JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 12 de junho de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Joanna Prata AGRO EM DIA 31/03/2021


Continua depois da publicidade


Presidente da Certrim é reeleito para triênio 2021-2024

Eleição Certrim

Na segunda-feira (29) foi divulgado o resultado da eleição do conselho administrativo da Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro. A eleição foi disputada por duas chapas, uma encabeçada por Luiz Henrique Borges Fernandes e a outra por Sérgio Aristides Borges Oliveira. A chapa eleita para o triênio 2021-2024 foi a do atual presidente do conselho, Luiz Henrique Borges Fernandes.

O presidente conversou com a coluna “Agro em Dia” sobre os planos para essa nova gestão. O primeiro projeto envolve o aumento da estrutura de armazenagem de grãos, Luiz Henrique pretende também expandir o departamento de nutrição animal. Entre os planos está a criação de departamento para aposentadoria de produtores rurais. “O produtor trabalha a vida inteira e não tem a oportunidade de aposentar, eu vi isso no campo e a gente quer trabalhar em termos disso.” disse o presidente.

Sobre sua última gestão, Luiz Henrique vê que foi baseada em trabalho e resultado. “A cooperativa está sempre crescendo, estabilizando. Criando alicerces cada dia mais fortes, se for olhar as cooperativas de produção do nosso triângulo mineiro foi difícil manter e crescer, a nossa conseguiu crescer.” disse o presidente. Seu Luiz, como é conhecido por muitos na cidade, sempre muito disposto e simpático, finalizou o bate-papo feito por telefone convidando a coluna para tomar um cafezinho na Certrim quando a pandemia passar. Café é agro! 

Carta aberta de reconhecimento ao produtor rural brasileiro 




Continua depois da publicidade


A Associação Brasileira de Criadores de Zebu, a ABCZ, divulgou na tarde desta segunda-feira (29) uma carta aberta de reconhecimento ao produtor rural brasileiro. Na carta, o presidente da associação, Rivaldo Machado Borges demonstra indignação diante de notícias falsas e constantes ataques sofridos pelo setor agropecuário. O presidente também cita o caso de propriedades no estado de Rondônia, que voltaram a viver o terror das invasões de terra. Rivaldo expõe a revolta quanto à falta de reconhecimento pelo setor e por quem trabalha no campo para continuar garantindo alimento na mesa dos brasileiros. E por fim exalta o apoio da associação aos milhares de produtores rurais, que são responsáveis pelo único setor econômico que apresentou crescimento em 2020.

Assistência ao pequeno produtor 

Programa da Secretaria de Agronegócio de Uberaba, por meio da Patrulha Mecanizada Rural, executou cerca de 470 horas de preparo de solo. O trabalho de preparo de solo inclui uso de arados, grades, sulcadores, assim como com distribuidores de calcário, adubo e sementes. Até o momento foram atendidos 47 produtores, a maioria, composta por pequenos produtores integrantes da Agricultura Familiar. O maquinário utilizado no preparo do solo pertence à Sagri. Interessados em participar do programa devem procurar a Secretaria. O contato pode ser feito apenas por telefone em função da pandemia.

Atenção ao calendário

Produtores que possuem em seus rebanhos fêmeas bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses têm até 30 de junho para providenciar a vacinação contra brucelose de suas bezerras. A medida é obrigatória e deve ser cumprida todo ano a cada semestre. No estado, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, supervisiona a vacinação, em consonância com as diretrizes do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose.


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.

Continua depois da publicidade

Leia mais



DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia