JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 18 de maio de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Raiane Duarte PARALELO MERIDIANO 15/04/2021


Continua depois da publicidade


109 anos do naufrágio do Titanic; o que é fato e o que se tornou mito?

Foto/Reprodução

“Armação especialmente forjada e construída”. “Pisos e estrutura do mais pesado calibre”. “Casco que é um monumento de força”. “Quinze compartimentos estanques”. “Portas à prova d’água acionáveis eletricamente”. “Até com quatro compartimentos inundados o navio pode continuar flutuando normalmente”... Frases assim fizeram a publicidade do Titanic na época, contudo, ele ainda foi direto para o fundo!

Às 23h40, do dia 14 de abril de 1912, o maior navio de passageiros da época colidiu com um iceberg. Às 2h20 do dia 15, o Titanic mergulhou nas águas negras do oceano Atlântico, levando consigo milhares de pessoas. Ao todo, cerca de 1.5 mil pessoas morreram, algumas afogadas, outras de hipotermia e apenas 700 conseguiram se salvar. Ainda não tendo sido o maior naufrágio da história em número de mortos, o RMS Titanic segue eternizado no imaginário coletivo.

A título de curiosidade, o maior naufrágio já registrado ocorreu em 1945, durante a Segunda Mundial, quando o exército soviético bombardeou o transatlântico alemão, Wilhelm Gustloff, no mar Báltico. Cerca de 9.4 mil pessoas morreram após três torpedos atingirem o navio. Já o segundo maior naufrágio em número de mortos, primeiro em tempos de paz, foi o MV Donã Paz, em 1987. O navio filipino colidiu com o cargueiro MV Vector, que carregava 8.800 barris de gasolina e petróleo, espalhando o incêndio para o Doña Paz. Estima-se que mais de 4 mil pessoas tenham morrido. 




Continua depois da publicidade


Contudo, hoje iremos focar no Titanic, que completa 109 anos de naufrágio. Mesmo não tendo sido o maior desastre marítimo, a tragédia se sobressai às outras, por quê? Talvez por todas as curiosidades que o cercam e principalmente pelo filme de 1997, de James Cameron, estrelado pelos inesquecíveis Leonardo DiCaprio e Kate Winslet. 

No fim, o que é fato e o que se transformou em mito? Confira abaixo sete curiosidades sobre o Titanic:


 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.

Continua depois da publicidade

Leia mais



DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia