SEM CONDIÇÕES

Sujeira e mato: condições atuais do cemitério São João Batista revoltam visitantes

Virginia Abdalla
Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 23/03/2021 às 10:59Atualizado em 05/10/2023 às 14:24
Compartilhar

Fotos/Jairo Chagas

Com o aumento do número de óbitos pela covid-19 na cidade, é coerente traçar um paralelo entre a oferta de jazigos e as condições dos cemitérios em Uberaba. Contudo, visitantes apontam descaso e irresponsabilidade do governo municipal com as condições do cemitério São João Batista, tomado por matagais, sujeiras e desníveis.

O principal motivo das reclamações é a predominância de matos altos e secos, impossibilitando a caminhada segura entre as quadras e túmulos. Ao Jornal da Manhã, um leitor declarou que “é triste levar o parente falecido a um cemitério naquele estado”.

A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a Prefeitura de Uberaba para esclarecimentos. Em nota, a assessoria de comunicação revelou que foi aberta uma nova licitação para contratação de empresa de limpeza e manutenção diária nos cemitérios São João Batista e Medalha Milagrosa.

Além disso, enquanto a empresa não é contratada, o secretário de Serviços Urbanos e Obras, Carlos Roberto Lopes, garantiu que uma equipe da Prefeitura fará a limpeza dos cemitérios a partir desta quarta-feira (24).

Leia o comunicado na íntegra:

“De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) em breve os cemitérios terão uma empresa que fará as manutenções diárias e tudo se normalizará. Porém, enquanto corre o processo licitatório, a partir desta quarta-feira terá uma equipe de limpeza do cemitério, fazendo esse serviço durante toda a semana.

Segundo o secretário Carlos Roberto Lopes, assumiram a administração com uma empresa que não prestava esse serviço a contento e, ainda assim, não possuía certidões para dar continuidade aos trabalhos.

A partir disso, a Prefeitura de Uberaba lançou uma licitação para contratação de uma nova empresa para executar as manutenções diárias dos cemitérios São João Batista e Medalha Milagrosa.

Até que a nova empresa inicie os trabalhos, a Secretaria estará realizando os trabalhos de limpeza e manutenção com as equipes que fazem roçadas na cidade. "Porém, sabemos que essas manutenções não estão ficando a contento, pela grande demanda de serviços em toda a cidade", salientou.

"Podem ter certeza que vamos nos esforçar ao máximo para que os cemitérios fiquem impecáveis, e assim será quando tivermos a vencedora do certame. A Sesurb fará a fiscalização", disse.”

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por