KÁTIA SANTIAGO RIBEIRO

Doença de Parkinson

Kátia Santiago RIbeiro
Kátia Santiago Ribeiro
Publicado em 28/11/2021 às 10:01Atualizado em 18/12/2022 às 17:11
Compartilhar

A Doença de Parkinson é uma doença neurológica progressiva e degenerativa do sistema nervoso central, que afeta o controle dos movimentos, e alguns dos sintomas que poderão manifestar-se sã tremores, lentidão muscular, rigidez e desequilíbrio.

O portador da doença de Parkinson também poderá apresentar uma disartria (dificuldade na fala), alteração na voz e na escrita e disfagia (dificuldade de deglutição), sintomas estes que são limitantes graves da doença de Parkinson. A maioria dos pacientes com doença de Parkinson desenvolve disfagia (dificuldade de deglutição) durante o curso da doença.

O comprometimento da deglutição reduz a qualidade de vida, complica a ingestão de medicamentos, gera desnutrição e pode levar à pneumonia por aspiração, que é uma das principais causas de morte na doença de Parkinson.

O tratamento fonoaudiológico pode melhorar esses processos, por meio de exercícios, manobras e orientações fonoaudiológicas, assim como a maneira correta para se alimentar com segurança e, também, contribuir para uma fala mais compreensível do paciente portador da doença de Parkinson.

Fiquem atentos aos primeiros sintomas, mesmo que leves, e procurem por atendimento médico especializado, pois o tratamento precoce fará toda a diferença na qualidade de vida do paciente.

Fga.Kátia Santiago Ribeiro

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por