ALTERNATIVA

Cai o número de mortes registradas nas UPAs da cidade

Lídia Prata
Publicado em 11/09/2019 às 07:13Atualizado em 18/12/2022 às 00:09
Compartilhar

Divulgação

Florêncio Borges, Marcelo Paiva, Toi, Lucy Jardim e Fábio Lacerda comemorando o merecido prêmio conferido pela Abrasce ao Shopping Uberaba pelo projeto Talentos Cidadania

Voz da comunidade

Enquanto algumas audiências públicas são realizadas apenas para cumprir tabela, outras registram participação efetiva da comunidade. Nesse segundo caso esteve a audiência pública dessa terça-feira, para discutir a Parceria-Público-Privada de construção de usinas fotovoltaicas. Empresários que atuam no segmento de energia limpa e renovável levaram várias sugestões ao prefeito Paulo Piau. O objetivo dessa PPP é justamente conseguir economia substancial para os cofres públicos com redução nos gastos com energia elétrica.

Longo prazo

Ao todo serão três usinas fotovoltaicas, que importarão em investimento da ordem de R$62 milhões. Justamente por se tratar de um investimento de grande porte, o contrato da PPP será de 25 anos, para compensar o aporte de recursos da iniciativa privada. A licitação, no caso, deve estar concluída até o fim do ano. Pelo menos esta é a expectativa do prefeito Paulo Piau.

Em alta

Um dos segmentos que mais têm crescido ultimamente em Uberaba – como no resto do país – é justamente da implantação de sistemas de energia fotovoltaica. Empresas que atuam nesse segmento se multiplicam a cada dia na cidade.

Perigando

Mandado de segurança que barrou a construção da represa da Prainha poderá inviabilizar de vez essa obra. O governo federal ameaça suspender a liberação de recursos de todas as obras que não forem executadas este ano, o que poderá afetar diretamente a Prainha. Como a palavra “rapidez” não encontra significado na esfera judicial, dificilmente essa pendência se resolverá até dezembro. A conferir.

Mapa

Associação dos Moradores do residencial Tancredo Neves está mapeando a flora e a fauna da mata ali existente. Trabalho tem a coordenação do ambientalista José Sidney Silva.

Em queda

Levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde mostra queda expressiva no número de mortes registradas nas duas UPAs da cidade, no comparativo entre 2019 e 2016. Na gestão do secretário Iraci Neto, que assumiu o cargo em janeiro de 2017, no auge do caos instalado na Saúde com a desastrosa atuação da Pró-Saúde. Seis meses depois a Pró-Saúde saiu de cena e a gestão das UPAs passou a ser feita pela Funepu. Pois bem, de lá pra cá, os números vêm sendo acompanhados mensalmente e revelam que foi da ordem de 130% a redução no número de óbitos nas duas unidades de pronto-atendimento, nesses dois anos.

Deu certo

Os números mostram que a gestão das UPAs melhorou muito, desde a saída da Pró-Saúde. Basta dizer que em 2016 foram registrados 246 óbitos só na UPA São Benedito, e outros 382 na UPA do Mirante. Em 2017 os números continuaram assustadores: 329 na UPA do Mirante e 196 na São Benedito. De lá pra cá começaram a cair, embora ainda sejam altos: 155 em 2018 e 106 este ano, até agora, na UPA São Benedito. Na UPA Mirante foram 269 óbitos no ano passado e 170 de janeiro até ontem. É preciso reconhecer que o novo modelo está dando resultado positivo. Mesmo que os problemas ocorram, hoje são infinitamente menores do que na época da Pró-Saúde.

Menino de ouro

Presidente da Codau está entusiasmado com o desempenho do deputado federal Franco Cartafina. Depois da coletiva em que o parlamentar anunciou a liberação de mais de R$5 milhões para a saúde em Uberaba, Luiz Neto frisou que não é fácil conseguir essa façanha, sobretudo para um deputado em seu primeiro mandato e com menos de um ano de atuação no Congresso. “Franco é a renovação política que todos nós queríamos. Estou impressionado com o desempenho dele e com a postura de seriedade nas votações na Câmara Federal” – destacou Luiz Neto, do alto da sua experiência política que já passa de três décadas.

Pra futuro

Franco será o seu candidato a prefeito em 2020? – perguntei a Luiz Neto. A resposta: “Que o Franco será prefeito de Uberaba, não tenho dúvida. Só não sei quando. Mas será pelos méritos dele”.

Viva!

Entre 569 projetos apresentados por shopping centers brasileiros, nosso Shopping Uberaba conquistou o 3º lugar no Prêmio Abrasce com o projeto Talentos Cidadania, de apoio e incentivo a jovens carentes da cidade. Um dos detalhes interessantes desse projeto foi ver como o Shopping conseguiu fazer uma big limonada a partir de um limão amargo. Na época em que os rolezinhos assustavam lojistas e clientes, causando prejuízos e transtornos de toda espécie, o Shopping partiu para um contra-ataque diferente: estimular os talentos da periferia. E descobriu talentos fantásticos! Iniciativa que mereceu o prêmio da associação de shopping centers e merece o aplauso da comunidade.

Sérgio Teixeira

Já na contagem regressiva para se despedir da presidência da ABCZ, Arnaldo Manuel Machado Borges e a esposa Iara comandaram numeroso grupo de funcionários da entidade no desfile do 7 de Setembro em Uberaba. Com eles, os bonecos zebuzinhos, que fizeram a alegria da garotada na avenida

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por