JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 17 de setembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Jorge Nabut JORGE ALBERTO 03/09/2019

COMEMORAR EM TIRADENTES

FESTIVAL Internacional de Gastronomia foi álibi para que amigas de Rose Paolinelli a acompanhassem à colonial Tiradentes, onde comemoraram o aniversário dela, no último fim de semana. À alta gastronomia, que ocupou mais de dez espaços da cidade, somaram-se atrações musicais de alta qualidade, como o concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, uma das melhores do país.

 
Todo o grupo de Rose Paolinelli, numa das pousadas mais charmosas de Tiradentes

 
Uberabenses no famoso centro de artesanato mineiro Bichinho, próximo a Tiradentes, onde construíram estas casas engraçadas

SANTANA ENCANTA

Uma das imagens de Santana no museu de Tiradentes

ANIVERSARIANTE Rose Paolinelli e amigas se encantaram com o Museu de Santana, criado pela valente e dedicada investidora Ângela Gutierrez, que, como diz o ditado, “comeu o pão que o diabo amassou” com o Iepha – Instituto Estadual de Patrimônio de Minas Gerais, para fundar o museu, às próprias custas, para enriquecer os quadros culturais da cidade histórica de Tiradentes. Passados os desgastes, veio o prazer de ver o projeto realizado, no mesmo alto padrão de museografia e museologia já feitos no Museu do Oratório, outra investida sua, em Ouro Preto. • O texto do último secretário de Estado da Cultura de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo dos Santos, sobre a senhora Santana, para o catálogo do museu, é obra-prima analítica, histórica e literária.

CONVIDADAS BEM-VESTIDAS 

Foto/Jairo Chagas

Tons de bege e negro são apostas na discrição de Ivalda Modas em eventos agendados para setembro

ABERTA agenda de setembro, com inclusão de comentadíssimos casamentos, concertos, lançamentos e inaugurações. Tudo isso motiva visitas à Ivalda Modas, que renova o estoque e inova nas propostas, com toques de Primavera-Verão. Setembro muda toda a configuração fashion, colocando Ivalda Modas no centro de interesse das clientes.

 

Fotos/Martinha Sabino

  
Maria Fernanda fez um ano e ganhou bela festa dos pais, Felipe Andrade e Bruna

PIANOS A 40 MÃOS

COMEMORAÇÃO dos 70 anos do Conservatório Renato Frateschi teve início ontem, com Coral Infantil no pátio da Escola, prosseguindo até domingo (8). Evento dos mais movimentados será o concerto de dez pianos a quatro mãos, agendado para sexta-feira (6), às 19h30, no Anfiteatro da PMU.
• Nos teclados estarão Adriana Queiroz, Alda Marçal, Benedita Katia, Benita Babo, Carlo Vinicius Arruda, Cassandra Abrahão, Cristina Arruda, Daniel De Vito, Izabel Cristina Ribeiro, Josefa da Costa, Lucas Dutra, Lucy Fantato, Maria Angélica Maciel, Maria Geisa de Freitas, Maria Luísa Cardoso, Nídia Pagliaro, Pedro Donizete Jr., Rafael Cardoso, Rafael Mariano, Ranielli Tosta. Som batuta do maestro Reginaldo Costa.

CIDADE DAS ÁGUAS

COMUNICADO de ontem (4), da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, dá conta que a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), unidade de Frutal, reivindica conclusão de obras da Hidroex, em busca de solução para passivo da extinta Cidade das Águas, e quer assumir escritura e terrenos. “Alunos, professores e funcionários, assim como moradores e lideranças políticas e comunitárias, reivindicam, também, a transferência, para a universidade, da escritura pública da fundação e dos terrenos onde foi instalada.” Solicitada pelo deputado Raul Belém (PSC), a audiência teve por objetivo discutir o abandono do patrimônio móvel e imóvel da Hidroex, criada em 2009 e extinta em 2016, pela Lei 22.291.• É, não basta sonhar! É preciso pés no chão para executar nossos sonhos.

TAPETE VOADOR

• Gastronomia – Degustando o que havia de melhor no Festival de Gastronomia de Tiradentes, o casal Mariana e Auhy Araújo. Sempre uberabenses por lá. Vale a pena.
• Musicália – Na programação dos 70 anos do Conservatório Renato Frateschi, ontem teve recital de piano de Cecília Maria e hoje terá o de Daniel Vieira, no auditório da própria instituição.
• Musicália II– O título Musicália é homenagem que presto ao importante compositor e maestro Renato Frateschi, criador do conservatório que leva seu nome e que tinha coluna com este nome no jornal Lavoura & Comércio.
• Beatles – Dos filmes mais aplaudidos em lançamento, Yesterday, já na cidade, fala de um cara que, após sofrer acidente, acorda com estranha sensação de que ele é a única pessoa que se lembra dos Beatles; com as músicas de seus ídolos, ele se transforma em um grande sucesso, mas a fama tem seu preço. Recomendo.
• Bacurau – Premiado em Cannes e escrito há 10 anos, nos tempos de Lula, Bacurau, também em exibição aqui, parece mais direcionado a Bolsonaro. Não é brincadeira. Para crítico, o faroeste nasceu da raiva e troca qualquer sutileza por um ataque sangrento. Vou ver.

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia