JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 20 de outubro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Kátia Santiago Ribeiro KÁTIA SANTIAGO RIBEIRO 11/10/2021


Continua depois da publicidade


Atendimento Domiciliar e o Avanço Tecnológico na Saúde do Idoso

Com o envelhecimento da população e a busca por uma melhor qualidade de vida, a demanda por atendimento domiciliar ao idoso teve um aumento significativo. Inúmeras doenças, alterações cognitivas, fragilidade social, fazem com que esses pacientes optem por ser atendidos nas suas residências.

E isso faz com que profissionais busquem novos desafios de cuidados à assistência ao idoso quanto ao futuro do envelhecimento. Com recentes avanços tecnológicos, explica a fonoaudióloga dra. Katia Santiago Ribeiro, a modernidade trouxe um novo perfi l do idoso, que busca por novas tendências. Ela esclarece que a terapia hoje evoluiu muito e está mais satisfatória, tanto na abordagem como na aceitação e nos resultados clínicos do paciente. A tecnologia exigiu mudanças por parte dos profissionais. Como, por exemplo, no idoso, a maior parte dos casos de Disfagia é decorrente de doenças neurodegenerativas, como as demências, sequelas de AVC, dentre outras patologias.

A Disfagia (Dificuldade de Deglutição) pode gerar engasgo, dor ou desconforto ao ingerir um alimento. Falha nesta coordenação de deglutição pode resultar em asfixia ou aspiração pulmonar.
Acompanhando o avanço tecnológico, a dra. Katia Santiago Ribeiro, com experiência no Campo Fonoaudiológico Internacional, relata que seu atendimento é personalizado, permitindo conectividade virtual e monitoramento remoto aos seus pacientes, com terapia inovadora, utilizando aparelhos modernos, entre eles a Laserterapia e Eletroestimulação. Esses recursos terapêuticos auxiliam a minimizar/reduzir riscos de aspirações e outras complicações em pacientes disfágicos, técnica que permite respostas rápidas e obtém melhores resultados, gerando satisfação e qualidade de vida ao idoso.




Continua depois da publicidade


Contato: (34) 99127-7852

E-mail: katiafono30@gmail.com

Instagram: katia Santtiago Ribeiro

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.

Continua depois da publicidade

Leia mais



DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia