ALTERNATIVA

Donos de postos não gostaram de aplicativo desenvolvido pela Codiub

Lídia Prata
Publicado em 13/09/2019 às 06:57Atualizado em 18/12/2022 às 00:14
Compartilhar

Viva a tecnologia!

Já está dando o que falar essa história de aplicativo desenvolvido pela Codiub para monitorar os preços dos combustíveis na cidade. Por ele, o cidadão poderá saber em qual posto o litro da gasolina está mais barato, assim como identificar o posto mais próximo de onde estiver, entre outras funções. Os donos de postos de abastecimento não gostaram nadinha da ideia, claro, porque terão de informar alteração de preço toda vez que ela ocorrer, para atualização no aplicativo. Por enquanto o aplicativo não está disponível, porque precisa de legislação para regulamentar a forma como os dados serão alimentados etc. Mas esse detalhe é uma questão de tempo. Pouco tempo – espera-se.

Recomendação do MP

A propósito, a promotora Monique Mosca enviou recomendação à Câmara Municipal para que elabore projeto de lei dispondo sobre a obrigatoriedade da informação pública e imediata dos valores cobrados pelo litro dos combustíveis nos postos revendedores. Os vereadores têm prazo de 20 dias para apresentar à Promotoria de Defesa do Consumidor as medidas que vierem a adotar. Essa medida poderá agilizar a solução para o aplicativo desenvolvido pela Codiub, facilitando a vida dos uberabenses proprietários de veículos.

Transparência já

Na verdade, os postos de combustíveis já são obrigados a afixar os preços praticados em local visível, de fácil identificação pelo consumidor. O aplicativo nada mais fará do que disponibilizar essas informações com ajuda da tecnologia. Ou seja, o cidadão poderá consultar os preços pelo celular, baixando o app. Simples assim. Só vai virar problema para os donos de postos se houver reajuste simultâneo de preços em igualdade de valores (configurando cartel), ou se o preço anunciado no aplicativo for diferente daquele praticado pelo posto, na bomba.

Psiu!

Vereador Samuel Pereira voltou a ser alvo de espancamento moral pelas redes sociais, desde que postou opinião favorável à implantação de aplicativo para controle dos preços dos combustíveis. Foi chamado de oportunista e muito mais.

Preto no branco

A operadora de planos de saúde Hapvida recebeu ontem, finalmente, sinal verde do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para adquirir 75% da RN Saúde, por R$53 milhões.

A caminho

Primeira etapa do georreferenciamento está concluída: o mapeamento aéreo da área urbana e as visitas terrestres in loco já foram feitos. Todos os voos ocorreram em agosto, para subsidiar o mapeamento com imagens do alto. Já as visitas técnicas tiveram por objetivo conferir se os imóveis têm dois ou mais pavimentos, entre outros detalhes imperceptíveis do alto. É um trabalho semelhante ao que faz o Google, porém com mais detalhes. Já as visitas terrestres, para se ter uma ideia, foram feitas em todas as ruas da cidade, uma por uma, até nos bairros novos do Minha Casa Minha Vida e comunidades rurais. Próximo passo será o cadastro técnico, que é um minicenso, que já está em andamento.

Consultas online

Segundo o presidente da Codiub, responsável pelo georreferenciamento em Uberaba, quando o trabalho estiver totalmente concluído será possível disponibilizar até mesmo o Plano Diretor online, para o cidadão fazer suas consultas a partir do trabalho de cartografia. Ou seja, você poderá buscar informações online sobre o que prevê o Plano Diretor, a ponto de se livrar da famigerada consulta prévia para construção de imóveis, localização de empresas, viabilidade de loteamentos etc. Poderá agilizar bastante o que hoje demora um bom tempo e consome uma papelada (e paciência) dos cidadãos.

Olha a facada!

Claro que esse é o lado bom do georreferenciamento, mas, para nós, contribuintes, ele representa a certeza de reajuste de IPTU. Talvez o reajuste não venha de imediato, mas, assim que todas as etapas do “geo” estiverem concluídas, não escaparemos. Fava contada!

Prontuário eletrônico

Prontuário eletrônico já está em funcionamento na rede municipal, totalmente integrado ao SUS. Segundo o presidente da Codiub, Denis Silva, o serviço só não foi lançado oficialmente ainda porque o prefeito Paulo Piau pretende apresentá-lo juntamente com o cartão cidadão, que é aquele cartão virtual contendo a “vida” do uberabense para acesso aos serviços públicos municipais.

Sinal de alerta

Semana de trânsito em Uberaba começa na terça-feira. Bom seria incluir na programação um monitoramento efetivo de condutores de motocicletas que não têm o menor respeito pelos pedestres e pelos motoristas no trânsito urbano. Está insuportável conviver com certos motociclistas que andam em ziguezague, com cano de escapamento da moto aberto, e tiram “fino” dos retrovisores dos carros ou dos pedestres que atravessam as ruas.

Absurdos

Excesso de obstáculos à liberação e renovação de alvarás pelo setor de Vigilância Sanitária tem deixado empresários em pé de guerra com a Prefeitura. O segmento da alimentação vem padecendo diante de exigências consideradas inexequíveis e totalmente descabidas. Alô, prefeito! Convém ouvir os comerciantes para saber o que está acontecendo...

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por