JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 24 de julho de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Joanna Prata AGRO EM DIA 23/03/2021


Continua depois da publicidade


Cresce área de plantio de soja em Uberaba

Safra soja
O município de Uberaba colheu, até agora, 50% da safra de soja 2020/2021, cuja área plantada cresceu mais de 3,5%. A informação foi passada pelo Conselho Gestor de Previsão de Safra. De acordo com dados apurados pelo Conselho, informou a coordenadora Regional da Emater, Guilhermina Severino, a área plantada de soja no Município, safra 2020/2021, é de 85 mil hectares. “Em comparação com os 82 mil hectares da safra passada, o crescimento foi de quase 3,7%”, frisou ela, ressaltando que, até agora, foram colhidos em torno de 50% dos grãos. Produtividade chega a 65 sacas colhidas por hectare.

Milho
Sobre a lavoura de milho, segundo Guilhermina, o Conselho apontou para uma área plantada de 25 mil hectares e produtividade estimada de 6 mil quilos por hectare. Já a colheita, relatou, só deverá começar no final de abril ou começo de maio. “Até agora o que se colheu foi milho irrigado ou milho para silagem”, acentuou.

Trigo
O terceiro grão de destaque e em crescimento no Município, o trigo de cerrado, tem plantio previsto para começar no final deste mês, pelo menos, o de sequeiro. Segundo a coordenadora da Emater, a previsão para 2021, é de uma área plantada na casa de 7.500 hectares, sendo 4.500 de sequeiro (produtividade de 2.700 quilos por hectare) e 1.500 hectares de trigo irrigado (produtividade de 4.500 quilos/ha).

Cana de açúcar




Continua depois da publicidade


O secretário do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani, levantou os cálculos atuais que apontam para uma lavoura de cana com 107 mil hectares plantados em Uberaba. “Número que, dependendo de possível redução entre os líderes do ranking da cana, pode colocar Uberaba como maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil”, enfatizou.

Sorgo Safrinha
Já o sorgo da safrinha, Guilhermina frisa que a estimativa é na casa de 35 mil hectares de área plantada. Porém, um número mais próximo da realidade, a coordenadora frisa que só será possível em meados de abril, ocasião em que a maior parte das lavouras estará plantada.

Dia Mundial da Água
No dia 22 de março, que é comemorado o Dia Mundial da Água, foi o dia escolhido pela Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para divulgar que em abril irá lançar o programa “Águas do Agro”, com foco na proteção de bacias hidrográficas. O objetivo do programa é fortalecer o uso de tecnologias sustentáveis e boas práticas no manejo de água e solo. O programa vai oferecer capacitação e assistência técnica aos agricultores e crédito rural. 


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.

Continua depois da publicidade

Leia mais



DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia