JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 23 de janeiro de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Kátia Santiago Ribeiro KÁTIA SANTIAGO RIBEIRO 28/11/2021


Continua depois da publicidade:


Doença de Parkinson

A Doença de Parkinson é uma doença neurológica progressiva e degenerativa do sistema nervoso central, que afeta o controle dos movimentos, e alguns dos sintomas que poderão manifestar-se são: tremores, lentidão muscular, rigidez e desequilíbrio.

O portador da doença de Parkinson também poderá apresentar uma disartria (dificuldade na fala), alteração na voz e na escrita e disfagia (dificuldade de deglutição), sintomas estes que são limitantes graves da doença de Parkinson. A maioria dos pacientes com doença de Parkinson desenvolve disfagia (dificuldade de deglutição) durante o curso da doença.

O comprometimento da deglutição reduz a qualidade de vida, complica a ingestão de medicamentos, gera desnutrição e pode levar à pneumonia por aspiração, que é uma das principais causas de morte na doença de Parkinson.




Continua depois da publicidade


O tratamento fonoaudiológico pode melhorar esses processos, por meio de exercícios, manobras e orientações fonoaudiológicas, assim como a maneira correta para se alimentar com segurança e, também, contribuir para uma fala mais compreensível do paciente portador da doença de Parkinson.

Fiquem atentos aos primeiros sintomas, mesmo que leves, e procurem por atendimento médico especializado, pois o tratamento precoce fará toda a diferença na qualidade de vida do paciente.

Fga.Kátia Santiago Ribeiro
 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.

Continua depois da publicidade

Leia mais



DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia