RENATO ABRÃO

As formas de apresentação do câncer de mama

Publicado em 16/11/2019 às 11:06Atualizado em 18/12/2022 às 02:01
Compartilhar

Bom dia, leitores do Jornal da Manhã!

Hoje, nossa coluna traz um assunto muito relevante: as formas de apresentação do câncer de mama. Diferente do que a maioria das pessoas imagina, o câncer de mama não se manifesta apenas como caroço. Ele também pode se manifestar como uma secreção eliminada através do bico da mama, uma retração, inchaço... Vou descrever abaixo as principais formas de apresentação clínica desse tipo de câncer:

1. Pele com descamação, edema ou inflamada:

Essa forma de manifestação clínica é uma das mais graves. Representa o carcinoma inflamatório, um tipo de câncer avançado e de risco de morte elevado. Toda vez que uma paciente apresenta inchaço na mama, vermelhidão e descamação, sem resposta ao tratamento clínico com antibiótico, não podemos descartar um carcinoma inflamatório e precisamos prosseguir a investigação.

2. Alterações no mamil

Toda vez que um mamilo muda seu aspecto repentinamente, é necessário procurar avaliação do mastologista. Essas mudanças podem ser referentes à cor e/ou à textura, retração e ao prurido seguido de descamação e erosão (um tipo de ferida na pele). Nesse caso, é necessário sempre diferenciar entre uma dermatite, mastite ou um abscesso e até mesmo investigar a possibilidade de ser um câncer de mama.

3. Secreção pelo mamil

Em linhas gerais, toda vez que sair secreção pelo bico do peito espontaneamente (quando não se faz necessário espremer o mamilo), unilateral, sanguinolenta ou tipo água cristalina, com persistência superior a 2 meses e que seja por um único ponto no mamilo, temos que afastar o câncer de mama, principalmente em pacientes do sexo masculino.

4. Linfonodos (ínguas) aumentados nas axilas:

Às vezes, não achamos nenhuma alteração nas mamas, seja no exame clínico, seja nos exames de imagem. Porém, ao examinar as axilas, observamos linfonodos (as famosas “ínguas”) aumentados de volume, com sua forma, consistência e quantidade alteradas. Nesses casos, é necessário realizar a biópsia para afastar um tipo raro de câncer de mama conhecido como carcinoma oculto de mama.

Visto isso, temos que ter em mente que o câncer de mama é uma doença com apresentação e sintomas diversos, é frequente e, se não ficarmos atentos, podemos fazer com que o diagnóstico passe despercebido. É um tipo de câncer que precisa ser lembrado como diagnóstico diferencial em qualquer alteração das mamas e o mastologista é o profissional mais preparado para orientar, avaliar e tratar as patologias mamárias, seja qual for a causa ou a gravidade.

Um bom domingo a todos e até a próxima!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por