CHECKLIST MUNDO

Passageiros já podem usar biometria para embarque em dois aeroportos no Brasil

Novo sistema disponível nos terminais de Congonhas (SP) e Santos Dummont (RJ) dispensa a apresentação de cartões de embarque em voos nacionais.

Gisele Barcelos
Gisele Barcelos
Publicado em 15/08/2022 às 14:10Atualizado em 18/12/2022 às 19:23
Compartilhar

Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) são os primeiros aeroportos brasileiros a disponibilizarem o embarque facial biométrico 100% digital para passageiros e tripulantes. O uso da nova tecnologia começou a ser implementado na ponte aérea Rio-São Paulo na última semana, mas deve ser ampliado gradualmente até o fim de agosto para voos domésticos em geral partindo dos dois terminais.

Combinando análise de dados e validação por biometria, o novo sistema dispensa a apresentação de cartões de embarque e documentos de identificação impressos para voos nacionais.

Nesta fase inicial, o usuário deve dispor de documento biométrico válido (CNH digital ou título de eleitor digital); passagem aérea e acesso ao canal de cadastramento e validação biométrica da companhia aérea.

Por meio do canal, no momento do check-in ou após a sua realização, o passageiro realizará a validação biométrica associada a seu voo. Ele deverá aceitar os termos da Lei Geral de Proteção de Dados (LPGD), devendo fazê-lo a cada novo voo. Executada essa ação, de forma digital, e sendo validado o cadastro, o passageiro estará apto a usar o sistema biométrico para o voo.

Quando a funcionalidade estiver totalmente implementada, os viajantes que estiverem em voos com embarques biométricos e optarem pelo uso da tecnologia só precisarão da imagem de seus rostos para fazer check-in e acessarem salas de embarque e aeronaves. Quem quiser optar pelo método tradicional, também poderá.

A implantação da nova tecnologia nos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont foi possível após testes durante o projeto-piloto do programa federal Embarque +Seguro. De outubro de 2020 a janeiro deste ano, mais de 6,2 mil passageiros participaram da fase de testes do programa, realizada em sete aeroportos do país.

Além dos aeroportos Santos Dummont e Congonhas, a tecnologia está sendo testada nos terminais de Florianópolis; Salvador; Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte; e Brasília. Até o final do ano, a expectativa é mais terminais também passem a utilizar a nova ferramenta.

O sistema biométrico está instalado apenas em aeroportos operados pela Infraero, mas o Ministério da Infraestrutura tem feito um trabalho para incentivar os terminais privatizados a também utilizarem o serviço.

Durante a fase de testes, foi possível perceber que, com a biometria, o tempo médio do embarque caiu de 7,5 segundos para 5,4 segundos por passageiro. Isso significa que, com a biometria, será possível processar mais embarques no mesmo tempo do processamento atual, correspondendo a um ganho de 27%.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por