JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 17 de setembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Raquel Ribeiro #FICADICA 28/07/2019

LA CASA DE PAPEL
Agora sim! Enfim, comecei a assistir a terceira temporada de La Casa de Papel e acredito que quem escreve aquilo é um gênio e rei da criatividade. Não tem cabimento como fico enlouquecida assistindo à série. É tão excitante quanto uma corrida de Fórmula 1 das antigas. Nesta temporada, as locações são maravilhosas. Raquel, a inspetora, agora do lado dos bandidos e alguns novos colegas dão tom e graça à trama, mas o que mais me chamou a atenção e me fez vibrar foi a forma com que conseguiram trazer de volta Berlim. O personagem que efetivamente morreu na segunda temporada está de volta, ativo e participativo, nesta fase, de forma natural e genial. Isso sem contar a pegada, que, além de ser o tradicional embate entre bandidos e policiais, desta vez tem um viés social e político muito mais explícito e extremamente realista. 

NO SPOTIFY
Há uma semana, resolvi começar um faxinão no meu Spotify, a redividir e criar novas playlists. E, para variar, descobrir um monte de funções e formas bacanas de novas músicas; uma delas é o Daily Mix. Ele reúne playlists exclusivas para cada usuário, com músicas favoritas ou descobertas sonoras baseadas no meu gosto musical. O recurso é atualizado automaticamente e está disponível, inclusive, para contas gratuitas. Assim você não precisa perder tempo escolhendo faixas para ouvir no dia a dia. Para usar, o “Seu Daily Mix” está disponível em “Suas Músicas”, no menu lateral do streaming pelo computador e é realmente uma bênção. As dicas de canções são sempre bem-vindas. A última vez que pedi aqui, na coluna, recebi muitas dicas bacanas que não saem dos meus ouvidos. Portanto, se você tem dicas e novas descobertas de músicas, não guarde só para você, não. Divida com a gente!

FIGURINHA REPETIDA
Mestre em dizer que figurinha repetida não completa álbum, em alguns casos, sou obrigada a me render e aceitar que às vezes as figurinhas são tão especiais e brilhantes que merecem ser coladas novamente no álbum. Já falei desse livro aqui, na coluna, mas o negócio é tão bom que me vi obrigada a escrever novamente sobre ele. Sempre que a vida me apresenta situações ou pessoas que me fazem desacreditar dos meus sonhos e do meu propósito, sento e leio novamente. Oliver Jeffers, em Como Pegar Uma Estrela, conta os pensamentos e sentimentos de um menino que ficava olhando o céu e sonhando com o dia em que teria uma estrela só para ele. Um sonhador que fez tudo que pôde, correu atrás e fez acontecer, não desistiu, tentou de todas as formas até ter a sua estrela. Um feito um tanto quanto impossível, não é mesmo? Pode ser que seja para mim e para você, mas para o menino não era. E você, qual o seu sonho?  Quais suas vontades e seus desejos? Será que você os mantém vivos? Será que tem fé e se acha capaz de realizá-los? Antes de correr atrás de um desejo ou sonho, primeiro é importante se achar perfeitamente capaz e merecedor em conquistá-lo, assim ele se manterá vivo dentro de você e, com os seus reais esforços, poderá tornar-se realidade, mesmo que o mundo diga o contrário.  Será que você consegue? Com o passar dos anos, ficamos medrosos e descrentes, credooooo! Vamos perdendo não só a coragem, mas a capacidade de acreditar. E esse livro mostra com maestria que podemos sempre mais; é só uma questão de crer que somos capazes e merecedores da felicidade em conquistar nossos sonhos mais impossíveis e improváveis. E a receita inteira para a sua conquista é só sua, mas o primeiro ingrediente é acreditar e se sentir merecedor. Se você é do time dos persistentes, porém cansados e completamente desmotivados pelo sistema em que vivemos, eu recomendo: leia Como Pegar Uma Estrela, continue sonhando. Se você se acha capaz de realizar, mexa esse traseiro, vá atrás do seu querer, faça funcionar e tenha sua estrela ou, quem sabe, uma coleção de estrelas.

GRAFISMO
É tendência e está super em alta no décor. Seja para um ambiente de trabalho ou mesmo para dar um charme e mudar o décor de casa, ele chegou para ficar e está fazendo a diferença. As estampas geométricas surgem em forma de listras, quadrados, círculos ou losangos, seja em papéis de parede, revestimentos ou até mesmo em tapetes ou em pequenos detalhes, nas almofadas e nos adornos. Se você está cansado da mesmice e quer dar uma repaginada em algum ambiente da sua casa sem gastar muito, aposte no grafismo.

CADÊ AS CURTIDAS QUE ESTAVAM AQUI
O bolso do Instagram comeu! Hello! Amores, desde que a primeira rede social foi criada, elas só têm se multiplicado e se reinventado e, principalmente, criado ferramentas para FATURAR! Se boa parte dos usuários do Instagram utiliza a rede para ganhar dinheiro, nada mais justo do que dividir o pão com o próprio Instagram. É como sempre escrevo: as redes sociais são uma caixinha de surpresa que se desenvolve a cada dia, sem receita de bolo, mas com um objetivo certo, arrecadar. Todas as mudanças, inclusive a mais recente e polêmica, de tirar a visualização de quantidade de likes de cada postagem, fazem parte da estratégia de mercado da rede social. Portanto, recolhamos a indignação, pois esta nada mais é que mais uma forma de arrecadar. Não tem absolutamente nada a ver com a justificativa romantizada e muito criativa dada pela empresa, que era de proteger a saúde mental dos usuários, fazendo com que o público se engajasse pelo conteúdo, e não por uma competição por curtidas. Fazendo uma incrível força, eu até acredito que esse seja um dos resultados que o público terá com a mudança, mas está longe de ser o objetivo principal, que continuará sendo sempre o mesmo, aumentar sua arrecadação com produtos e ferramentas oferecidos para potencializar o negócio de quem ganha dinheiro com o “sucesso” que faz nas redes.

CORRIDA DO MILHÃO
Quem “vamos”? A organização da Stock Car anunciou na sexta-feira (26) o horário da largada da Corrida do Milhão, a maior marca individual do automobilismo brasileiro. Válida pela sétima etapa da temporada, a prova, que concede ao vencedor o prêmio de um milhão de reais, este ano voltará a ser em Interlagos e está marcada pra o dia 25 de agosto, as 11h30, com transmissão ao vivo pela Rede Globo. As principais redes de hotéis já estão com lotação quase completa, o que deixa os organizadores ainda mais otimistas. Esta será a 11ª edição da corrida, que começou a ser disputada em 2008. O paraibano Valdeno Brito Filho foi o primeiro vencedor. O mais recente é Rubens Barrichello, que conquistou o anel dado ao campeão da prova no ano passado. Mas o maior vencedor é Thiago Camilo, que faturou as edições de 2011, 2012 e 2015 – totalizando R$3 milhões em prêmios no intervalo de apenas cinco anos. Resta saber de quem será o prêmio este ano. Eu estarei lá para conferir de pertinho e contar tudo para você.

DE OLHO NA AGENDA
Antes da Corrida do Milhão, dia 25 de agosto, ainda teremos uma rodada dupla da Stock Car em Campo Grande. Válidas pela sexta etapa, as duas corridas a serem disputadas estão agendadas para os dias 11 de agosto, em pleno domingo do Dia dos Pais, e este será o sexto evento da temporada, que terá neste ano o total de 12 etapas.

HOJE TEM!
Ueba! A partir das 10h10, grude seus olhinhos na TV e, se a corrida de hoje for animadinha igual à que tivemos na Inglaterra, o negócio vai ser bom demais. E desta vez não é que estou sendo otimista não, o parquinho tem tudo para bombar! Não dá muito para prever o que vai acontecer no Grande Prêmio da Alemanha. A única coisa que já está ficando até sem graça de prever é que Lewis Sortudo Hamilton tem grandes chances, só para variar um pouquinho, porque o menino é líder absoluto do campeonato junto à sua Mercedes. Ano passado, tivemos uma corrida, até que animadinha, por lá, com direito a chuva, batida e um freio da Mercedes, impedindo que Bottas fosse para cima de Hamilton, mesmo tendo boas condições de ultrapassagem. Mas o que me interessa mesmo é saber como Bottas, Verstappen e Leclerc vão se sair. Será que a Ferrari vai escorregar de novo na troca de pneus do menino? E Vettel, como será que ele vai se sair? O alemão nunca conseguiu vencer em casa. Será que desta vez vai? As equipes estão de orelhas em pé com o calorão que está fazendo na Europa. O negócio por lá está quente, quente, quase pegando fogo. E quer saber? É para isso que torço, para o negócio esquentar mesmo. E para apimentar ainda mais a brincadeira, a possibilidade de chuva no domingo não está descartada. É fogooooooo no parquinho, moçada!

ROTAÇÃO DE CULTURA
Hoje chega ao fim a sequência “mãos à horta”. Uma sessão de dicas que amei compartilhar com vocês e, para finalizar, vamos falar sobre a importância da rotação de cultura. A rotação de culturas nada mais é que o revezamento do plantio de hortaliças de grupos distintos em uma mesma porção de jardim. Além de garantir a variedade para quem colhe, é importantíssimo para evitar a proliferação e o acúmulo de pragas, como também garantir um melhor aproveitamento dos nutrientes do solo. É fundamental intercalar hortaliças folhosas com raízes, tubérculos, bulbos, flores e frutos.

Cada um deles precisa de um nutriente em especial. As folhas necessitam principalmente do nitrogênio para crescer com saúde, enquanto as raízes e tubérculos precisam mais do potássio e as flores e frutos, por sua vez, dependem mais do fósforo para amadurecer. Nas imagens, confira alguns exemplos de rotação que você pode aplicar na sua horta e variar o seu cardápio.

GRIPE 
O inverno chegou e com ele as gripes e resfriados. Para garantir a sua saúde e a da sua família, conte com a melhor equipe de Uberaba e região quando o assunto é vacinação. A Vacinar tem um time de profissionais que faz a diferença na hora da vacinação. E para a campanha contra a gripe deste ano, o time Vacinar está a postos com os dois tipos de vacina. A Tetravalente, que garante a prevenção contra quatro tipos de vírus, e a Trivalente, que previne contra três tipos de vírus. Procure uma das unidades Vacinar mais próximas de você. Em Uberaba, em dois endereços: avenida Santos Dumont, 644, e avenida Guilherme Ferreira, 767. Para dúvidas e atendimento domiciliar, ligue 3316-3700 ou via WhatsApp 9 9652-3700. Não deixe para depois; a imunização é a melhor prevenção.

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia