídia Prata
Publicado em 18/09/2019 às 19:44Atualizado em 18/12/2022 às 00:24
Compartilhar

Gê Alves – redatora interina

Sem motivo!?

“Comissão de Decoro Parlamentar da CMU não vai intervir na postura de Mariscal no Zoonoses” foi o título de matéria de ontem no Jornal da Manhã, onde o presidente da Mesa Diretora, Ismar Marão, afirmou que a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar não vai entrar nesse mérito. Não é a primeira vez que o vereador Thiago Mariscal entra sem agendamento ou comunicação em órgão do Poder Executivo e causa excessos, alvoroço e polêmica com situações narradas, inclusive, em boletins de ocorrência. “Não tem o que acionar. A Câmara não recebeu denúncia, não recebeu nada”, manifestou Ismar ao colega Marconi Lima.

Detalhe

A situação tornou-se de conhecimento público, houve danos materiais ao patrimônio público, acidente vitimando o vereador, caso foi lavrado junto à polícia, mas agir de ofício parece não existir na Casa Parlamentar. Apesar da manifestação do presidente prejulgando a questão e de certa forma demonstrando total ingerência sobre a comissão ao dizer que ela “não vai entrar neste mérito”, qualquer vereador ou bancada ou partido ou terceiros pode ingressar com pedido de providências junto ao Parlamento, e mesmo a Comissão de Ética pode, ante a repercussão e recorrência dos fatos, apresentar a proposta para o plenário.

Quanta diferença

“Conselho de Ética da Câmara abre processo para apurar conduta do deputado Boca Aberta/Parlamentar do Pros do Paraná será investigado por tumulto em hospital da região metropolitana de Londrina. Ao final do processo, ele pode até ter o mandato cassado”, foi o título e subtítulo de matéria do jornal O Globo, mês passado, quando o Conselho de Ética da Câmara Federal aprovou por unanimidade a abertura de processo para apurar a conduta do deputado, que em março, acompanhado de assessores, entrou sem autorização, comunicação ou agendamento na tal unidade, efetuou filmagens e postagens na internet. Autor da ação no conselho, o PP argumentou que o deputado entrou no hospital "sem autorização, desrespeitando funcionários, causando desordem e expondo pessoas em rede social”, a relatoria concordou que houve excesso e encaminhou o caso, originando o processo.

Recorrente

O mesmo deputado já foi condenado pela Justiça neste ano a 22 dias de prisão em regime semiaberto por perturbação de sossego, acusado de importunar trabalhadores e pacientes de uma UPA de Londrina em 2017. Na época, quando ainda era vereador de Londrina, disse ter ido ao local fiscalizar os trabalhos dos profissionais, depois de receber uma denúncia de atraso nos atendimentos médicos. O parlamentar entrou em locais restritos a enfermeiros e médicos e na sala de uma médica, sem autorização. Ele filmou toda a ação durante o período que esteve na UPA. Ou seja, não faltam exemplos de que, diferente do que afirma o presidente da Câmara, pode se ter, sim, o que acionar.

Pedido

Ao fechamento da coluna veio a informação de que o prefeito Paulo Piau encaminhou ofício ao presidente do Legislativo, pedindo providências acerca do caso.

A prevalecer determinação da executiva nacional e pedido particular de Ciro Gomes, o PDT em Uberaba terá candidato próprio a prefeito. A sigla considera Uberaba uma cidade estratégica para um projeto político maior. A orientação foi expressa sábado, em Belo Horizonte, ao presidente do PDT local, advogado Jacob Estevam

Alô, autoridades de trânsito

Virou rotina a desobediência à sinalização de proibido estacionar na rua Jaime Bilharinho. Todos os dias, sobretudo no fim do dia, é escancarado o total desrespeito à proibição. A pista estreita, o movimento grande de fim de expediente e os infratores, tudo junto e misturado todo dia. Ou fiscaliza ou tira a placa, né!?

Deve ampliar

Muito interessante a decisão do governo federal, entre as alterações feitas na Lei Maria da Penha, de impor a agressores de mulheres o ressarcimento dos custos com o tratamento das suas vítimas. O mesmo deveria ser adotado para outros tipos de violência, como do trânsito com vítimas.

Tá certo, mas é não!

As eleições para os dois Conselhos Tutelares em Uberaba acontecem no dia 6. Somente uma seção eleitoral vai funcionar para toda a cidade, a do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira. Uma das candidatas, Maria Aparecida Dantas, bem que tentou, em nome da isonomia, pleno exercício da cidadania e soberania, garantir urnas nas comunidades rurais, mas o seu pedido foi indeferido à justificativa de que o voto é facultativo, o comparecimento de eleitores é baixo e a estrutura operacional é limitada. Lado outro, textualmente, a decisão julga o pedido da candidata como legítimo e assertivo.

Sem alterações

Caiu como uma bomba notinha da titular deste espaço, Lídia Prata, ontem, com o título “Troca”, dando como certa a saída de um nome do secretariado municipal. O tititi rolou solto, muita especulação, algumas apostas, muito diz que me disse, mas nenhuma queda, por ora.

Boom

Mercado de imóveis em Araguari anda desassossegado com obras para a chegada da nova fábrica de celulose solúvel da LD Celulose – joint venture formada entre a Duratex e o grupo austríaco Lenzing. O projeto prevê a construção da maior linha industrial da celulose solúvel do mundo com investimentos de US$1 bilhão. A conclusão da planta está prevista para 2022, quando a produção terá início.

Luto

O abraço fraterno e solidário da coluna à primeira-dama do município, Heloísa Piau, pelo passamento de sua mãe, ontem, em Viçosa.

Vou com vocês até dia 5.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por