RENATO ABRÃO

Esclarecendo dúvidas e curiosidades que rodeiam o câncer na mulher

Publicado em 02/11/2019 às 09:45Atualizado em 18/12/2022 às 01:34
Compartilhar

Bom dia, leitores do Jornal da Manhã, acabou o mês de outubro e agora iniciaremos o novembro azul, mês dedicado a prevenção do câncer de próstata. Porém, não vamos falar de câncer de próstata, a pergunta de hoje é: Existe câncer de mama em homens?

Sim, homens também podem ter câncer de mama, eles têm glândulas mamárias e hormônios femininos, ainda que em quantidade pequena, mas que em situações especiais podem desenvolver tanto uma mama feminina como desenvolver o câncer de mama. Sua incidência representa apenas 1% do total de cânceres de mamas. Normalmente, ele aparece em homens mais velhos, acima dos 60 anos, e pode ser mais frequente em homens cujas famílias apresentam muitos casos de câncer de mama (mesmo que em mulheres) e câncer de ovário.

Justamente por ser mais raro, não existe rastreamento de câncer de mama (ou seja, não fazemos mamografia de rotina neles), a não ser que cheguem ao médico com alguma queixa na mama. Portanto, o mais importante: que cada homem preste atenção ao seu corpo. Os principais sinais sã caroço na mama, inchaço próximo do mamilo e secreção pelo mamilo. Mas nunca podemos nos esquecer que a causa mais comum e frequente de aumento do volume das mamas masculina é a ginecomastia (patologia benigna e que não aumenta o risco de câncer de mama).

Em relação ao tratamento do câncer de mama masculino, como a mama masculina é pequena e os nódulos são atrás do mamilo, geralmente não temos como fazer cirurgias conservadoras (que retiram apenas parte da mama), fazemos de rotina a retirada de toda a mama associado a cirurgia axilar (retirada de um gânglio – linfonodo sentinela – ou de vários gânglios da axila) no mesmo tempo cirúrgico. Os outros tratamentos podem ser necessários, como nas mulheres: quimioterapia, radioterapia, bloqueio dos hormônios. Tudo vai depender do tamanho do tumor e de suas características biológicas.

Novembro é o mês da próstata, mas, homens, não deixem de examinar suas mamas!

Um bom domingo a todos e até a próxima!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por