SOBRE RODAS

Você sabe qual é a diferença entre seguro automotivo e segurança veicular?

Publicado em 16/04/2021 às 17:58Atualizado em 18/12/2022 às 13:07
Compartilhar

DA REDAÇÃO

Fotos/Jornal da Manhã

Para muitas pessoas, as diferenças entre proteção veicular e seguro automotivo não são claras e isso pode tornar-se um problema na hora de optar por uma ou outra modalidade. Nesta entrevista, o empresário José Juliani (Foto acima) esclarece ponto a ponto como funciona e quais são as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Confira!

Contratar um seguro para o carro sempre foi um problema sério para o motorista. A contratação desses serviços costuma gerar bastante dúvida qual o melhor caminho a seguir. E o problema principal se resume entre escolher uma empresa de seguro ou associações que cuidam da proteção veicular. Qual é a diferença entre uma e outra?

As diferenças entre seguro automotivo e proteção veicular ainda não são muito bem conhecidas do público uberabense. O Sobre Rodas foi saber desta história com o empresário José Juliani proprietário da Juliani Seguros

Inicialmente ele afirmou à reportagem que é muito importante se informar e conhecer as vantagens e desvantagens de cada uma destas modalidades de seguro. “Neste caso, vamos abordar diferenças básicas porque o assunto é amplo e basta explicar ao leitor, como funciona cada uma delas; suas respectivas vantagens e o que é preciso considerar antes de se decidir entre proteção veicular e seguro auto”, disse Juliani

SOBRE RODAS - Basicamente qual é a diferença entre proteção Veicular e Seguro de automóveis?

JULIANI – Em um primeiro momento estas duas modalidades têm características semelhantes, mas não são iguais. O seguro auto é uma modalidade de seguro gerenciada pela iniciativa privada, ou seja, geram lucros e têm interesses econômicos. Agora, a proteção veicular funciona como uma cooperativa sem fins lucrativos, ou seja, reúne pessoas para dividir os custos e as despesas com a proteção dos veículos.

SOBRE RODAS – Em relação aos preços, qual é a modalidade mais barata?

JULIANI – Não há como definir qual a modalidade mais barata pois são produtos distintos. É preciso entender que entre elas, existem uma serie de direitos e deveres que devem ser observados pelos motoristas antes de fecharem o seguro, porque cada pessoa usa seu veículo para uma determinada função.  Como estas diferenças são extensas, sugiro contratar um corretor devidamente habilitado que é o profissional especializado da área, e assim ter uma melhor orientação e assessoria.

SOBRE RODAS – Basicamente quais são os riscos que correm os tomadores de seguros? Quais das duas opções são as mais confiáveis

JULIANI – Quem contrata um seguro automotivo ganha uma apólice que orienta a relação entre as partes. É nesta apólice que estão ditados os deveres e as responsabilidades da seguradora e do cliente. Nesse caso, os riscos são de responsabilidade da seguradora, e os eventuais custos são transferidos para ela.

Já em relação a proteção veicular não existe apólice e toda garantia é dada pelo contrato que foi assinado entre as partes. Neste contrato, as partes se comprometem a responsabilizar-se mutuamente sobre os veículos. Este contrato tem força de Lei como um contrato qualquer.

SOBRE RODAS – Então qual é a vantagem do seguro automotivo em relação a proteção veicular?

JULIANI - Veja bem. O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) são órgãos independentes que protegem os segurados e fornecem garantias legais. A diferença não está na apólice ou no contrat a diferença está nas garantias, e a proteção veicular não tem uma garantia tão parruda como a do seguro. Além disso, as únicas instituições que regem a proteção veicular e definem a legalidade das operações são o Código Civil Brasileiro e a Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB), o que pode tornar a resolução de problemas lenta e burocrática.

SOBRE RODAS - E em relação a cobertura dos danos e os serviços adicionais aos segurados, qual das duas modalidades é a melhor?

JULIANI – Em relação às seguradoras, elas oferecem serviços extras como assistência 24 horas, carros reserva entre outros, e isso pode fazer uma diferença enorme na hora de fechar o seguro. Já em relação as empresas de segurança veicular dificilmente encontram-se coberturas adicionais, o que podem fazer falta no momento do sinistro.

SOBRE RODAS - Quais são os benefícios que o seguro auto oferece?

JULIANI – Como falado anteriormente, os seguros de automóveis são modalidades fiscalizadas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Assim eles proporcionam mais garantia, segurança e confiança aos clientes.  Os segurados recebem indenizações com maior facilidade e tem menos responsabilidades em relação a terceiros.

SOBRE RODAS - Finalmente o que o senhor acrescentaria em relação a estas duas modalidades de seguro?

JULIANI – Vou fazer aqui algumas pequenas orientações que julgo importantes para quem quer proteger seu carro. São as seguintes:

·        Não use o preço como melhor caminho para fazer um seguro. Faça o custo/benefício de cada modalidade. Quem deseja ter proteção total do seu veículo e a garantia de serviços extras, como auxílio em caso de emergências, deve preferir o seguro auto.

·        Outra coisa importante. As empresas de seguro são obrigadas por lei a fazer reservas financeiras que garantam a indenização do segurado. Na “proteção veicular”, essa garantia depende da efetivação do rateio entre os associados.

·        Outro diferencial importante que deve ser de conhecimento de todos é que o segurado pode cancelar a apólice a qualquer momento. Isso não acontece na proteção veicular antes de se completar 180 dias.

·        Verifique também a eficiência e rapidez no atendimento.

·        Finalmente, você pode conversar com um corretor de seguros e tirar todas as suas dúvidas antes de decidir, o corretor de seguros é um profissional qualificado e te dará toda acessória.

·        Outra coisa: no momento de fechar seu seguro automotivo, analise todas as coberturas, evite tirar coberturas do plano para economizar, pois o barato pode custar caro mais tarde.

IMPORTANTE - ao contratar um seguro diretamente com um corretor de seguros, o cliente terá a certeza de que, de fato, terá a melhor orientação e a melhor prestação de serviço

O corretor de seguros possui conhecimento direcionado para compreender e solucionar as necessidades de seus clientes, podendo realizar uma orientação com mais profundidade e oferecer informações muito mais detalhadas.

Dessa forma, há também maiores possibilidades de personalização do contrato, uma vez que o profissional irá avaliar as necessidades especificas do segurado e procurar atende-las da melhor forma possível.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por