JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 21 de agosto de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Lídia Prata ALTERNATIVA 15/05/2019

Jogo duro
Os sujismundos podem se preparar. Prefeitura irá endurecer ainda mais as regras – e multas – para quem for pego jogando lixo em local indevido. Foi o que garantiu o prefeito Paulo Piau à colunista. Decisão foi tomada a partir de sugestões do secretariado, na reunião de segunda-feira, quando a explosão dos casos de dengue na cidade dominou a pauta. Além disso, a Sesurb tem recolhido toneladas de lixo nos bairros e logo em seguida os mesmos locais estão entulhados de tranqueira novamente.

Viva a sujeira!
Os números de recolhimento de descarte em Uberaba chegam a ser inacreditáveis. Números oficiais já revelam a retirada de mais de 60 toneladas de lixo num único bairro. Em outra região da cidade foram necessárias 20 viagens de caminhões para retirar o lixo. Verdadeiro absurdo! Além de restos de material de construção, que só serve para dar moradia a escorpião, os fatídicos saquinhos de supermercados cheios de lixo doméstico também são descartados aos montes nos terrenos baldios. E são justamente estes que atraem roedores, baratas, escorpiões, quando não servem de criadouro para o mosquito da dengue...

Força-tarefa
Aproveitando o período de estiagem, o serviço de cata-treco e limpa-entulho da Sesurb será intensificado, com o objetivo de eliminar possíveis focos do Aedes. Mas, claro, não basta o Poder Público agir. É preciso que cada um de nós faça sua parte, cuidando do próprio quintal. Paralelamente, um mutirão da capina vai focar na limpeza dos terrenos públicos numa primeira etapa. Em seguida a Prefeitura vai limpar os terrenos particulares e mandar a conta aos proprietários. E não pense que sairá barato para os particulares: a Prefeitura vai fazer a cobrança, sob pena de protesto.

Agora vai
Sabe aquele esqueleto de prédio abandonado pela falida Encol, em frente do Colégio Marista? A Portal Construtora está assumindo a gestão da obra para terminar a construção. Segundo o empresário Roberto Velludo, cap da Portal, nessa primeira etapa estão sendo feitas atualizações necessárias ao projeto original, que era de 1995. Além disso, o prédio já foi dedetizado, assim como a piscina lavada, de onde foi retirado um palmo de lodo. Próximo passo será lavar a estrutura toda. Com isso, a vizinhança finalmente vai se livrar dos ratos, baratas, pombos, assim como dos drogaditos que usavam o local como “casa”. Em dois anos no máximo o prédio estará em condições de ser habitado, acredita Roberto.

De primeira
Em matéria de investimentos do setor da construção civil em Uberaba, um deles deve revolucionar o mercado local. Trata-se de um empreendimento voltado para a área da saúde, próximo ao Hospital Mário Palmério. No local, a Portal vai erguer um prédio de seis pavimentos destinado a clínicas, hospital-dia, consultórios compartilhados, restaurante, SPA, academia, laboratório, etc. Esse modelo é inédito por aqui, mas já existe em outras cidades de grande porte no país e no exterior.

Casa nova
Assinado pelo arquiteto Marcondes Nunes de Freitas, o projeto da sede do Parque Tecnológico de Uberaba foi apresentado esta semana ao prefeito Paulo Piau. Entre outras finalidades, o prédio vai abrigar startups e servir de laboratório para desenvolvimento de projetos na área de tecnologia. Projeto agora passa pela prova de fogo: a fase de orçamento, na Seplan.

Em alta
Sine municipal, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, fechou o mês de abril com 5.524 atendimentos prestados e 603 vagas captadas. Foi o mês de melhor desempenho do Sistema neste ano. No mês anterior, os atendimentos foram bem menores: 3.954, assim como o número de vagas preenchidas foi o menor do quadrimestre, apenas 171. De janeiro a abril o Sine captou um total de 1.570 vagas.

Emprego à vista
Somente ontem entrou no sistema do Sine a oferta de 255 vagas de emprego geradas pelas M Roscoe, responsável pela construção da fábrica da Cervejaria Petrópolis (leia-se Itaipava) na BR-050. De servente de pedreiro a auxiliar de departamento pessoal, a construtora está contratando mão de obra local.

Clima tenso
Discussão acirrada entre a superintendente de Ensino, Marilda Ribeiro, e servidora ligada ao Sind-UTE levou a sindicalista a necessitar de atendimento médico nessa terça-feira. A servidora foi socorrida por equipe do Samu, depois do bate-boca, e levada para hospital da cidade. Pois é. Numa repartição pública da área da Educação era de se esperar debate de ideias ou de posições ideológicas num nível de respeito e civilidade, sobretudo considerando a origem política de ambas: o Partido dos Trabalhadores.

Protesto
Vereador Agnaldo Silva usou a tribuna da Câmara Municipal para denunciar a desativação da Delegacia da Receita Federal em Uberaba, para ser transformada em mera agência de atendimento. Agnaldo já acionou o deputado Franco Cartafina para tentar evitar a medida, que trará enormes prejuízos ao desembaraço de mercadorias no Porto Seco e, por outro lado, à repressão ao contrabando, entre outros. Pois é. Só falta Uberaba perder mais essa...

Atualização
Fundadora e vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Sabin, Janete Vaz estará em Uberaba hoje para o Encontro Regional de Gestão de Pessoas, à tarde, no Bookafé. Também virá à cidade nessa quarta-feira a especialista em programas de CRM para o varejo, Patrícia Barizon. A convite do Shopping Uberaba, ela vai falar aos lojistas sobre “Como transformar seus melhores clientes em embaixadores da sua loja”.

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia