JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 17 de setembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Lídia Prata ALTERNATIVA 04/09/2019

A novela do helicóptero
Anunciado com pompa e circunstância no passado, ainda não parou em Uberaba o helicóptero prometido para operar em resgates de acidentados e transportes de pacientes em estado grave na região. E agora crescem os rumores de que essa aeronave nem voltará pra cá. Pois é. Na época em que foi anunciada, a Aciu liderou movimento para erguer o hangar, quando instada a colaborar para viabilizar a vinda da aeronave. O tempo foi passando e o tal helicóptero, na verdade, pouco ficou em Uberaba, exceto durante a ExpoZebu. Daqui foi levado para as operações de resgate das vítimas da tragédia em Brumadinho. Voltou e logo bateu asas de novo, rumo a Varginha, onde se encontra.

Cadê o dinheiro?
Na segunda-feira, durante reunião de diretoria da Aciu, o presidente José Peixoto não escondeu sua intranquilidade com essa situação, sobretudo diante do zunzunzum intenso dando conta de que o helicóptero não voltará para cá. O motivo seria a discordância dos municípios vizinhos em bancar as despesas operacionais do transporte aeromédico até o Hospital Regional de Uberaba.

Vai voltar ou não vai?
Na manhã de ontem, critiquei essa confusão envolvendo o helicóptero no comentário que fiz no programa JM News, da Rádio JM. Logo em seguida, foi distribuída nota à imprensa para explicar que desde o dia 18 de agosto o helicóptero foi remanejado para Varginha, para substituir aeronave daquela cidade, que se encontra em manutenção. Ok. Mas, convenhamos: a região de Varginha é infinitamente menor que o Triângulo Mineiro. A população daquele município, por exemplo, gira em torno de 130 mil habitantes. Uberaba tem quase o triplo de habitantes, sem contar a população dos municípios vizinhos. Por que então levar o helicóptero daqui pra lá? Ainda que a decisão do remanejamento tenha partido do comando do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), sediado na capital, nada justifica essa opção que não seja a questão política. Pior de tudo é que não há qualquer afirmação, promessa ou previsão de data ou prazo para retorno do helicóptero a Uberaba. A verdade é essa.

Cartas na mesa
A nota oficial da 4ª Companhia Especial de Operações Aéreas ainda esclarece que o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, virá a Uberaba amanhã para visitar o Hospital Regional e se reunirá com os prefeitos da região, juntamente com seus gestores em saúde, para tratar do consórcio de saúde e da permanência do helicóptero em Uberaba. Ou seja: se não houver acordo sobre o custeio das despesas, a aeronave não voltará. Simples assim.

Pobreza de caixa ou de espírito?
Podemos perder o helicóptero Arcanjo por conta de R$40 mil mensais, para serem rateados entre mais de 20 municípios. Pois é. Talvez hoje os gestores de saúde não entendam assim, mas esse valor será pequeno quando um deles precisar de um transporte de urgência ou emergência de saúde para um parente ou amigo...

Chá de aeroporto
Passageiros dos voos da Azul entre Uberaba/BH/Uberaba andam tomando um chá de aeroporto “daqueles”. No domingo, o voo da capital para cá partiu com mais de três horas de atraso. Ontem a façanha se repetiu. Esses atrasos acabam prejudicando o movimento no aeroporto e derrubando os índices de embarques e desembarques em Uberaba.

Stop!
Obras na BR-262 nessa terça-feira deixaram motoristas presos no engarrafamento por mais de uma hora, antes do trevo de Sacramento, no trecho entre Uberaba e Ponte Alta. Haja paciência!

Politicando
Ex-prefeito Anderson Adauto esteve em Uberaba no fim de semana, tendo a política como item principal na sua agenda. A busca por um nome novo da oposição para disputar a sucessão do prefeito Paulo Piau continua. AA retorna à cidade no dia 12, para novas rodadas de conversas com aliados.

Tô fora!
Não há a menor possibilidade de Anderson Adauto vir a apoiar eventual candidatura do ex-deputado Antônio Lerin a prefeito em 2020. “Eu não quis apoiá-lo na eleição passada. Não teria motivo para apoiá-lo agora” – afirmou AA.

Duas frentes
Anderson acredita que o grupo de Paulo Piau poderá ter até dois candidatos a prefeito no ano que vem. Há muito secretário trabalhando para ser “o escolhido” e isso poderá rachar o grupo. A conferir.

Boas novas
Novidade chegando ao Shopping Uberaba: loja pop up da Farm. A marca tem uma pegada jovem, colorida, cheia de charme. Falando nisso, começa hoje, às 18h30, na Praça de Eventos a Estação da Moda, com apresentação da Beth Dorça Cia. de Dança. Em seguida, às 19h, também na Praça de Eventos do Shopping Uberaba, haverá talk show com Juliana Fassarella, vencedora do primeiro reality show de moda no Brasil, realizado pela Rede Globo. Ela falará tudo sobre Primavera-Verão – o que pode, o que não pode, o que é tendência e muito mais. E às 20h, na Entrada B, Jazz na Cozinha, com cardápio italiano assinado pela chef Giuliana Horta. Imperdível!

 

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia