JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 12 de agosto de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
IOC - Instituto do Olho e da Cartilagem IOC - Instituto do Olho e da Cartilagem 19/07/2020


Dr. Eduardo Fonseca Vicente Corte 

A Osteoartrite, Osteoartrose ou Artrose é uma doença inflamatória/degenerativa da cartilagem articular, causa dor e restringe o movimento, piorando a qualidade de vida do paciente. É uma das principais causas de restrição e limitação funcional da população da segunda e da terceira idades.

Numerosos estudos de qualidade, direcionados na compreensão do mecanismo patológico (fisiopatologia) da artrose e no desenvolvimento de terapias para o controle dessa doença, têm surgido diariamente na literatura.

Um ponto central de destaque na maioria deles é o fato de que a doença passou a ser encarada como um conjunto de alterações metabólicas, inflamatórias, ósseas e cartilaginosas, que resultam na degeneração da cartilagem articular.

Os sintomas mais frequentes são a dor, rigidez, edema e deformidades na articulação. Esses sintomas retratam o reflexo de um quadro de degeneração da articulação e se tornam cada vez mais graves à medida que a doença evolui.

A perda progressiva da cartilagem leva a limitação do movimento e a perda de musculatura, levando à restrição funcional. A doença é multifatorial e envolve a genética do paciente, os fatores nutricionais, metabólicos, hábitos de vida, assim como alterações mecânicas.



Continua depois da publicidade




As evidências também mostram que a artrose não é simplesmente uma doença relacionada ao envelhecimento ou estresse mecânico de juntas, mas sim uma "desordem metabólica", em que mediadores gerados pelas suas comorbidades atuam na sua progressão.

Em uma série de matérias que virá a seguir, discutiremos as evidências atuais sobre a fisiopatologia da doença e os novos tratamentos disponíveis na literatura científica. 

Referências:

Geyer M, Schönfeld C. Novel Insights into the Pathogenesis of Osteoarthritis. Curr Rheumatol Rev. 2018;14(2):98-107.

Mobasheri A, Batt M. An update on the pathophysiology of osteoarthritis. Ann Phys Rehabil Med. 2016;59(5-6):333-339.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.
DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia