JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 02 de abril de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Jorge Nabut JORGE ALBERTO 26/03/2020

UM ITALIANO EM UBERABA

MOTIVADO por uma morena uberabense, Marcela, há oito anos o italiano Domênico Nicoletti (Nico) radicou-se em Uberaba. Não foi o primeiro a fazer isso e nem será o último, felizmente. Ele é nascido em Cantu, região produtora de mobiliário contemporâneo tornado famoso na Feira Internacional de Milão – a maior do mundo. Aos 47 anos, Nico é homem feliz e aqui se defende trabalhando como barman e exímio professor de italiano, com aulas presenciais e, agora, virtuais.

• Feliz, mas preocupado com a família que reside no epicentro do novo coronavírus, a região da Lombardia. No dizer dele, na Itália as pessoas ficam trancadas dentro de casa. A irmã, gerente de supermercado, precisa de permissão da polícia para sair de casa. Nos supermercados italianos entram de 10 em 10 pessoas – excelente procedimento para ser adotado no Brasil. E o atendimento é feito à distância de 1,5 metros a 2 metros.

• Em Uberaba, Domênico está à frente da Associação Cultural Italiana do Triângulo Mineiro, através da qual tem levado gente daqui a São Paulo para visitar exposições como a dos 500 anos de Leonardo da Vinci e ao Eataly, espaço dedicado à culinária de seu país. De uma maneira ou de outra, a pandemia acabou reforçando o grupo que não para de crescer. Domênico está em contato, direto, com o consulado italiano em Belo Horizonte e através dele pretende reforçar os laços que ligam a Itália ao Brasil, Belo Horizonte e Uberaba. Vamos dar força ao italiano brasiliano. Avanti, Nicoletti!


Domênico Nicoletti com Marcela na galeria Vittorio Emanuelle em Milão


À frente da Associação Cultural Italiana do Triângulo Mineiro, Domenico Nicoletti desenvolve aproximação dos descendentes de italianos levando-os a eventos culturais

TROPEIO NA NOSSA CASA

FICANDO em casa, como fazemos, comer é um dos prazeres mais em evidência. E aqui vai a dica. Para as sextas, sábados e domingos, o Restaurante Tropeiro aceita encomendas para seus mais cobiçados pratos: bacalhoada, moqueca de peixe nobre, frango caipira e filé mignon ao molho madeira. Pode pode ligar, 3321-7510 ou usar o aplicativo iFood. Com tempo de sobra, você monta a mesa, linda, e se serve como em banquetes. O Tropeiro cuida do principal: a comida.


Delicioso e suculento filé ao molho madeira que leitor poderá encomendar ao Restaurante Tropeiro às sextas-feias, sábados e domingos

NOVIDADE

Enquanto o vírus não passa, o colunista vê, em primeira mão, investimento na night a partir de abril. Já demos prazo para este vírus acabar. Queremos mais é dançar!

 

HUMOR


Fiz este bolinho de arroz, mas ninguém quis comer; por que será?

BONS HÁBITOS

Lavar as mãos é um ato reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um dos principais instrumentos contra epidemias. O Colégio Nossa Senhora das Dores, desde cedo, conscientiza seus alunos a terem bons hábitos de higiene, inclusive o de lavar as mãos antes de qualquer refeição e depois de usar o banheiro, ensinando a forma correta de higienização: lavar as palmas das mãos e os espaços entre os dedos, lavar as pontas dos dedos e as unhas e lavar a parte superior das mãos e os pulsos. Educar é também criar hábitos que ajudarão a manter a saúde dos alunos para toda a vida.

 
Desde cedo, os alunos do Colégio Nossa Senhora das Dores aprendem a cuidar da higiene pessoal, criando assim hábitos importantes para a preservação da saúde.

Foto/Marise Romano


Felipe Aita Sabot em momento clássico nos estúdios de Marise Romano


Por conta do vírus, foi adiada inauguração do busto do importante historiador Hildebrando Pontes que a querida neta, Romelia Pontes Zaidan doa ao Arquivo Público de Uberaba; passa logo, vírus


Se fosse hoje, cada um estaria a dois metros de distância um do outro rssss


Revival - Em tempo de velhas amizades: Luiz Alberto Molinar, o colunista, Pratinha, que deixou boa lembranças pelo que fez pela cultura local, e Heitor Átila Fernandes

MALHANDO COM O UIRAPURU

SUPER criativa, a equipe de professores da Academia Fit Uirapuru criou programa dos mais espertos para o associado manter a forma e o pique, mesmo estando em casa. Todos os dias, são feitas lives pelo Instagran @fituirapuru. Ás 17 horas o celular e o computador começam a vibrar com a sonzeira e o ritmo acelerado das aulas da Fit. A cada dia, uma aula diferente; a de zumba, esta semana, levou nada menos que 300 pessoas a malharem em casa. Coordenador Adolfo Ganzarolli vibrando com a aceitação do associado.

Em tempo de reclusão caseira, as aulas da Academia Fit Uirapuru são feitas lives pelo Instagran @fituirapuru.

 

TAPETE VOADOR

Boticelli – Segundo Domênico Nicoletti, o pintor italiano, Sandro Boticelli será atração de maio na Casa Fiat, em Belo Horizonte. Isso, se nenhum vírus atrapalhar.

• Casa Fiat – Caso até maio já possamos dançar frevo e tirolesa nas ruas, a ida a Belo Horizonte será o melhor programa do ano. Sandro Boticelli é uma das grandes maravilhosas produzidas pela Itália n auge da arte mundial: a Renascença.

• Época de ouro, brilhante platina – E falando sobre o Renascimento italiano, o período foi muito bem focado por Ana Cristina Andrade na abertura da nossa série sobre a Itália.

• Mensagem – Veio de Myrian Furtado o satisfatório de bem-resumido comentário sobre nossa primeira coluna da série sobre a Itália: “Bela página. Jornalismo de qualidade”.

• Pena de morte – Como curiosidade, a coincidência da quaresma com a quarentena provocada pelo novo coronavírus. Enquanto uma sugere, aos olhos de hoje, o recolhimento, a outra no obrigada a ficar em casa, sob pena de morte – literalmente e fisicamente.

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia