RENATO ABRÃO

Bom dia, leitores do Jornal da Manhã

Publicado em 17/04/2020 às 20:34Atualizado em 18/12/2022 às 05:43
Compartilhar

A pandemia do coronavírus trouxe mudanças avassaladoras e fez o planeta “interromper sua programação” para viver o agora. O mundo online passou a ser o personagem principal desse capítulo. O ir e vir, que até então era um direito de todos, sofreu um embate. E nós, seres humanos, começamos a entender que não somos donos de absolutamente nada. Mesmo depois que tudo isso passar, as pessoas não serão mais as mesmas. O mundo não será mais o mesmo. O medo não cessará da noite pro dia. E quem não for sensível para se adaptar e se reinventar diante desse novo olhar, vai pegar uma carona com o vírus e desaparecerá.

Com a medicina não será diferente, muita coisa vai mudar. O que sempre foi uma constante: clínicas cheias, pacientes por horas aguardando na recepção, atrasos, aglomerações, ausência de cuidados com higiene e antissepsia... não poderá mais acontecer, não vai ser mais tolerado pelo paciente. O médico vai ter que entender e se sensibilizar mais com as necessidades dos seus pacientes. E, neste cenário, algumas mudanças e novas tecnologias serão obrigatórias, entre elas o agendamento de consultas com horários mais espaçados, horários rigorosos de chegada do paciente, evitar encaixes, uso de máscaras por toda a equipe e pelos pacientes, álcool gel, entre outras medidas. Além disso, muitos pacientes terão a necessidade de serem consultados à distância, seja por um problema de saúde que requer esse atendimento, seja por uma mudança de hábito que essa quarentena fez surgir. Esse atendimento à distância é o que denominamos de Telemedicina, sancionada recentemente pelo Planalto, após aprovação no Congresso Nacional.

Porém, para que a Telemedicina vire uma realidade, há a necessidade de uma infraestrutura adequada não só no espaço que o médico vai estar atendendo como também nos lares de quem o solicitar. O Brasil ainda está na fase embrionária da Telemedicina, mas quem não entrar nessa realidade deixará de ajudar uma grande fatia de pacientes. Para isso há a necessidade de uma rede com tecnologia 4G ou 5G, de um programa de atendimento e agendamento, de um computador, tablet ou celular e de profissionais treinados para realizar a consulta.

A Telemedicina vai proporcionar que qualquer pessoa, em qualquer lugar e em qualquer hora, tenha a possibilidade de receber pelo menos uma orientação, um cuidado, um conforto, que possa fazer toda a diferença na vida dela. Cidades sem médicos, lugares remotos, pessoas impossibilitadas de sair de casa, todos se beneficiarão desta tecnologia. Possibilitando uma medicina de qualidade e especializada em qualquer canto do mundo, com laudos bem feitos, diagnósticos precisos e tratamentos corretos. Ajudando não só na prevenção de doenças como a redução de morbidades e mortalidade.

A Telemedicina vai poder oferecer suporte, diagnóstico de forma remota, permitir a interpretação de exames e a emissão de laudos médicos a distancia. Vai poder orientar, consultar e até mesmo prescrever algumas medicações. Lembrando sempre que ela será sempre exercida por profissionais de saúde devidamente capacitados e especializados nas especialidades buscadas pelo paciente. Por fim, ela otimiza o tempo do médico, flexibilizando horários para atender o paciente e reduzindo o custo tanto para o paciente quanto para o médico.

Atinado a tudo isso e com o intuito de sempre se reinventar, adaptar e colocar o paciente sempre no centro das atenções, a Clínica Ana Jorge iniciou atendimentos por vídeo chamada a partir do mês de abril. Com intuito de poder orientar, atualizar receitas médicas, analisar exames, diagnosticar enfermidades, tratar comorbidades e, se necessário for, programar avaliações físicas de casos graves.

Nossos profissionais, representados pelo Dr. Renato Antonio Abrão, Mastologista e Ginecologista, pela Dra. Adriana Cardoso Treme, Médica Integrativa e pelo Dr. Djalma Antonio Abrão, Ginecologista, se colocam à disposição de todos que necessitarem através desta nova ferramenta de atendimento médic Telemedicina.

Ligue nos números 33217108 e 99885-0380, e agende uma videoconsulta conosco.

Um bom domingo a todos.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por