RENATO ABRÃO

A importância da prevenção de neoplasia no sistema genital

Publicado em 28/12/2019 às 08:58Atualizado em 18/12/2022 às 03:07
Compartilhar

É preciso que a mulher não se esqueça de que além das mamas, ela tem o aparelho reprodutivo, que é composto pela vulva, vagina, útero, ovários e trompas. Cada uma destas estruturas (importantíssimas nas funções sexuais e reprodutivas) sofre modificações próprias de cada período da vida. Por exemplo, os ovários são durante a vida reprodutiva da mulher importantes estruturas, que além de fornecerem os óvulos para a procriação serão os grandes responsáveis pela produção hormonal neste período. Vai ser a redução da produção hormonal deles que desencadeará a maioria os sintomas que ocorrem no climatério, como os fogachos, secura vaginal, irregularidades menstruais etc.

Cada uma destas estruturas que compõem o aparelho genital, inclusive as trompas, pode ser acometida com o aparecimento de uma neoplasia benigna ou maligna. Então é muito importante que se faça também a prevenção de neoplasia em todo o sistema genital, pois a mulher pode ter câncer na vulva, vagina, colo do útero, corpo do útero, trompas e ovários.

O colo do útero pode ter redução enorme das neoplasias malignas com a vacinação contra HPV. Não dá para se entender como alguns são contra a vacinação. Além disto a rastreamento do câncer do colo do útero pode ser feito com um simples exame de lâmina – Papanicolaou.

É preciso que se esclareça algumas coisas:

1- O exame de Papanicolau é exame de rastreamento - vai procurar por lesões que possam se transformar em câncer. A mamografia é exame para diagnosticar lesões malignas pequenas que possam ainda ser curadas com menor agressividade terapêutica.

2- O exame de Papanicolau não é exame para rastreamento de câncer de endométrio e nem de ovário. Para estes, assim como para restante do aparelho reprodutivo, o que existe é uma boa avaliação clínica-ginecológica, acompanhada de acordo com cada caso, de exames subsidiários como ultrassom, biopsia, entre outros.

3- É preciso que se saiba também que os chamados antígenos tumorais são bons para acompanhamento de tratamento e não devem ser usados como rastreamento de câncer genital. Por exempl  O Ca 125 pode estar alterado em várias situações como endometriose, mulher fumante inveterada e por tanto não indicar a presença de câncer de ovário.

Concluind Espero qua mulher se conscientize que, além das mamas, elas também se lembrem do seu aparelho genital.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por