KÁTIA SANTIAGO RIBEIRO

Uso de sonda e dificuldade de deglutição

Kátia Santiago RIbeiro
Kátia Santiago Ribeiro
Publicado em 09/07/2022 às 12:56Atualizado em 18/12/2022 às 20:29
Compartilhar

A sonda é um dispositivo destinado à nutrição enteral e administração de medicamentos a pacientes que não podem ser administrados por via oral. É uma via alternativa de alimentação.

A sonda que é colocada pelo nariz indo até o intestino é chamada de sonda Nasoenteral (SNE) e tem a finalidade de exercer as funções de transmitir a alimentação e nutrição para o paciente.

Já a sonda Gastrostomia (GTT), por sua vez, é uma abertura realizada no estômago do paciente. Seu objetivo é facilitar a alimentação enteral e o controle de líquidos nos pacientes que apresentam um suporte nutricional inadequado por via oral e, entre outras, complicações atreladas ao seu diagnóstico de base que prejudicam o seu estado nutricional e hídrico.

O uso de Sonda Nasoenteral pode elevar o tempo de internação hospitalar, aumentando assim o risco de contaminações, além de complicações como obstruções e deslocamentos, irritação laríngea e muitos outros desconfortos ao paciente.

Em alguns casos, a utilização da sonda poderá ser por tempo determinado, podendo o sujeito até voltar a ter uma alimentação saudável.

O papel do fonoaudiólogo é avaliar e identificar se o paciente apresenta riscos que possam dificultar a deglutição por via oral. Observar as dificuldades apresentadas pelo paciente e os sinais de penetração laríngea e/ou aspiração laringotraqueal do bolo deglutido. A segurança na manutenção ou necessidade de suspensão da alimentação por via oral, bem como a melhor consistência a ser ofertada e as possíveis causas das alterações identificadas.

 

Contat (34) 9 9127-7852

Instagram: katia Santtiago Ribeiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por