JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 05 de abril de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Jorge Nabut JORGE ALBERTO 19/03/2020

ALUNOS VISITAM O ARQUIVO PÚBLICO
NAS TARDES dos dias 10 e 11 de março, mês em que Uberaba comemora seu bicentenário, tivemos prazer de receber no Arquivo Público de Uberaba as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Nossa Senhora das Dores. Além de participarem de palestra sobre Uberaba, eles puderam conhecer a história de nossa cidade, pessoas que contribuíram para o seu desenvolvimento e que registraram seus feitos em documentos e fotos, fatos importantes e que hoje integram o precioso acervo da entidade.

Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais visitam o Arquivo Público de Uberaba pelo projeto Revisitando Uberaba do CNSD; aprofundando estudos sobre os bairros, distritos e a cidade

NATAL INVERTIDO
SEGUNDA-FEIRA, 16 de março. A corrida aos supermercados me deu a impressão de véspera de Natal. Difícil encontrar vaga no estacionamento e, mesmo com prateleiras lotadas, graças a Deus e aos homens que produzem essas maravilhas (agora nós damos valor ao saquinho de arroz), as pessoas compravam sem parar. Ao contrário das compras de fim de ano, abundantes de supérfluo – bolachas recheadas, refrigerantes, etc –, eram os mantimentos básicos para se viver que lotavam os carrinhos. Pela primeira vez, a noção de realidade do consumidor brasileiro diante de filas imensas, com mais de duas horas de espera para atingir o caixa – que alívio –, o que fez dissipar a noção de festejo de fim de ano.
• O que temos pela frente, caro leitor, é o Natal invertido, uma festa de cabeça para baixo, não à espera do Menino Jesus, mas à espera do nada, da incerteza. Porém, nem tudo está perdido, claro, nunca esteve. Já há exemplos notáveis da superação da crise provocada pelo coronavírus. E a Coreia é um deles.
• Pois que usemos a razão, dividamos os produtos do supermercado com os irmãos, que também vão às compras, e dividamos, sobretudo, as responsabilidades de prevenção e precaução contra a doença que, logo, logo terá data de validade vencida.


Ana Cristina Andrade com a afilhada Maria Fernanda e o sobrinho Felipe no chá de fraldas de Rafael


Bruna, de verde, e Felipe receberam no chá de fraldas para o filho Rafael; na foto, com Diogo e Marina, Viviane e Thiago, Meg Andrade, Maria Fernanda e Fernando Andrade
Fotos/Babi Magela


Primogênita Maria Fernanda com os pais, Felipe e Bruna, à espera do caçula, Rafael


Pieroni


Marcos Ribeiro e Katia com a pequena Isabela


Gabi com os pais, Mariana e Flávio Bichuette, no chá de Rafael


TAPETE VOADOR
• Atenção! – Em Uberaba, tudo fechado: Pan Mac, Arapuã, Chopão, Galo de Ouro, Sorvetão, Disauto, Drogajato, Solar 17, Bar do Yassu, Bar do Dica, do Pantera, do Polenta, do Antero, Chaparral, Buraco da Onça, Três Coroas, Catetinho, Vira-Copos, Espelho, Tip Top, Clube Sírio Libanês e ninguém se hospeda mais no Grande Hotel e no Regina Hotel – Um caos! Evidentemente, o bom humor veio dos nostálgicos que circulam pelas redes sociais. E o bom-humor é o antídoto para os maus presságios que andam por aí.

• Som sem vírus – Devido ao fechamento de sua casa, a Filarmônica de Berlim, tida como a maior do mundo, em razão da epidemia mundial de coronavírus, decidiu combater o silêncio forçado com acesso gratuito à sua plataforma digital (www.digitalconcerthall.com). Até 31/03, o usuário poderá registrar-se com o código BERLINPH, que permite acesso gratuito aos concertos e documentários do arquivo. Acervo incrível, on demand também. Maravilha ter em casa nossa Sala de Concertos Digitais.

Fotos/Rose Dutra


POR LÁ - Restaurador e empresário Adriano Furini no evento que movimentou o Shopping Uberaba


PRESENÇA - Ilka Maria recebeu escultura de papier maché de Ciriani, a ser leiloada para a Apae


Artista plástico Marcos Jamal faz doação de tela para a Comunidade Terapêutica Nova Jerusalém

 


Em ação social do Shopping Uberaba, Aguimar com Maurício Farias, que doou peças para o Instituto dos Cegos, e Ronaldo Amâncio, que deixa a presidência da Fundação Cultural para reassumir a pasta de vereador


Depois de comemorar niver no Rio de Janeiro, Lúcia Toledo Lasmar bisou o brinde com o marido, Kleber, e os filhos Lauanda e Gustavo

 

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia