RENATO ABRÃO

Mulheres uberabenses que enfrentaram e venceram o câncer de mama

Publicado em 21/09/2019 às 09:34Atualizado em 18/12/2022 às 00:27
Compartilhar

Bom dia, leitores do Jornal da Manhã!

Dando continuidade às entrevistas de mulheres uberabenses que enfrentaram e venceram o câncer de mama, hoje vamos conhecer um pouco da história de uma pessoa incrível, que vem enfrentando essa batalha com muita força, humor e positividade: Maria Cecília César de Oliveira.

1 - Como você recebeu a notícia de que estava com câncer de mama? 

Houve um preparo por todos os profissionais que me atenderam desde meu ginecologista Fausto Coelho, que me deu um suporte ímpar, até o mastologista Renato Abrão, que me passou uma segurança indescritível e um profissionalismo no que trabalha, fazendo com que esta notícia se tornasse a mais suave possível, de solução imediata.

2 - Como sua família encarou a notícia?

Por eu ter tido uma irmã que já teve o mesmo diagnóstico em 2012, mas com características diferentes do meu tipo de CA - não que tenha ficado mais fácil - e por eu sempre ser uma pessoa positiva e encarar meus desafios de uma maneira mais otimista e leve, todos só apoiaram.

3 - Qual foi o momento mais difícil do tratamento?

Com certeza foi a notícia de ter quer fazer 4 sessões de quimioterapia, por questão de prevenção, e uma possível recidiva daqui a alguns anos. Achamos sempre que estamos preparados para esta possível notícia no tratamento de cura do câncer de mama, mas, na realidade, ela é cruel. Apesar de todos os avanços, ainda é um tratamento doloroso, mas eficaz e necessário na cura.

4 - De onde você tirou forças para lutar contra o câncer?

Primeiramente de Deus, sempre fui muito católica; meu filho Gabriel, quero vê-lo formando em Medicina em 2024; meus pais, irmãos, irmãs, familiares; amigos, estes imprescindíveis, me deram e estão dando todo suporte necessário sempre muito presentes.

5 - Como você encarou a questão da vaidade?

Um momento difícil, mas de aprendizado e aceitação. Temos que encarar como um período que vai passar logo e pensar que estarei 100% curada, e quando olhar para trás ver que valeu a pena passar por tudo isso.

6 - Quando você sentiu que venceu a luta?

Ainda não deu para dizer que a luta está totalmente vencida, só uma parte dela. Terei 5 anos pela frente de tratamento com hormonioterapia. Quando terminar mais essa etapa, aí terei vencido este CA de mama.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por