ALTERNATIVA

Uberaba é a segunda de Minas no ranking das cidades mais inteligentes do país

Lídia Prata
Publicado em 18/09/2019 às 07:23Atualizado em 18/12/2022 às 00:20
Compartilhar

Jairo Chagas

Assessor militar do Ministério da Defesa, o capitão de mar e guerra Alexandre Mariano Feitosa está em Uberaba, a convite da Adesg Regional, para proferir palestra no Curso de Estudos de Política e Estratégia. O capitão Feitosa atuou no planejamento militar das Missões de Paz da ONU no Oriente Médio e na Síria, entre outras missões. É considerado um dos maiores experts brasileiros em segurança da informação. Na foto, o capitão Feitosa, ladeado por Ricardo Samartano Júnior, Francisco Franco, Romeu Borges, Antônio Veneu Jordão, o comandante Lupércio Peres e Antônio José Bessa Ferreira, delegado regional da Adesg.

Cidade inteligente

Ranking da consultoria Urban Systems divulgado nessa terça-feira deixou a equipe da Codiub eufórica, começando pelo presidente Denis Silva. Tudo porque Uberaba ganhou 12 posições no ranking das cidades mais inteligentes e conectadas do país, saltando da 40ª posição para a 28ª agora, na 5ª edição do Ranking Connected Smart Cities 2019. Em Minas, Uberaba subiu da 5ª para a 2ª posição, superada apenas pela capital, BH. Nem Uberlândia, quem tem um “bairro inteligente” famoso, conseguiu essa façanha.

Avanços importantes

Segundo o presidente Denis Silva, esse salto olímpico dado pela Codiub é fruto de um trabalho coletivo. O Comitê de Desburocratização, por exemplo, foi fundamental para a criação de informatização de setores da administração municipal que viviam abarrotados de papel, criando uma série de transtornos para o contribuinte, além da morosidade excessiva na tramitação de processos. Ainda há muito avançar, mas, pelo menos, esses primeiros passos já serviram para guindar Uberaba a uma posição de destaque entre as cidades inteligentes do país e a segunda em Minas Gerais.

Perdeu a graça

Prefeito Paulo Piau postou ontem nas suas redes sociais as explicações sobre os insumos da saúde que estavam escondidos no alçapão do Centro de Zoonoses e foram “descobertos” pelo vereador Thiago Mariscal. Logo na sequência postou uma informação ligeira sobre a Ceasa. Por incrível que pareça, teve mais gente comentando a segunda.

Tudo novo

Depois de 10 anos, a partir do dia 30 a programação da Rádio Transamérica sairá do ar em Uberaba. Comunicado nesse sentido foi feito pelo comunicador Tony Carlos, que comandava a emissora na cidade. Na mesma frequência 99.5MHz surgirá a Rádio América, com programação exclusivamente local, segundo Tony Carlos.

Como assim?

Até quando a empreiteira encarregada das obras de drenagem da avenida Terezinha Campos Waack vai continuar torturando os moradores? Ontem, por volta de 15h, não havia um único operário trabalhando no local. Apenas podia ser visto um tubulão no meio da rua, ou melhor, da terra. Socorro!!!

Já pra rua!

Na reunião do secretariado esta semana, o prefeito Paulo Piau puxou as orelhas de seus secretários, dizendo que não basta serem técnicos ou bons gestores. Precisam ir para rua fazer política, olhar a população “olho no olho”. Foi um mexe e remexe na cadeira que não acabava mais, até o secretário de Saúde, Iraci Neto, ponderou que essa atitude poderia ser mal interpretada pela população, por causa da aproximação das eleições municipais de 2020. E pode mesmo.

Estreia no bairro

Depois de ser voto vencido, o secretário Iraci Neto vai despachar hoje na primeira unidade básica de saúde. Será uma ótima oportunidade para a população falar diretamente com quem resolve (ou pode resolver) os problemas dessa área tão sensível que é a saúde. A população não apenas poderá fazer suas reivindicações, levar suas críticas, como também nortear as ações da administração pública.

Vox Populi

A propósito, o serviço Cidade Ativa, da Prefeitura, tem registrado uma média de 65 ligações por dia, com queixas e pedidos feitos por telefone pelos cidadãos. Detalhe: os atendentes têm de acompanhar o andamento de cada pedido, do começo ao fim, para dar resposta ao cidadão. Esse modelo foi inspirado no telemarketing ativo da Codau, serviço que conseguiu minimizar muito o volume de queixas sobre vazamentos de água e esgoto.

Troca

Pode haver mudança no primeiro escalão do governo municipal nas próximas horas. Uma das pastas que vêm se sobressaindo nos últimos tempos, realizando um bom trabalho, poderá mudar de mãos nas próximas horas. Assunto está sendo tratado discretamente na Prefeitura, mas, segundo consta, a situação já é tida como irreversível. A conferir.

Crescimento

Depois de lançar com sucesso o Residencial Petrópolis, condomínio fechado de apartamentos financiados pelo programa Minha Casa Minha Vida, a Construtora Laterza já se prepara para mais um lançamento imobiliário. Desta vez serão casas. Esse lançamento está previsto para o mês que vem. Desfrutando de prestígio e credibilidade no mercado, a Construtora Laterza atua em várias frentes, com empreendimentos imobiliários em Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo.

Residencial Petrópolis é o mais recente lançamento da Construtora Laterza, em Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por