ALTERNATIVA

Paciente com suspeita de sarampo que fugiu da UPA foi localizada

Lídia Prata
Publicado em 12/09/2019 às 07:02Atualizado em 18/12/2022 às 00:11
Compartilhar

Providências de imediato

Paciente com suspeita de sarampo que evadiu-se da UPA dias atrás já foi localizada pela equipe da Vigilância Epidemiológica e submetida a coleta de sangue para exames. Material foi enviado a Belo Horizonte, ontem, para confirmação ou não das suspeitas. Segundo o superintendente regional Maurício Ferreira, o Estado está monitorando o caso juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde.

No encalço

Diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica no município, Robert Boaventura conta que as equipes ficaram no encalço da moça para as providências, já que o sarampo é contagioso e, para virar um surto, não custa nada. Na primeira oportunidade os agentes foram à casa da paciente, não a encontraram, mas apenas sua avó, que foi vacinada de pronto. Em seguida foram vacinados os vizinhos e colegas de trabalho. E, ontem, mais pessoas de relacionamento de amizade com a moça compareceram espontaneamente para a vacinação. No total, foram 70 pessoas vacinadas por conta dessa paciente fujona.

De olho

O superintendente Maurício Ferreira alerta que é “importante esclarecer que não existe vacina 100% eficaz. Estando diante de epidemia, acontece uma ‘batalha’ entre capacidade viral e a defesa do indivíduo”. Mas, nem por isso as pessoas devem negligenciar a vacinação.

Tem mais

Além da moça que se evadiu da UPA, há outros três casos suspeitos de sarampo na cidade. Mas, segundo Robert Boaventura, os três estão estáveis, aguardando o resultado dos exames vir de BH.

Menos graves

Já em relação ao surto de caxumba registrado em várias cidades mineiras, Robert Boaventura garante que em “Uberaba está tudo dentro da normalidade” e não há com o que a população se preocupar. Segundo ele, essa é uma patologia mais comum, não inspirando ações mais abrangentes, como no caso do sarampo.

Na mão

O governo federal mandou recolher todos os lotes da vacina pentavalente, importados da Índia. Foram reprovados pelo Instituto Nacional de Qualidade em Saúde. Nos postinhos de Uberaba já está em falta essa vacina que previne contra tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e hemófilo B. Nova remessa da pentavalente está prevista para chegar aqui em outubro ou novembro.

Na bronca

Deputado federal Franco Cartafina usou suas redes sociais para criticar a intenção do governo federal de recriar a CPMF. E disparou: “O que se espera de um governo que tem um ministro da Economia de formação liberal é a racionalização da cobrança de impostos. Jamais o aumento. Ainda mais com a recriação de um imposto odioso e injusto, como a CPMF, que estão chamando de outro nome só para camuflar. Chega de tanto imposto! Não contem com meu voto para isso”.

Serenidade já!

Também nas redes sociais, o senador Antonio Anastasia (PSDB) não tem poupado críticas ao que chamou de postura de radicalismo do presidente Jair Bolsonaro na política externa, ao comprar brigas com chefes de Estado, como a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente da França, Emmanuel Macron. “Precisamos ter serenidade, equilíbrio e um pouco mais de calma”, disse o ex-governador de Minas, frisando que o Brasil deve buscar aliados e não “inimigos” internacionais.

Fora de foco

Anastasia também se manifestou inconformado com a política adotada pelo Ministério da Educação, atualmente. Para ele, o foco está totalmente equivocado. E criticou os cortes de recursos das universidades, prejudicando frontalmente as pesquisas científicas. “Isso é gravíssimo”, disse Anastasia, que é professor universitário.

De fininho

Vinda do deputado federal Aécio Neves a Uberaba, no fim de semana, passou praticamente em branco, tanto quanto a presença do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, do PSDB. Os dois políticos aqui estiveram paraninfando o casamento do ex-deputado tucano Caio Narcio com a advogada Ana Lucília Reis.

Pé no acelerador

Levantamento feito pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico revela que Uberaba está na contramão da interminável crise no Brasil. Atualmente há 28 empresas em construção (incluindo a fábrica da cervejaria Petrópolis), outras 27 aguardando início de obras, mais 13 com processo tramitando na Prefeitura. Aguardando conclusão de infraestrutura são 37 empresas. Segundo o secretário José Renato Gomes, nesse levantamento há empresas pequenas, médias e grandes, e boa parte delas é local.

Cuidado!

Previsão de tumulto hoje no trânsito nas ruas Álfen Paixão e Afonso Ratto e adjacências, com o início das obras de drenagem naquelas vias. Prefeitura distribuiu nota garantindo que os desvios estarão devidamente sinalizados, até porque as obras vão afetar também o itinerário do transporte coletivo urbano. Tanto a Afonso Ratto quanto a Álfen Paixão são artérias importantes de ligação entre o centro e os bairros Mercês e Santa Marta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por