JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 21 de outubro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Raiane Duarte PARALELO MERIDIANO 17/06/2021


Continua depois da publicidade


Horrores da história: Por que tantas crianças morreram em internatos no Canadá?

Foto/Arquivo Centro Nacional da Verdade e Reconciliação

Localizada do Canadá, a Escola Residencial Indígena Kamloops foi palco de diversas atrocidades, assim como outras instituições do mesmo sistema 

Há cerca de duas semanas, uma notícia me chamou muita atenção. No final de maio, 215 restos mortais de crianças indígenas foram encontrados no Canadá, nos arredores de uma antiga escola residencial. Algumas dessas crianças, inclusive, tinham apenas três anos de idade.  




Continua depois da publicidade


O fato chocante traz à tona os horrores do sistema de escolas residenciais do Canadá, que foi instaurado no século XIX por causa do processo de colonização. As crianças nativas eram retiradas de suas famílias para serem "educadas" e aprenderem sobre o cristianismo. Porém, devido maus-tratos e situações precárias, inúmeras crianças morreram durante esse processo, que ficou conhecido como um genocídio cultural. Várias mortes e corpos foram ocultados, tanto é que 215 deles foram achados apenas agora, em 2021. Para se ter uma ideia, pesquisadores estimam que o número de crianças mortas nesses locais possa chegar a 6 mil.  

No vídeo, falo sobre os horrores que aconteciam nessas escolas:


 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.

Continua depois da publicidade

Leia mais



DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia