JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 24 de agosto de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Raquel Ribeiro #FICADICA 19/05/2019

KARDEC

Está em cartaz nos cinemas de todo o país Kardec. O longa conta a incrível jornada de Allan Kardec, nascido Hypolite Leon Denizard Rivail, desde quando trabalhava como educador em Paris até iniciar seu processo de codificação do espiritismo, ao lado de sua esposa, Amélie-Gabrielle Boudet. Um filme que vai além da religião e conta uma história de vida incrível. 





CADÊ O FOGO QUE ESTAVA AQUI?
Por enquanto estamos apenas com o parquinho, alguns brinquedos na roda e um foguinho. Bem mirradinho diga-se de passagem. A fórmula 1 pre-ci-sa de uma pitadinha de fogo no motor, se é que vocês me entendem. Para hoje o que temos é mais uma grande etapa da Stock Car, que tem dado graça e um pouco de emoção para o público. Hoje teremos Stock em Goiânia, uma disputa que sempre é muito bacana de se ver e garantirá a diversão deste domingão. Na classificação geral por enquanto temos Rubens Barrichello liderando o campeonato com 64 pontos, seguido do bicampeão Daniel Serra com 62 e Ricardo Maurício com 56. Este ano o campeão entra para a história bonito na fita! Estamos em ano histórico, são 40 anos da Stock Car. E quanto a Fórmula 1, só nos resta aguardar as cenas dos próximos capítulos, os ajustes nos brinquedinhos e principalmente a falta de cabresto das equipes para com os nossos lindos pilotos. Quem sabe assim o fogo começa a pegar de vez no parquinho? 



MUITO ORGULHO DESTAS ESCRITORAS UBERABENSES
Por aqui, a temporada está movimentada no quesito orgulho de ter em nossa cidade mulheres tão talentosas, habilidosas e generosas. Isso mesmo, extremamente generosas, elas não mediram esforços para dividir com o mundo o conhecimento e a prática que têm. Cada uma à sua maneira, falam de um assunto em comum: A maternidade. Uma nos traz para perto da realidade da adoção e a outra, para a aventura de criar nossas crianças, dividindo sua pouca experiência com seus cinco filhos. Ambas usam suas vidas e experiências vivenciadas dia a dia, o que torna a leitura ainda mais gostosa. Jussara Tuma e Bel Martins são as “mamães autoras” a quem só temos de agradecer e encher o peito de coruja por tamanha generosidade em dividir um pouquinho da incrível jornada da maternidade.

MÃESSULTORIA
Bel C. Freire Martins lançou seu primeiro livro Mãessultoria. Digo primeiro porque precisamos do segundo, do terceiro e de quantos mais ela escrever. O livro é realmente muito bom. Para falar a verdade, é o primeiro guia de mãe para mãe que consigo ler até o final e querer mais. Quanto à autora, já tive algumas oportunidades de vê-la em ação como mãe e, juro, cada vez que encontro com ela e sua prole, fico mais encantada com a educação das crianças e com a leveza com que ela leva a vida. A criatura já engravidou cinco vezes e é incontestável “autoridade” no assunto maternidade e educação de seres humanos bacanas, daqueles que hoje em dia é difícil encontrar por aí. De um jeito muito Bel de ser, bem descolado, ela consegue informar, provocar, sugerir, questionar e apresentar ideias e resultados muito bacanas na formação de indivíduos que valem a pena. Um manual completo e divertido sobre “ser mãe”, literalmente ditado pela prática e escrito pela emoção.

ADOÇÃO AO ALCANCE DE TODOS
Ela é autoridade no assunto. É a pessoa que me fez despertar para a adoção, me faz ver a cada dia, a cada encontro, que sim, a adoção é possível e pode fazer parte da vida de qualquer pessoa. Basta querer e se dedicar, assim como queremos, desejamos e nos dedicamos aos filhos biológicos. Não existe segredo, magia ou feitiçaria. Existe preparo, vontade e, acima de tudo, amor. Jussara Tuma nos mostra a realidade nua e crua da adoção em seu livro Adoção ao alcance de todos, onde ela nos coloca a par de tudo o que queremos e não queremos saber sobre o assunto, de uma forma clara, objetiva e muito prática. Nada diferente de Bel Martins, Jussara é uma das mães modelos de quem que tiro casquinha quando encontro. Também sou alucinada com seu modelo de criação e com aquele que a faz ser muito mais que a Jussara Tuma. Hoje ela é, sem sombra de dúvidas, com muito muito orgulho, a Mãe do Dudu.

JÁ QUE...
Eu adoro o Já que... ele sempre vem seguido de mais alguma coisinha que não pode deixar de ser dita de um assunto que já foi muito explorado, mas que nunca é demais complementar. Por isso, já que estamos falando em livros, a dica desta semana é sensacional: Os Hueys em o novo pulôver, do incontestável Oliver Jeffers, conta a história dos Hueys. Eles eram todos iguais, até que um dia um deles teve uma ideia que fará você, de uma forma divertida e simples, entender e descobrir que ser diferente está virando moda! E, antes que você aí questione se o livro vale mesmo a pena, eu afirmo, vale e muito. Não só neste, como em todos os livros de Oliver Jeffers, o cara é um must! Para quem nunca ouviu falar no autor, ele é um artista e contador de histórias. Além de ser conhecido por suas ilustrações e caligrafia características, Olover Jeffers tem seus livros traduzidos para mais de 30 idiomas e seu talento já foi reconhecido com prêmios prestigiosos, como o Irish Book of the Year e o Bologna Ragazzi (A menina dos livros), e através da seleção como finalista para o British Book of the Year, o Roald Dahl Funny Prize e a Kate Greenaway Medal. Estou cada dia mais encantada com o seu trabalho. No próximo domingo, trarei um dos títulos mais engraçados e úteis que já li desse autor: A revolta dos gizes de cera. Aguarde!

MENSAGEM APAGADA, PODE ISSO, PRODUÇÃO?
Não existe nada que me irrite mais neste mundo do que a notificação do WhatsApp: “Esta mensagem foi apagada”. Sabe aquela pessoa desagradável que começa a falar, para no meio da frase e diz: “deixa pra lá” ou “é melhor não falar nisso” ou, então, “não vamos ganhar nada falando nisso”. Meu Deus do céu, se não quer, não pode ou não deve, não comece a falar ou a digitar. Se o fez, vá até o final. É uma covardia fazer esse tipo de coisa com gente curiosa como eu. Mas, graças ao santo protetor dos dependentes de tecnologia, um santo Ser criou um aplicativo, que é grátis, que permite ao colega que recebeu a mensagem e “desrecebeu” em seguida, saber o que estava escrito nela. Isso não é um máximo? Até seria se o aplicativo pudesse ser usado em iPhones. A notícia ruim é exatamente esta: o aplicativo só está disponível para Androids. O nome dele é “Notification History” e, sinceramente, confesso que cheguei a cogitar a possibilidade de me render aos Androids, única e exclusivamente, para não ficar mais curiosa e ter que enviar para os meus contatos que me agraciam com a notificação “Esta mensagem foi apagada” um incrível gif dizendo: “Deus leu o que você apagou”.

GRIPE 
O inverno está chegando e com ele as gripes e resfriados. Para garantir a sua saúde e a da sua família, conte com a melhor equipe de Uberaba e região quando o assunto é vacinação. A Vacinar tem um time de profissionais que faz a diferença na hora da vacinação. E, para a campanha contra a gripe deste ano, o time Vacinar está a postos com os dois tipos de vacina. A Tetravalente, que garante a prevenção contra quatro tipos de vírus, e a Trivalente, que previne contra três tipos de vírus. Procure uma das unidades Vacinar mais próximas de você. Em Uberaba, em dois endereços: avenida Santos Dumont, 644, e avenida Guilherme Ferreira, 767. Para dúvidas e atendimento domiciliar, ligue 3316-3700 ou via WhatsApp 9 9652-3700. Não deixe para depois; a imunização é a melhor prevenção.

UM PRATO CHEIO
Para quem, assim como eu, adora receber os amigos e a família, nada melhor que uma bela sala ou varanda gourmet com espaço de sobra para bem receber a todos. Pouco importa se você mora em um apartamento ou em uma casa espaçosa. É tendência e, diga-se de passagem, muito da boa a integração das varandas com o espaço das salas de jantar e estar. Quanto maior é a área, mais possibilidades se tem para deixar o ambiente lindo, aconchegante e a cara dos donos. Isso porque uma varanda gourmet comporta perfeitamente uma extensão da sala de estar, um bar, um canto de leitura e até uma minissala de jogos. O espaço é supereclético e extremamente favorável para abusar da criatividade na hora de decorar. 

O MIX TEM QUE SER PERFEITO
Na decoração da varanda gourmet, use e abuse de plantas, mobílias rústicas e contemporâneas. A mistura dos dois dá uma bossa incrível a qualquer ambiente. Dá para brincar e fazer um mix bem bacana. Por exemplo, as cadeiras da mesa de jantar podem ser, de um lado, um enorme banco de madeira e, do outro, cadeiras de diferentes formas e modelos. Não é exagerar ou carregar no décor, é usar os móveis básicos a favor da decoração e do seu bolso, é claro. Os móveis para compor a varanda gourmet são os que você normalmente usaria em uma sala de estar, jantar e até mesmo em uma varanda ou um simples e extinto alpendre. Acho que, pelas fotos e a essa altura, você já deve ter identificado onde encontra móveis e um décor superbacana e em conta para deixar sua varanda gourmet um show. Na MID, o mix de mobiliário, decoração e iluminação é realmente perfeito para dar o tom e deixar a varanda com a sua cara. Acesse: enjoymid.com.br ou siga@enjoymid no Instagram. Em Uberaba, vale dar uma chegadinha à loja para ver de perto não só os produtos EnjoyMid como toda linha Reginez e escolher o que mais combina com a sua varanda.  As lojas estão na avenida Barão do Rio Branco, 1.301.

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia