KÁTIA SANTIAGO RIBEIRO

Demência e Dificuldade de Deglutição

Kátia Santiago RIbeiro
Publicado em 08/11/2021 às 08:49Atualizado em 19/12/2022 às 01:11
Compartilhar

A Demência é um termo utilizado para descrever um conjunto de sintomas relacionados que geralmente surgem quando o cérebro é danificado por lesão ou doença.

Quando as células de uma determinada região são danificadas, essa região não consegue realizar suas funções normalmente. Os sintomas envolvem deficiências progressivas de memória, pensamento e comportamento que impactam negativamente na capacidade de uma pessoa de realizar as atividades cotidianas.

Pessoas com demência podem desenvolver problemas com a alimentação, como a bebida e a capacidade de engolir em qualquer estágio da doença, embora seja mais comum em estágios mais avançados. Os sintomas podem ser descritos como ocorrendo em um contínuo ao longo de vários estágios, algumas alterações da deglutição que podem ocorrer:

*Dificuldade de engolir comprimidos

*Não reconhecer os alimentos

*Podem mastigar repentinamente e não engolir os alimentos

*Má coordenação para engolir, entre outros sintomas.

Quando uma pessoa com Demência ingere apenas uma quantidade muito limitada de alimentos e líquidos ou não consegue mais engolir com segurança, pode ser um momento extremamente difícil e emocional para a família e a equipe de cuidadores. É importante nesse momento a procura por um Fonoaudiólogo para que ele possa estar avaliando a extensão dessas dificuldades e aconselhando sobre as possíveis alterações da Deglutição e comunicação na Demência.

Contat (34) 99127-7852

Instagram: katia Santtiago Ribeiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por