CHECKLIST MUNDO

Trilhas noturnas são liberadas na Chapada dos Veadeiros

A partir de agora, turistas podem explorar parte das atrações do parque sob o céu estrelado

Gisele Barcelos
Gisele Barcelos
Publicado em 25/04/2022 às 14:33Atualizado em 18/12/2022 às 19:28
Compartilhar

Chapada dos Veadeiros, em Goiás, também pode ser explorada durante a noite a partir de agora. Das quatro trilhas existentes no interior do parque, dois percursos foram liberados para visitação no período noturno.

De acordo com a concessionária que administra o local, a liberação dos passeios noturnos são uma forma de diversificar as experiências oferecidas aos visitantes e contribuir com o desenvolvimento socioambiental da região.

Por enquanto, o parque estará aberto nas noites de quinta-feira a sábado, das 20h às 6h. Os dois roteiros já disponíveis para visitação noturna são Seriema e Saltos-Carrosel-Correideiras. Outros dias, horários e roteiros serão implementados no futuro, mas ainda não foram divulgados os próximos passos para ampliar o funcionamento no período noturno.

Para conferir as atrações da Chapada dos Veadeiros sob a luz das estrelas, será obrigatório o acompanhamento de um guia credenciado. Cada grupo poderá ter, no máximo, seis pessoas e será exigido que todos levem a própria lanterna.

Conforme as regras publicadas no site oficial, não serão aceitas lanternas de telefones celulares para a entrada no parque à noite. Além disso, o regulamento informa que pode ocorrer a restrição de atividades no passeio, não sendo recomendado, por exemplo, o banho de rio durante a visitação noturna.

Apesar da liberação do acesso à noite, continua sendo proibido acampar no interior da área de proteção ambiental. Por isso, não será permitida a entrada de visitantes com barracas de camping.

O ponto de partida para os passeios noturnos é o Centro de Visitantes, que funciona no distrito de São Jorge, em Alto Paraíso de Goiás, a cerca de 260 quilômetros de Brasília. Os ingressos terão que ser adquiridos antecipadamente no site da concessionária SociParques, já que a bilheteria existente no local não funciona durante a noite.

As entradas custam R$ 20 para brasileiros, mas há gratuidade para as pessoas a partir de 60 anos de idade, as crianças com até 12 anos incompletos acompanhadas, os grupos de estudantes em visita escolar agendada e os integrantes de comunidades extrativistas beneficiárias da unidade de conservação.

Para mais informações sobre os passeios noturnoa, a equipe do Parque fica à disposição por meio do whatsapp: (62) 34551114 ou [email protected]. Em caso de dúvidas quanto à venda antecipada de ingressos, o contato pode ser feito com a bilheteria por meio do whatsapp: (62) 996429828 ou [email protected].

O parque

Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no nordeste do Estado de Goiás e abrange uma área de 240.611ha de cerrado de altitude, com espécies e formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos e paisagens de tirar o fôlego. O Parque também preserva áreas de antigos garimpos e foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, em 2001.

A caminhada e os banhos de cachoeira são as principais atividades no Parque, nas imensas paisagens da Chapada, em uma viagem pelo Cerrado brasileiro nas antigas rotas usadas por garimpeiros, hoje utilizadas pelos visitantes.

O Parque fica aberto durante o ano todo, mas os melhores meses para visitar a Chapada dos Veadeiros são abril, maio, junho e julho. Abril marca o final das chuvas e os meses seguintes terão clima seco, porém com vegetação abundante e cachoeiras repletas de água. Com o passar dos meses da seca, as cachoeiras perdem volume de água e já não estarão mais tão exuberantes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por