RENATO ABRÃO

O que comemos pode influenciar no aparecimento do câncer de mama?

Publicado em 13/07/2019 às 10:26Atualizado em 17/12/2022 às 22:30
Compartilhar

Bom dia, leitores do Jornal da Manhã!

O tema que vamos abordar hoje é dieta e câncer de mama. A dieta rica em açúcar aumenta o aparecimento do câncer de mama? Existem alimentos que reduzem radicais livres e, por consequência, reduzem o risco de desenvolver câncer de mama? Para responder a esta pergunta, convidei a Dra. Adriana Treme, médica com atuação na área de nutrologia e medicina integrativa, para falar sobre o assunto.

“Bom dia, leitores do Jornal da Manhã! É um prazer imenso poder falar sobre um assunto tão relevante como a influência de hábitos alimentares e o risco de câncer de mama. É fato confirmado que o alto consumo de açúcares e carboidratos refinados aumenta a chance do surgimento do câncer de mama. Acredita-se que 35% de todos os tipos de cânceres ocorram em decorrência de dietas ricas nesses tipos de alimentos. Quando existe uma alta ingestão de açúcar, o organismo produz uma substância conhecida como ‘fator semelhante à insulina’. Este, por sua vez, acelera o metabolismo das células e desencadeia mutações, tornando-as cancerígenas. Quanto maior a taxa sanguínea de açúcar e insulina (hormônio responsável por colocar o açúcar dentro da célula), maior será o processo inflamatório a nível celular e, dessa forma, maior o risco de desenvolvimento de qualquer tipo de câncer. Por isso, indicam-se cada vez mais as dietas com baixo consumo de açúcares e carboidratos refinados, conhecidas com lowcarb ou cetogênica, quando o objetivo é prevenir um evento inicial ocasionado pelo câncer ou sua recorrência.

Quanto a alimentos que podem servir como protetores contra o câncer de mama, não podemos atribuir a nenhum alimento específico o poder da cura. A alimentação saudável deve ser variada e composta por diferentes tipos de alimentos protetores, como frutas, legumes, feijões e outras leguminosas, cereais integrais, castanhas e oleaginosas. Existem evidências claras de que uma alimentação saudável auxilia na prevenção e no tratamento do câncer de mama.

Espero que eu tenha ajudado. Foi um prazer participar da coluna do Dr. Renato Abrão, de mitos e verdades sobre câncer, e estou sempre à disposição”.

Obrigado, Adriana, mais um assunto resolvido com excelência.

Bom domingo a todos!

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por