JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 12 de dezembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Lídia Prata ALTERNATIVA 14/08/2019

O que vale?
Mais de 400 pessoas prestigiaram a inauguração do Centro de Soluções Compartilhadas da Mosaic, na tarde passada, dentro do Parque Tecnológico da Univerdecidade. Da cúpula mundial a menores aprendizes contratados há seis meses, a multinacional reuniu seus colaboradores para a apresentação do CSC. Alguns se impressionaram com a simplicidade das instalações, esperando encontrar ali uma estrutura suntuosa ou no mínimo impactante. Não. O espaço da Mosaic é singelo, despojado, e foi concebido para ser funcional. Prédio totalmente desprovido de ostentação. E daí veio mais uma lição da Mosaic aos uberabenses: os tempos são outros.

Inspiração, palavra de ordem
“Queremos inspirar e ser inspirados todos os dias”, disse Carlos Janibelli, o executivo da Mosaic em seu pronunciamento. A julgar pelo cenário ao redor do CSC, cercado por verde e floridas paineiras, certamente inspiração não vai faltar à equipe da multinacional. Porém, o mais importante foi ouvir de Janibelli a confirmação do acerto da Mosaic ao optar por Uberaba para sediar seu CSC. Foram poucas palavras, mas suficientes para lavar a alma dos uberabenses presentes que acompanharam a luta para trazer esse investimento para nossa cidade.

Inveja branca
Por falar em lavar a alma dos uberabenses, o prefeito Paulo Piau puxou a brasa para sua sardinha, enumerando uma série de pontos positivos de Uberaba e ressaltando o orgulho de ter o CSC da Mosaic aqui. Porém, lá pelas tantas, saiu com uma declaração inusitada. Disse que Carlos Janibelli tem a Mosaic não apenas na sua cabeça por 24 horas, mas também no coração. “É como se a Mosaic fosse dele” – disse Piau. E completou: “É assim que eu gostaria que fosse com os servidores da Prefeitura”.

De fora
Além dos quadros da Mosaic, pouquíssimas autoridades foram convidadas para o evento dessa terça-feira. Isso causou um certo mal-estar entre aqueles que gostariam de prestigiar a inauguração do CSC e foram barrados. Teve gente que chiou pra valer nas redes sociais.

De primeira
Todos os instrumentos musicais da nossa maravilhosa Orquestra de Uberaba foram doados pela Mosaic. Nossa Orquestra está sensacional. A cada apresentação mais me encanto com ela.

Pra inglês ver...
Ex-presidente da Aciu, professor Flamarion Batista Leite considera completamente inócuo o decreto que instituiu o parcelamento dos débitos protestados pelo município. “Ao parcelar o débito, o devedor tem de pagar 0,5% de juros mais taxa Selic, além das taxas e emolumentos do Cartório de Protestos. Ou seja, na minha opinião, o resultado será nulo.” Flamarion pondera que os maiores prejudicados com o protesto são justamente os contribuintes mais humildes, pois ficam com o nome sujo e deixam de consumir no nosso comércio. E dificilmente conseguirão saldar o débito corrigido e acrescido de juros, mesmo em parcelas. Pois é.

Próximo passo
Wellington Fontes revelou que a Prefeitura de Uberaba já protestou mais de R$40 milhões em tributos que não foram pagos na oportunidade própria pelos contribuintes. É dinheiro que não acaba mais... O secretário adiantou, também, que o município já prepara execuções judiciais desses títulos, para afastar a prescrição. Isso significa que essa possibilidade de parcelamento dos débitos protestados terá prazo limitado de validade.

Orelha em pé
A propósito, em entrevista à Rádio JM nessa terça-feira, o secretário de Finanças, Wellington Fontes, confirmou que o valor do IPTU 2020 será corrigido, conforme aprovado pela Câmara de Vereadores. Vai dar algo em torno de 15% de aumento. Isso sem contar os efeitos colaterais do georreferenciamento que, se concluído a tempo do lançamento do IPTU 2020, poderá impactar ainda mais o valor do imposto. Ouça o conselho: prepare o bolso!

Novo capítulo
Na novela da liberação dos recursos pelo Estado para custeio do Hospital Regional, ontem foi escrito mais um capítulo. O secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, esteve em BH nessa terça-feira, reunido com o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, e com o subsecretário de Políticas e Ações de Saúde, Marcilio Dias Magalhães. De concreto mesmo só a definição de uma visita “técnica” do secretário de Saúde de Minas Gerais, no fim do mês. Mas até agora nenhum sinal da liberação dos recursos para viabilizar o funcionamento total do Hospital Regional.

E o helicóptero?
Continuam indefinidas a permanência e a operação do Samu Regional do Triângulo Sul, que será base do helicóptero de resgate de vítimas em operações de urgência e emergência.

Final
Idealizado para dar oportunidade e voz aos artistas de comunidades e presentear o público com eventos de qualidade realizados nos bairros, o projeto Talentos Cidadania, uma iniciativa do Shopping Uberaba, está entre os finalistas do Prêmio Newton Rique Sustentabilidade, da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). Entre os concorrentes é o único Shopping regional e de administração direta. Os demais estão localizados em capitais e grandes metrópoles, como o JK, de Brasília, e pertencem a grandes redes. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 9 de setembro, às 19h, no Tom Brasil, em São Paulo.

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia