CHECKLIST MUNDO

4 destinos para observação de baleias no litoral do Brasil

Animais podem ser avistados em praias do Nordeste ao Sul do país, com início da temporada a partir deste mês

Gisele Barcelos
Gisele Barcelos
Publicado em 13/06/2022 às 14:16Atualizado em 18/12/2022 às 22:24
Compartilhar

Já pensou em ver de perto baleias Jubartes ou Franca? Então, saiba que o litoral do país é o lugar ideal para essa atividade e agora é o momento certo, pois está aberta a temporada de observação dos animais no Brasil. A época começa entre os meses de junho e julho, quando as baleias viajam até as águas quentes do país para se reproduzirem.

O litoral dos estados da Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina e até São Paulo são alguns dos lugares onde os animais podem ser encontrados, inclusive as regiões contam com projetos que destacam a história e a preservação.

Em Santa Catarina, os turistas podem observar baleias nos municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba, que compõem a Rota da Baleia Franca. De acordo com a Prefeitura Municipal de Imbituba (SC), até o meio do mês de julho de 2021, foram avistadas 28 baleias, quase metade do total registrado durante toda a temporada de 2020. A temporada vai até novembro e a expectativa é de que setembro seja o pico da chegada dos animais.

Em 2018, uma articulação do Ministério do Turismo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) permitiu a assinatura de uma portaria que estabeleceu normas e procedimentos para o turismo embarcado de observação de baleias.

A visitação turística na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, em Santa Catarina, é feita mediante autorização prévia das embarcações de empresas regularizadas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur), atendendo a um pleito apresentado pelo Ministério do Turismo.

Já no litoral do Espírito Santo, a chegada das baleias Jubartes começa a ser registrada agora em junho. Além disso, a capital capixaba conta com um local dedicado ao animal marinho. No Espaço Baleia Jubarte, os turistas poderão encontrar um espaço interpretativo interno e externo com réplicas e painéis, auditório, e um espaço cultural para exposições temporárias. É de lá, também, onde sai a embarcação para a observação das Jubartes.

O litoral do sul da Bahia também conta com espaços destinados às baleias. A expectativa é de que mais de 4 mil animais migrem para a região e que eles fiquem até o final de outubro, período que compreende a amamentação dos filhotes e o acasalamento.

Além de Salvador, a atividade turística pode ser realizada nos municípios baianos de Caravelas, Itacaré e Praia do Forte. A Bahia, ainda, é sede do maior berço reprodutivo do Oceano Atlântico Sul Ocidental, localizado no Arquipélago de Abrolhos.

No litoral paulista, Ilhabela é o destino certo para a observação tanto de baleias quanto de golfinhos. A abertura da temporada ocorreu na semana passada, com a inauguração do Espaço Baleia Jubarte.

Além da observação, a cidade preparou um conjunto de atividades focadas em qualificação de prestadores de serviços, educação ambiental e promoção turística voltadas ao trade local, moradores e aos visitantes, no intuito de estruturar de forma sustentável o turismo de observação de cetáceos. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por