JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 17 de setembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Raquel Ribeiro #FICADICA 09/06/2019

GRIPE 
O inverno está chegando e com ele as gripes e resfriados. Para garantir a sua saúde e da sua família conte com a melhor equipe de Uberaba e região quando o assunto é vacinação. A Vacinar tem um time de profissionais que faz a diferença na hora da vacinação. E para a campanha contra a gripe deste ano, o time Vacinar está a postos com os dois tipos de vacina. A Tetravalente, que garante a prevenção contra quatro tipos de vírus, e a Trivalente, que previne contra três tipos de vírus. Procure uma das unidades Vacinar mais próximas de você. Em Uberaba, em dois endereços: avenida Santos Dumont, 644, e avenida Guilherme Ferreira, 767. Para dúvidas e atendimento domiciliar, ligue 3316-3700 ou via WhatsApp 9 9652-3700. Não deixe para depois; a imunização é a melhor prevenção.

FALHOU
Maktub! E o que estava escrito, desta vez, não teve absolutamente nada a ver com a incrível mágica dos números criada pela minha imaginação pra lá de fértil. Muito pelo contrário, Lewis Hamilton foi campeão em Mônaco, em uma corrida, digamos, um tanto quanto sofrida. O menino fez bonito ao conseguir segurar o “tchan” da galera que estava atrás dele. Mas tão bonito quanto ele, fez Max Verstappen, que se manteve colado com Hamilton. E foi assim durante toda corrida, “Max Verstappen”, coladinho com meu queridinho, até as últimas voltas, quando ainda tentou ultrapassar Hamilton, em um circuito que pouco se vê ultrapassagens com sucesso. Uma pena foi ele não ter conseguido o primeiro lugar, visto que isso estava bem complicadinho. E pior ainda foi ele cruzar a linha de chegada em segundo lugar e nem sequer subir ao pódio. Isso porque teve uma punição de 5 segundos, que fez com que Max atrevidinho ficasse com o quarto lugar, o que, hora nenhuma, tira o mérito do garoto. A meu ver, ele foi “o cara” de Mônaco este ano. O único a acompanhar o ritmo de Hamilton e a pressioná-lo até a última volta. E este feito ele conseguiu com seu possante, digamos que alguns degraus abaixo dos possantes Mercedes, desta temporada. Se até para mim, que entendo mais ou menos do negócio, ficou nítida a diferença da potência e desempenho dos motores de Hamilton e Verstappen nas arrancadas em Mônaco, imagina para os experts. A força e a potência da Mercedes, mesmo que menores em relação a Red Bull, leia-se motor Honda, e por pouco tempo, ficaram nítidas em alguns trechos, provando que o conjunto da obra - máquina, equipe e piloto - é que faz o concerto ser excitantemente imperdível.

SEM MUITAS NOVIDADES
Hoje temos o Grande Prêmio do Canadá e sem muitas novidades. Aliás, com nenhuma novidade. As Mercedes liderando nos treinos livres de sexta-feira e Leclerc, da Ferrari, coladinho com elas. O que indica que o menino já voltou ao seu estágio normal, depois do minissurto raivoso que teve com sua amada equipe em Mônaco. Mas como a esperança é a última que morre, estou na torcida para que o Canadá nos traga muitas novidades. A torcida é mais precisamente para que as Red Bulls, ou melhor, para que Max atrevidinho Verstappen continue no gás, como estava em Mônaco. Torço também para o Pierre Gasly e para o Vettel, afinal, se essa galera não se pegar, o campeonato deste ano fica sem graça, já que Hamilton, Bottas e a Mercedes não estão dando colher de chá pra ninguém.

QUEM DIRIA
Pois é, minha gente, o azarado e apressadíssimo Rubens Barrichello é desde 2004 o dono da volta mais rápida do GP do Canadá. Na época, ele e sua Ferrari alcançaram a marca de 1min13s622, que até o presente momento não foi batida por nenhum outro piloto. Este ano, com a pontuação da volta mais rápida, vamos ver se algum coleguinha supera a marca de Barrichello. E já que estamos falando de brasileiros que marcaram história, não custa nada lembrar que nós já estivemos no pódio do Grande Prêmio do Canadá por seis vezes, isso graças a Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna.

O QUE TEMOS PARA HOJE
E o que temos para hoje é um Lewis Hamilton querendo papar esta corrida, muito mais que Neymar quis a polêmica moçoila que levou para Paris. Isso porque Hamilton já tem seis vitórias no circuito e se ele ganhar hoje, se iguala ao inesquecível alemão Michael Schumacher que já venceu no Canadá sete vezes.  Portanto, alguém aí tem alguma dúvida de que meu queridinho vai arrasar hoje?

FIGURINHA REPETIDA
Por aqui ela já é figurinha repetida, mas como é daquelas raras e brilhantes, a gente não troca e repete mesmo. Cola no álbum quantas vezes for necessário, tal qual Oliver Jeffers e Shel Silverstein. A uberabense Alessandra Roscoe, na última sexta-feira, lançou o livro “A árvore voadora”, no Centro de Cultura Cecília Palmério, aqui em Uberaba. O livro é ilustrado pela talentosa Daniela Gonçalves, que diz sempre ter amado voar nas árvores. A obra conta a história de Dôra, uma menina muito sonhadora que tinha uma árvore que voava, uma imaginação inspiradora e uma vontade desbravadora de voar por lugares espetaculares e muito singulares. Uma história leve que deixa uma lição um tanto quanto pesada para adultos atarefados e muito comprometidos com as responsabilidades de suas vidas monótonas e adultas: nunca deixar de sonhar e inventar. A meu modo de encarar a vida, isso não é apenas uma lição, é uma obrigação e uma missão de vida. Nunca deixar de sonhar e inventar, porém trilhando caminhos para conseguir realizar e viver uma vida adulta não tão chata e monótona.

 

ESSE É NOVINHO EM FOLHA
Sim! Por aqui ele era igualzinho o caviar de Zeca Pagodinho, nunca nem tinha visto, só mesmo ouvido falar. E assim como Alessandra ele, Hildebrando Pontes Neto é cotadíssimo para virar a mais nova figurinha repetida desta coluna. Isso porque, na mesma ocasião que Alessandra, ele também lançou um livro aqui na terrinha. “O Velho Carrossel”. A obra tem ilustrações de Rômulo Garcias e conta a história de um velho carrossel desativado que além de ponto de encontro de uma turminha muito criativa e animada, um certo dia se torna a salvação da turma e de seu amigo Dragão, o famoso Badão! Por aqui a identificação é total, não sei se com o dragão, que mora na lua e aqui somos apaixonados por ela, inventamos mil histórias sobre a vida lá por aquelas bandas, ou se pela animada e unida turma que enfrentou a maior aventura para salvar o dragão que vivia na lua. Além disso, Hildebrando diz que escreve para manter vivo o menino que mora dentro dele, o que só reafirma a minha teoria de que temos, sim, que manter nossa criança viva e ativa dentro de nós, seja escrevendo, lendo, pintando ou bordando, o que não dá é deixar morrer o que há de mais puro, alegre e verdadeiro dentro de nós, nossa capacidade de criar, pensar e agir com a simplicidade e alegria de uma criança.

ELE É DEMAIS!
Não encontrei ninguém ainda, nos dias de hoje, capaz de contar as histórias de Uberaba e de quem por aqui fez história como o mestre Guido Bilharinho. Na ocasião, o homenageado e protagonista de todas as histórias contadas por Guido foi o icônico Hildebrando Pontes que, venhamos e convenhamos, que homem foi aquele? Chega a ser inacreditável. E para contar histórias realmente incríveis de uma forma leve, assim como se conta um causo, ninguém melhor que o mestre Bilharinho. Para os novinhos de plantão, eu recomendo: Um dedo de prosa ou uma palestra com Guido Bilharinho são essenciais para qualquer jovem desta cidade. É um banho de história, dados e registros de nossas raízes, de uma forma leve, gostosa e muito enriquecedora. #ficadica.

SEU AMOR MERECE
O Dia dos Namorados chegou! Para você que ainda não se ligou e nem comprou o presente do seu amor, ainda dá tempo. O importante é não perder tempo e acertar em cheio. Para isso, meu amigo, só existe um lugar: Joalheria Cardoso. Lá as opções são infinitas: relógios, joias para o dia a dia, para ocasiões especiais ou até mesmo uma aliança seja ela de compromisso, noivado ou casamento. E é bom você aproveitar, neste mês dos namorados a Cardoso está com condições de pagamento especialíssimas e ainda tem desconto de 30% em TODAS as alianças de prata. A loja fica no Shopping Center Uberaba, na avenida Santa Beatriz da Silva, 1.501. E esta semana, a Cardoso sorteia uma joia simplesmente linda! Para ficar por dentro das novidades e participar do sorteio é só acessar no Instagram: @joalheria_cardoso.

PLANO INFALÍVEL
Quem nunca traçou um desses? Que seja para dar uns beijinhos no brotinho da vez, colar na prova, conseguir ir para a balada sem a permissão dos pais ou até mesmo dar uma festinha às escondidas. Todos nós já tivemos os nossos incríveis e completamente falidos planos infalíveis, assim como Cebolinha, que com uma habilidade ímpar de traçar esses planos é o rei da confusão e só coloca seus amigos em fria. E foi exatamente assim que Maurício de Souza escreveu um roteiro incrível que dá vida aos personagens dos quadrinhos e leva a turma toda da Mônica para as telonas. A partir do dia 27 de junho estará em cartaz em todos os cinemas do país Turma da Mônica “Laços”. No longa, Floquinho, o cachorro do Cebolinha, desaparece. Um prato cheio para o menino desenvolver um plano infalível para resgatar o cãozinho. Para isso, Cebolinha conta com a ajuda de seus fiéis amigos Mônica, Magali e Cascão. Juntos, essa turma irá enfrentar grandes desafios e viver incríveis aventuras para levar o cão de volta para casa. Um filme que, com certeza, agradará não só as crianças como também muito marmanjo por aí.

VAI SER UM ESPETÁCULO
Se você ainda não comprou o seu ingresso para o espetáculo musical Só Sucessos, dirigido por Marta Enes, corra e garanta já o seu. O show será realmente imperdível. Tive a oportunidade de acompanhar alguns ensaios e posso garantir que é de arrepiar. O evento é beneficente e há vários anos reúne talentos de Uberaba em um só palco. Cantores, músicos e dançarinos uberabenses darão um verdadeiro show no Cine Teatro Vera Cruz, nos dias 21, 22 e 23 de junho, às 19h30. Os ingressos estão sendo vendidos em vários pontos da cidade, e ainda tenho alguns disponíveis para venda, é só entrar em contato via e-mail ou WhatsApp. Não pensem que é só papo de mãe coruja não, o negócio será realmente sensacional.

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia