JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 01 de dezembro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Kátia Santiago Ribeiro KÁTIA SANTIAGO RIBEIRO 08/11/2021


Continua depois da publicidade


Demência e Dificuldade de Deglutição

A Demência é um termo utilizado para descrever um conjunto de sintomas relacionados que geralmente surgem quando o cérebro é danificado por lesão ou doença.

Quando as células de uma determinada região são danificadas, essa região não consegue realizar suas funções normalmente. Os sintomas envolvem deficiências progressivas de memória, pensamento e comportamento que impactam negativamente na capacidade de uma pessoa de realizar as atividades cotidianas.

Pessoas com demência podem desenvolver problemas com a alimentação, como a bebida e a capacidade de engolir em qualquer estágio da doença, embora seja mais comum em estágios mais avançados. Os sintomas podem ser descritos como ocorrendo em um contínuo ao longo de vários estágios, algumas alterações da deglutição que podem ocorrer:




Continua depois da publicidade


*Dificuldade de engolir comprimidos
*Não reconhecer os alimentos
*Podem mastigar repentinamente e não engolir os alimentos
*Má coordenação para engolir, entre outros sintomas.

Quando uma pessoa com Demência ingere apenas uma quantidade muito limitada de alimentos e líquidos ou não consegue mais engolir com segurança, pode ser um momento extremamente difícil e emocional para a família e a equipe de cuidadores. É importante nesse momento a procura por um Fonoaudiólogo para que ele possa estar avaliando a extensão dessas dificuldades e aconselhando sobre as possíveis alterações da Deglutição e comunicação na Demência.

Contato: (34) 99127-7852
E-mail: katiafono30@gmail.com
Instagram: katia Santtiago Ribeiro

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.

Continua depois da publicidade

Leia mais



DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia