ALTERNATIVA

Obras mal sinalizadas oferecem riscos a pedestres e motoristas

Lídia Prata
Publicado em 15/07/2019 às 22:28Atualizado em 17/12/2022 às 22:31
Compartilhar

Mais respeito, por favor!

Não sei por que as obras públicas em Uberaba são tão mal sinalizadas. O descaso com a segurança de motoristas e pedestres é absurdo. Parece que essa negligência é proposital, ou “norma” de conduta, porque se repete por todo canto da cidade. Foi assim na obra de “revitalização” do calçadão, onde até cartaz escrito à mão foi colocado, num improviso inadmissível. E assim tem sido uma constante. Agora se repete na obra da avenida Terezinha Campos Waack, esquina com rua Angélica, que se arrasta há meses. Além de demorada, a sinalização é muito precária. Para começar, nem mesmo um desvio decente para o trânsito foi providenciado. O motorista é surpreendido por uma montanha de terra quando já está em cima da hora de frear. Nas ruas adjacentes não é diferente. Nenhuma providência foi tomada para advertir motoristas sobre a obra à frente, ou indicar rotas alternativas. Uma vergonha essa situação. Francamente! A Prefeitura é eficiente na fiscalização às obras particulares, mas não faz o dever de casa com as suas próprias obras.

Leitos de sobra

Por incrível que pareça, estão sobrando leitos na rede hospitalar de Uberaba. Denúncia feita pelo ex-gestor do Hospital Dr. Hélio Angotti, Felipe Toledo, foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde, Iraci Neto. Parece um contrassenso, porque muitos se queixam das dificuldades de conseguir transferência das UPAs para os hospitais, por falta de leitos. A explicação é simples: pelo SUS, há um limite de recursos para a “compra” desses leitos para atendimento a pacientes da rede pública, enquanto hospitais particulares dependem hoje frontalmente de convênios com planos de saúde. E, com a crise que se arrasta há anos no país, cada vez mais pessoas dependem do SUS.

Casos específicos

Segundo Iraci Neto, o Hospital Dr. Hélio Angotti tem muitos leitos ociosos porque é um hospital especializado no tratamento oncológico. Isso restringe seu atendimento à oncologia. Por se tratar de um hospital filantrópico, sem fins lucrativos, atende 60% pelo SUS, sendo que outros 40% seriam destinados a atendimento particular. A solução, no caso, seria mudar o perfil de atendimento, para ser mais abrangente. Mas essa mudança depende de decisão da direção do hospital, que é privado. Ou buscar parceria com os novos planos de saúde que estão chegando a Uberaba. Fora isso, o HHA viu continuar com leitos ociosos.

 Demanda reprimida?

Não só o HHA tem leitos fechados. O Mário Palmério Hospital Universitário e o Regional estão não mesma situação. No caso do HR já se tem falado muito sobre o assunt sem recursos dos municípios e do Estado não há como colocar o hospital em funcionamento com sua capacidade plena. Já o Mário Palmério também tem uma ala inteira fechada, com leitos ociosos, mas é um hospital geral, voltado para média e alta complexidade. Portanto, também depende de planos de saúde para colocar essa ala em funcionamento.

Já era

Ainda na avaliação do secretário Iraci Neto, o fechamento do Hospital São José não causou impacto negativo algum no sistema público de saúde. Isso porque prestava um único serviço ao SUS, que era hemodiálise, mas o atendimento foi absorvido pela rede pública, sem traumas.

Tarefas definidas

Prefeito Paulo Piau comandou a reunião de secretários nessa segunda-feira, antes de embarcar de férias para Portugal. Ouviu o relatório dos seus colaboradores, um a um. Distribuiu uns puxões de orelha e, por fim, passou as diretrizes para os próximos dias aos participantes. Avisou que vai cobrar o cumprimento das tarefas, no seu retorno.

Museu dos Esportes

Antes de sair de férias, Piau determinou à Funel que viabilize o projeto para a criação de um Museu dos Esportes. A ideia é resgatar a história esportiva do município, através dos atletas, campeonatos, etc. Expoentes do futebol, como Dejalma Santos, Alvaro Lopes Cançado (o Nariz) e outros mais, estarão inseridos nesta história. Sem contar que um projeto deste abre as portas para políticas públicas importantes na área esportiva. Questionado, o prefeito fez suspense e não deu detalhes, mas garantiu que nos próximos meses novidades serão anunciadas, dentro do Plano 200, que já tem movimentado a cidade com obras e ações.

Mais uma!

A propósito, o Teatro Experimental de Uberaba, o TEU, também vai passar por “revitalização”. Sinceramente, já perdi as contas de quantas reformas foram feitas no imóvel ao longo de sua existência. Será mais uma. Tomara que a próxima coloque o TEU em condições de ser utilizado de verdade pela comunidade.

Depois de desacatar o colega Fernando Mendes em vídeo repleto de baixaria, postado em rede social, o vereador Thiago Mariscal colocou um tênis sujo em cima da mesa, em plena sessão da Câmara ontem. Foi mais uma provocação a Fernando Mendes que, na categoria, "enquadrou" Thiago Mariscal. Foi um sermão daqueles! Já estava na hora de um basta nessas molecagens

Sucesso!

Estreia do professor Marco Antonio Villa no jornal “Primeira Hora”, transmitido pela Rádio JM, foi um enorme sucesso. Comentários na medida exata, sem alisar, muito menos atacar gratuitamente ninguém. O cara é muito bom! Vale ouvi-lo a partir de 7h30 na 95.5 FM.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por